O tópico do linux

O Ubuntu continua a ser a principal sim, embora tenhas, por exemplo, o Mint que vem com imensas coisas já pré-instaladas, como codecs de video, flash, drivers proprietários, etc...

Depois tens outras engraçadas como o Fedora, o Debian, o openSuSE, etc.

Pessoalmente gosto de brincar com algumas distribuições alternativas, como o aptosid, o Arch, o PinguyOS, que são suportadas por uma óptima comunidade e têm como base as principais distribuições (o Arch é uma distribuição independente, sem base em nenhuma, mas é uma distro para pessoal mais de nível intermédio).

O PinguyOS é uma distribuição excelente, com base em Ubuntu e com muito bom aspecto visual, fazendo uso de bons projectos que alteram o interface de forma apelativa:

Pinguy OS

Já trabalhaste com o backtracklinux?

Já trabalhaste com o backtracklinux?

Por acaso não, já tive curiosidade de instalar, mas nunca experimentei porque ela serve um propósito muito "específico" que ainda não tive necessidade de explorar [;)]

também podia ter falado do flash em que tem havido relatos de problemas no 10.10 e nao no 10.04. Foi só para dar um exemplo. Mas se funciona, óptimo.

Eu uso o 10.10 e nunca tive problemas com ele. Aliás, até uso o Kubuntu de 64 bits e a "eterna" versão preview do Flash 10.2 para linux ;)

também podia ter falado do flash em que tem havido relatos de problemas no 10.10 e nao no 10.04. Foi só para dar um exemplo. Mas se funciona, óptimo.

Realmente experimentei com o 10.10 [;)], mas eu não consigo correr o programa seja em que linux for (já tentei Fedora, Ubuntu, Suse e Mint).

Em relação ao Windows 7 e a não correr, tal deve-se a eu usar a versão de 64bits, e na que deu era de 32. ,mas já resolvi com isto

The problem exists because javaw.exe isn't in any %PATH% directory. To add it find the directory, then open up My Computer->System Properties->Advanced System Settings->Advanced (Tab)->Environment Variables. Then in the lower box, find the Variable "Path" and click edit and add the directory that contains jawaw.exe. The path for it on my computer was "C:\Program Files (x86)\Java\jre1.6.0_07\bin". And be sure separate each new item with a semicolon (;).

OrDoS, podias tentar sff correr na tua máquina o programa :)?

Por acaso não, já tive curiosidade de instalar, mas nunca experimentei porque ela serve um propósito muito "específico" que ainda não tive necessidade de explorar [;)]

Eu uso o 10.10 e nunca tive problemas com ele. Aliás, até uso o Kubuntu de 64 bits e a "eterna" versão preview do Flash 10.2 para linux ;)

Parece-me bastante interessante, para quem tiver unhas para aquilo[br:)]

Linux, em windows já corre em XP e 7 :)

O javaw só existe em windows para evitar aparecer a consola como é costume em Win quando corres um programa com o java. Em linux, esse tipo devia ter enfiado uns ficheiros diferentes .sh em vez dos .bat

Faz assim, corre estes comandos na linah de comandos do Linux, na directoria bin/ de onde arrancas os outros e em princípio ficas com isso a funcionar:

Código:
echo "java -classpath ../lib/java-remote-control.jar:../lib/xapp.jar:../lib/open-forum.jar:../lib/core.jar:../lib/js.jar org.one.stone.soup.xapp.application.jrc.client.XappJavaRemoteControlClient ../config/" > run-jrc-client.sh
chmod +x run-jrc-client.sh
Código:
echo "java -classpath ../lib/java-remote-control.jar:../lib/xapp.jar:../lib/open-forum.jar:../lib/core.jar:../lib/js.jar org.one.stone.soup.xapp.application.jrc.server.XappJavaRemoteControlServer ../config/" > run-jrc-server.sh
chmod +x run-jrc-server.sh

O 1º cria o ficheiro com a sintaxe correcta para correres o cliente e no fim torna-o executável. O 2º é a mesma coisa mas para o ficheiro de servidor. Enjoy!

Olá pessoal,

Vou estrear-me no Linux e venho aqui pedir-vos umas dicas:sh)

Estou a ter uma cadeira SO1 em que vou começar a utilizar só Linux para programar em C...

A minha questão é, que versão me aconselham a instalar?

Como funciona em termos de drivers? Será que fico com tudo a funcionar no portátil?

Cumprimentos

Olá pessoal,

Vou estrear-me no Linux e venho aqui pedir-vos umas dicas:sh)

Estou a ter uma cadeira SO1 em que vou começar a utilizar só Linux para programar em C...

A minha questão é, que versão me aconselham a instalar?

Como funciona em termos de drivers? Será que fico com tudo a funcionar no portátil?

Cumprimentos

Ubunto, e sim á partida fico tudo funcional.
Se quiseres ter uma coisa mais simples, podes usar a versão Slax, que podes programar( que á partida devem ser simples)e ainda tens o kate para programar que eu pessoalmente gosto muito, e é só ligar uma pen[;)]

Ubunto, e sim á partida fico tudo funcional.
Se quiseres ter uma coisa mais simples, podes usar a versão Slax, que podes programar( que á partida devem ser simples)e ainda tens o kate para programar que eu pessoalmente gosto muito, e é só ligar uma pen[;)]
Sinceramente nunca tive muita curiosidade para explorar Linux, por isso nunca o instalei...

