O tópico do linux

citação:Originalmente colocada por mundano

3Com, onde foste buscar esse tema?

Eu nunca liguei à personalização do sistema, mas depois de ver o teu fiquei com vontade de por o meu parecido.

Fui eu que fiz... ;)
Saquei icons de um lado, wallpaper de outro, etc...

Aquele tom castanho já me estava a enjoar bastante...

Depois de ver os vossos trabalhos estive a dar um jeito a isto e ficou assim:

Depois se calhar sou capaz de por uns icones daqueles em baixo, como os do eL niNo, mas ainda tenho que investigar como se faz.

Preciso de ajuda.
Instalei o Doom 3 em linux para um trabalho,depois de instalar drivers e o doom 3, vou todo contente a correr o jogo, só que o problema acontece quando me pede a chave...Todos que eu ponha da sempre chave errada!E no windows ja dão...Será que são chaves diferentes para OS diferentes(não me cheira)?
Estou a tentar isto como root

Ja vi problemas do genero de sempre que se inicia o jogo ele pede a chave,mesmo aceitando-a depois...Agora isto não.

Alguma sugestão?

citação:Originalmente colocada por mundano

Aquele tom castanho já me estava a enjoar bastante...

Depois de ver os vossos trabalhos estive a dar um jeito a isto e ficou assim:

Depois se calhar sou capaz de por uns icones daqueles em baixo, como os do eL niNo, mas ainda tenho que investigar como se faz.

instala o Gdesklets... n sei se aparece no synaptics, ma s senao tá no automatix! ;)

Ontem instalei o Opera 9, mas não gostei muito. Pode ser preconceito, mas continuo fiel ao Firefox!

O meu problema é outro.
Já fiz várias actualizações ao Ubuntu, dentro delas, a actualização do kernel. Pelo que me tenho apercebido, quando se actualiza o kernel, o anterior não desaparece, pelo menos pelos acrescentos ao menu do grub. Já tenho 2.6.15-23, 2.6.15-25,... Na prática estou a encher o meu computador de palha!

Pergunto:

É mesmo assim?
Posso apagar as versões mais antigas do kernel?
Como retiro dos menus do grub as versões mais antigas?

Bem.. Para tirar as mais antigas vais ao Synaptic e procuras por linux-image apagas todos os antigos..

Já agora, podes aproveitar e instalar um kernel mais optimizado para o teu processador no meu caso em vez do kernel generico para i386, eu uso o kernel para i686..

Boas pessoal do Linux!

Queria fazer a minha primeira instalação de linux mas tou a ter problemas com as partições!

Criei uma partição NTFS em windows com 12GB, para instalar o linux à vontade!

Na instalação do Ubuntu, quando ele pergunta em q disco queremos instalar, eu escolho "gerir as partições manualmente" e escolho a partição que criei especialmente para Linux, faço next e aparece-me aquela cena dos mount.

Ai é q não percebo nada! Ele só me deixa avançar se eu meter o "\" na tal partição criada e pede um espaço para swap, que não pode ser no mesmo disco. Escolho o swap noutra partição e digo para não formatar e meto o "\" na partição linux e digo para formatar!

Depois ele ao instalar dá erro na partição de swap e fecha a instalação.

Tou a fazer mal qq coisa?

Need Help!

Thanks

NastyCrossover, NTFS = NT File System... Ou seja, é o sistema de ficheiros dos Windows NT/XP/2000/2003 e afins... Não podes usar esse sistema de ficheiros para o Linux. No linux usas o ext3, RaiserFS, XFS e outros.. Mas não NTFS..

O melhor mesmo, é deixares esses 12 GB livres. Sem nenhuma partição... E na instalação escolher:

"Usar o maior espaço livre encontrado".. Ou uma treta do genero que aparece, e ai o Ubuntu faz as partições por ti.

Caso resolvas partir para o particionamento manual, deves fazer o seguinte:

1º Libertar espaço, 12 GB é suficiente.
2º Crias uma partição, e deixas cerca de 768 a 1 GB ainda livres. Escolhes para formatar em ext3 (teoricamente mais seguro) ou RaiserFS (teoricamente mais rapido). Essa partição montas no "/"
3º Crias uma partição de 768 MB a 1 GB e formatas como Swap Linux. Montas como Swap.
4º Metes também os discos do Windows na parte de montar e montas na directoria /media/XXX , trocas os XX por nomes para as varias partições do windows. Tipo, eu no meu caso tenho o C: a montar em /media/sistema e o D: a montar em /media/multimedia

E pronto... Não custa nada..

Adicionalmente, se quiseres ter um pouco mais de trabalho, em vez de uma partição e o swap para linux, podes criar duas partições.. Uma, com +/- 5 a 6 GB para montar o "/" e outra com o resto do espaço para montar o "/home".. Alem da partição SWAP que é sempre obrigatoria.. A vantagem de ter uma partição só para o /home e que se quiseres testar outra distribuição, basta formatares a 1ª partição, e mantens os teus documentos e as tuas definições todas na partição /home..

Ainda não entendeste o que eu disse... Eu disse para eliminares mesmo essa partiçãode 12 GB. Não é formata-la.. É elimina-la ,mesmo..

