Guia para instalação
1º Aconselho 1º a criar algum espaço livre com um particionador como o Partition Magic, ou então poderão faze-lo depois com o particionador do proprio Ubuntu. Para isso, basta redimensionar uma das partições NTFS do Windows de forma a criar espaço vago:
2º Metam o CD do Ubuntu no leitor no leitor, caso o PC não arranque pelo CD automaticamente terão que activar isso na BIOS.
Ao arrancar aparece um menu de arranque, onde poderão defenir a resolução do ecran, lingua e teclado antes de iniciarem a instalação.
3º Depois de o CD arrancar, podem desde já experimentar como é o ambiente Ubuntu. No ecran têm dois icones, um tem exemplos de ficheiros para testarem varios programas, o 2º é o que nos interessa que é o que inicia o instalador:
4º O instalador consiste em 6 passos relativamente simples.. Podem mudar e voltara mudar, simular o que quiserem, quantas vezes quiserem que o intalador não vai mudar nada no vosso PC antes do passo 6. Onde pede para confirmar as alterações.
Comecem por seleccionar a lingua:
5º Vão respondendo as perguntas e preenchendo tudo..
6º O particionador é a parte que dá mais dores de cabeça.. Mas se entenderem a logica é simples:
Aqui têm varias opções, caso tenham libertado espaço anteriormente, podem simplesmente escolher: "Usar o amior espaço livre continuo"
Caso contrario têm duas opções. A primeira é confiar no instalador e dar-lhe ordem para arranjar espaço num dos discos, e ele ai vai automaticamente redimencionar uma partição do windows e criar as suas partições.. Não precisam de ter medo que o instalador não vai logo mudar o disco todo sem perguntar nada, porque no passo 6 podem sempre ver o que ele se propõe fazer e confirmam ou não.
Ou, caso se sintam confiantes, podem optar por editar manualmente as partições, que é o que eu vou fazer. Mas atenção, que se apagarem uma partição do Windows perdem tudo o que lá estava. De qualquer forma, mais uma vez nada contece até confirmarem no ultimo passo, por isso calma.
Quem optar por um metodo automatico de particionamento pode saltar estes passos seguintes..
7º A primeira coisa a fazer é criar espaço num dos discos.
Escolhem um disco, no Linux os discos são designados de hda, hdb, hdc.. Etc.. etc.. E as partições são, a 1ª do disco hda é hda1, depois hda2. As do disco hdb são hdb1, hdb2.. etc.. etc..
Eu no meu caso, quero instalar no 1º disco, portanto o hda. E portanto escolho no canto em cima o /dev/hda
E quero encolher a partição do Windows.. Que é a hda1, e como podem ver na lista das partições está a usar o sistema NTFS..
Escolhem redimensionar e metem o novo tamanho. No meu caso passei de 30, para 20 GB, deixando 10 GB para o Ubuntu.
8º Criar as partições para o Linux.
Agora é só escolherem Nova Partição e escolherem o tamanho.
No meu caso pus uma com 4 GB para o sistema propriamente dito, outra com 5 GB, para os ficheiros e definições dos utilizadores.. Ambas formatas em ext3, podem também usar o RaiserFS que é considerado mais rapido em algumas circunstancias.
E por fim, criei umapartição para o SWAP. É obrigatorio criar um SWAP. Convem ter no minimo 512 MB e no maximo 1 GB..
Caso optem por fazer duas partições separadas a regra é +/- sempre, 4 a 6 GB para o sistema, conforme a quantidade de programas que pretendam instalar e o resto para os utilizadores. Além da Swap claro.
9º Pontos de montagem.
Este ponto pode também criar alguma confusão.
Aqui define-se basicamente a que pasta do sistema de ficheiros corresponde cada partição.
- A partição destinada ao sistema, é para montar no ponto: /
Ou caso optem por uma partição para tudo, montam também assim.
- Caso criem uma partição para os ficheiros e definições dos utilizadores, no meu caso a hda3, montam no ponto /home
- A partição do SWAP, montam no ponto Swap.
E por fim, as partições do Windows. Não é obrigatorio montar, mas caso queiram aceder depois aos ficheiros que lá têm convem montar.
- Escolhem as partições do windows e montam na pasta /media/XXX em que o XXX é o nome que voes quiserem dar.
Dêm uma olhadela na imagem para tirar duvidas.
10º Confirmar...
Confirmes os dados um a um com bastante atenção. Quando carregarem em confirmar o que escolherem vai ser escrito no disco. Por isso tenham bastante atenção.
11º Depois é só esperar 10 a 15 minutos..
12º Quando acabar a instalação, reiniciem o PC, retirem o CD do leitor, e ao arrancar passam a ter o menu para escolher em que sistema arrancar:
13º E por fim... Cá está o Ubuntu a funcionar...
E podem começar a personalizar, porque aquele castanho não é propriamente bonito..