Ou seja, nesse caso, fico com o Linux numa pen e o pc arranca directamente por lá é isso?

Já funciona!
Obrigadão OrDoSapr:)apr:)

Falei cedo de mais :sh)

Funciona mas não consigo fazer ligação.

Faço exactamente o mesmo que em Windows, mas não acontece nada.

O que poderá ser?

Edit: Funciona só se usar Linux como cliente, se usar como servidor dá este erro no terminal.

at java.net.PlainSocketImpl.socketBind(Native Method)
at java.net.PlainSocketImpl.bind(PlainSocketImpl.java:365)
at java.net.ServerSocket.bind(ServerSocket.java:319)
at java.net.ServerSocket.<init>(ServerSocket.java:185)
at org.one.stone.soup.server.PlainServer.getServerSocket(PlainServer.java:11)
at org.one.stone.soup.server.Server.run(Server.java:58)
at java.lang.Thread.run(Thread.java:619)
Server service started on port 169 buffer size = 2
Exception in thread "Remote Control Server" java.lang.NullPointerException
at org.one.stone.soup.server.Server.run(Server.java:73)
at java.lang.Thread.run(Thread.java:619)

Xkoviak , podes sempre instalar o Ubuntu via Wubi, que te instala o Ubuntu como se fosse um programa em Windows.
Depois quando quiseres apagar, basta desinstalares :)

Para instalares via wubi, podes (por exemplo) fazer o download do ISO, emulas o CD, vai-te aparecer o wubi e escolhes a opção para instalar a partir do windows ;)

Última edição:
Sinceramente nunca tive muita curiosidade para explorar Linux, por isso nunca o instalei...

Ou seja, nesse caso, fico com o Linux numa pen e o pc arranca directamente por lá é isso?

Sim, aquilo ocupa 512mb se não me engano, e hoje em dia qualquer pen tem mais que isso.
O arranque depende do que tiveres na bios.
Eu nunca pus a arrancar directamente por lá, parava enquanto o pc inicializava (f8 se não me engano), e apareciam várias opções, uma delas era de arranque, e dentro dessa aparecia a pen, discos rigidos etc, e era só meter a arrancar pela pen.

Para programas simples, acho o melhor, eu é que este ano já tinha de funcionar com redes e servidores linux, e pela pen não tinha acesso a nada disso.
Se precisares de internet, mais vale instalares o SO no disco.

Muito obrigado pelas respostas[:cool:]

Isso do Wubi fica a funcionar direitinho? Vou procurar no Google mais sobre isso...[:cool:]

Sim, vou precisar de internet...
Talvez seja melhor optar por instalar a par com o Windows, vou ter de fazer 2 projectos para duas cadeiras diferentes, numa é apenas pura programação, na outra tenho de programar e também desenvolver a parte do hardware, onde vou ter de (para além de outras coisas) programar um micro 8051...

Deverá ser mais seguro instalar numa partição..

O wubi funciona muito bem, já experimentei várias vezes. A última das quais está a ser com o jolicloud (suspeito que use uma versão do wubi).

Muito obrigado pelas respostas[:cool:]

Isso do Wubi fica a funcionar direitinho? Vou procurar no Google mais sobre isso...[:cool:]

Sim, vou precisar de internet...
Talvez seja melhor optar por instalar a par com o Windows, vou ter de fazer 2 projectos para duas cadeiras diferentes, numa é apenas pura programação, na outra tenho de programar e também desenvolver a parte do hardware, onde vou ter de (para além de outras coisas) programar um micro 8051...

Deverá ser mais seguro instalar numa partição..

O wubi não tem dado problemas, se usares maioritariamente o windows, até é mais pratico usares o wubi, porque vai 1º para o boot do windows. ( para escolheres linux, tens de ir para a opcção ubuntu, e depois volta a aparecer o boot do linux).

Instalar uma partição, tem a vantagem que não ficas limitado aos 30gigas que o wibi deixa no maximo a "partição linux" ter. E também não deixa encriptar a partição. A pior desvantagem acho que é só mesmo que a partir do windows pode acontecer algum acidente e ficas sem ubuntu [:D]. (mas por outro lado tem a vantagem, que apagas e crias ubuntus com uma velocidade incrível, sem andar a brincar com partições)

De resto, acho que é mais pratico de instalar e a usar é igual a instalar à parte. Eu tirando casos específicos em que preciso de encriptar o disco ( mariquice parva de protecção eu sei...) e uso profissional, nos outros PC's é tudo corrido a wubi, e até agora tem funcionado excelente, e pelo que tenho lido, não vi reclamações pela net.

Vou experimentar o Wubi[:cool:]

Só mais umas perguntas muito newbie:sh)

Com isto, o Linux fica a funcionar quase como uma maquina virtual?
(Só pergunto isto mesmo por curiosidade)

Download | Ubuntu

Tive a ver esse link, so que tem uma coisa que se faz um bocado confusão..

"Get Ubuntu DESKTOP Edition Windows instaler"

Este desktop é referente a ambiente de trabalho ou a computador de secretaria?:sh):sh):sh)

Não, funciona mesmo como se tivesse instalado no disco (ao ligares o PC ele vai-te perguntar se queres Windows ou Ubuntu) .

Penso que se refira a computador de secretária.

Mas é preferivel descarregar a imagem ISO e depois emulares (daemon tools por exemplo) e instalares por aí (através do wubi).

Usando o "windows installer" ele vai ainda ter que descarregar os ficheiros através do instalador.

Voltar
Superior