Porque uma partição, mesmo que vazia, para o particionador conta como espaço ocupado.

EDIT: dá-me 5 minutos que eu vou por aqui umas imagens que guarde quando instalei o Ubuntu, mas acabei por nunca colocar aqui.

Guia para instalação

1º Aconselho 1º a criar algum espaço livre com um particionador como o Partition Magic, ou então poderão faze-lo depois com o particionador do proprio Ubuntu. Para isso, basta redimensionar uma das partições NTFS do Windows de forma a criar espaço vago:

2º Metam o CD do Ubuntu no leitor no leitor, caso o PC não arranque pelo CD automaticamente terão que activar isso na BIOS.

Ao arrancar aparece um menu de arranque, onde poderão defenir a resolução do ecran, lingua e teclado antes de iniciarem a instalação.

3º Depois de o CD arrancar, podem desde já experimentar como é o ambiente Ubuntu. No ecran têm dois icones, um tem exemplos de ficheiros para testarem varios programas, o 2º é o que nos interessa que é o que inicia o instalador:

4º O instalador consiste em 6 passos relativamente simples.. Podem mudar e voltara mudar, simular o que quiserem, quantas vezes quiserem que o intalador não vai mudar nada no vosso PC antes do passo 6. Onde pede para confirmar as alterações.

Comecem por seleccionar a lingua:

5º Vão respondendo as perguntas e preenchendo tudo..

6º O particionador é a parte que dá mais dores de cabeça.. Mas se entenderem a logica é simples:

Aqui têm varias opções, caso tenham libertado espaço anteriormente, podem simplesmente escolher: "Usar o amior espaço livre continuo"

Caso contrario têm duas opções. A primeira é confiar no instalador e dar-lhe ordem para arranjar espaço num dos discos, e ele ai vai automaticamente redimencionar uma partição do windows e criar as suas partições.. Não precisam de ter medo que o instalador não vai logo mudar o disco todo sem perguntar nada, porque no passo 6 podem sempre ver o que ele se propõe fazer e confirmam ou não.

Ou, caso se sintam confiantes, podem optar por editar manualmente as partições, que é o que eu vou fazer. Mas atenção, que se apagarem uma partição do Windows perdem tudo o que lá estava. De qualquer forma, mais uma vez nada contece até confirmarem no ultimo passo, por isso calma.

Quem optar por um metodo automatico de particionamento pode saltar estes passos seguintes..

7º A primeira coisa a fazer é criar espaço num dos discos.

Escolhem um disco, no Linux os discos são designados de hda, hdb, hdc.. Etc.. etc.. E as partições são, a 1ª do disco hda é hda1, depois hda2. As do disco hdb são hdb1, hdb2.. etc.. etc..

Eu no meu caso, quero instalar no 1º disco, portanto o hda. E portanto escolho no canto em cima o /dev/hda

E quero encolher a partição do Windows.. Que é a hda1, e como podem ver na lista das partições está a usar o sistema NTFS..

Escolhem redimensionar e metem o novo tamanho. No meu caso passei de 30, para 20 GB, deixando 10 GB para o Ubuntu.

8º Criar as partições para o Linux.

Agora é só escolherem Nova Partição e escolherem o tamanho.

No meu caso pus uma com 4 GB para o sistema propriamente dito, outra com 5 GB, para os ficheiros e definições dos utilizadores.. Ambas formatas em ext3, podem também usar o RaiserFS que é considerado mais rapido em algumas circunstancias.

E por fim, criei umapartição para o SWAP. É obrigatorio criar um SWAP. Convem ter no minimo 512 MB e no maximo 1 GB..

Caso optem por fazer duas partições separadas a regra é +/- sempre, 4 a 6 GB para o sistema, conforme a quantidade de programas que pretendam instalar e o resto para os utilizadores. Além da Swap claro.

9º Pontos de montagem.

Este ponto pode também criar alguma confusão.

Aqui define-se basicamente a que pasta do sistema de ficheiros corresponde cada partição.

- A partição destinada ao sistema, é para montar no ponto: /
Ou caso optem por uma partição para tudo, montam também assim.

- Caso criem uma partição para os ficheiros e definições dos utilizadores, no meu caso a hda3, montam no ponto /home

- A partição do SWAP, montam no ponto Swap.

E por fim, as partições do Windows. Não é obrigatorio montar, mas caso queiram aceder depois aos ficheiros que lá têm convem montar.

- Escolhem as partições do windows e montam na pasta /media/XXX em que o XXX é o nome que voes quiserem dar.

Dêm uma olhadela na imagem para tirar duvidas.

10º Confirmar...

Confirmes os dados um a um com bastante atenção. Quando carregarem em confirmar o que escolherem vai ser escrito no disco. Por isso tenham bastante atenção.

11º Depois é só esperar 10 a 15 minutos..

12º Quando acabar a instalação, reiniciem o PC, retirem o CD do leitor, e ao arrancar passam a ter o menu para escolher em que sistema arrancar:

13º E por fim... Cá está o Ubuntu a funcionar...

E podem começar a personalizar, porque aquele castanho não é propriamente bonito..

Voltar
Superior