O que fariam?

não, não têm o direito de se enganar.
tu mudares os preços pode ser considerado crime, não se engloba neste tipo de discussão.

Essa é boa...

ARTIGO 247º
(Erro na declaração)

Quando, em virtude de erro, a
vontade declarada não corresponda
à vontade real do autor, a
declaração negocial é anulável,
desde que o declaratário conhecesse
ou não devesse ignorar a
essencialidade, para o declarante,
do elemento sobre que incidiu o
erro.

ARTIGO 249º

(Erro de cálculo ou de escrita)

O simples erro de cálculo ou de
escrita, revelado no próprio contexto
da declaração ou através das
circunstâncias em que a declaração
é feita, apenas dá o direito à
rectificação desta.

aqui não há erros. há um preço afixado num produto. foi lá colocado intencionalmente. não é um erro de calculo. não é um erro de escrita. e corresponde À vontade do vendedor (foi ele que lá colocou o autocolante com aquele preço)

Essa é boa...

ARTIGO 247º
(Erro na declaração)

Quando, em virtude de erro, a
vontade declarada não corresponda
à vontade real do autor, a
declaração negocial é anulável,
desde que o declaratário conhecesse
ou não devesse ignorar a
essencialidade, para o declarante,
do elemento sobre que incidiu o
erro.

ARTIGO 249º

(Erro de cálculo ou de escrita)

O simples erro de cálculo ou de
escrita, revelado no próprio contexto
da declaração ou através das
circunstâncias em que a declaração
é feita, apenas dá o direito à
rectificação desta.

Aplica se o 247. Era essencial o preço. Foi por isso que ele quis comprar.
O 249 n s aplica nesta situacao. Erro de escrita era por exemplo o talao dizer outro preço.
alem do mais acho que a Lei do consumidor deve ser mais especifica k o CC pra estes casos.
Mas tou a falar de memoria

Aplica se o 247. Era essencial o preço. Foi por isso que ele quis comprar.
O 249 n s aplica nesta situacao. Erro de escrita era por exemplo o talao dizer outro preço.
alem do mais acho que a Lei do consumidor deve ser mais especifica k o CC pra estes casos.
Mas tou a falar de memoria

Encontra lá esse artigo na lei do consumidor...[;)]

lol ele tem o direito de comprar em qualquer altura... se está afixado o preço na loja, só têm de lhe vender ao preço a que está marcado. podem ir mudar a seguir o preço, mas têm de vender ao preço indicado aquele cliente.

Claro que tem o direito.
O que estou a dizer é tolerar um erro.
Imagina que o gerente da loja diz a um funcionário, "olha põe naquele casaco X preço" o funcionário convencido que estava pôr no modelo de casaco apontado pelo gerente se enganava e põe noutro. Claro que o cliente tem razão mas... É verdade que também pode ser um "erro" intencional, por isso é que voltava lá noutra altura.

Agora se alargas a discussão e dizes "por neste país se tolerar muitos erros é que está como está" bem aí já é outra discussão.

Última edição:
Não sei se é obrigado a vender.

Já agora, como ás vezes acontece:
Se a etiqueta cair da peça ou algum cliente ao experimentar a tirar, ou ainda no caso de troca de presentes (em que o preço é retirado) vem outro cliente a seguir e leva a peça "a custo zero" apenas pq não tem indicação de preço?!!![8b]

Isso já me aconteceu... felizmente o gerente da loja admitiu o erro, alterando o preço mas vendendo-me a peça pelo preço que estava afixado. afinal, o facto de eu ter pegado naquela peça tinha sido e preço, e se, chegando à caixa, me pedissem um preço diferente, era publicidade enganosa ou qualquer coisa do género, que puderia incorrer numa reclamação escrita...

e acho que nenhuma loja que se preze quer que isso aconteça...

Para te "vingares" deles, poderias colocar aqui o nome da loja...

Ta no primeiro post dele... Springfield [;)]

Se eu gostasse do blusão, eles só tinham que vender ao preço que está marcado.. tu nao tens a culpa se eles se enganaram ou não.. os proximos blusões ja teriam o valor que eles acham correcto.. [:blush:]

Não sei se é obrigado a vender.

Já agora, como ás vezes acontece:
Se a etiqueta cair da peça ou algum cliente ao experimentar a tirar, ou ainda no caso de troca de presentes (em que o preço é retirado) vem outro cliente a seguir e leva a peça "a custo zero" apenas pq não tem indicação de preço?!!![8b]

que exemplo mau [:)]

Já me aconteceu isso mais que uma vez na Springfield e sempre paguei o que estava marcado.

Uma vez até foi a empregada a chamar atenção e a dizer para eu aproveitar [:D]

Basicamente metade estava a um preço e a outra metade a outro. Pagava o que estava na etiqueta da peça escolhida.

Nunca tive problemas com isso [:cool:]

Já me aconteceu isso mais que uma vez na Springfield e sempre paguei o que estava marcado.

Basicamente metade estava a um preço e a outra metade a outro. Pagava o que estava na etiqueta da peça escolhida.

Lá esta! é que só o primeiro tinha esse preço de 30€ todos os outros não tinha nada referenciado, e por azar o que tava com "desconto" não era o meu numero. Se o que tivesse levado estivesse la o outro preço talvez tivesse estrabuxado, assim fiquei calado[8b]
Mas agora já aprendi, para a próxima luto pelos meu direito...sejam ele quais forem[:D]

A isso eu chamo enriquecimento sem causa, para não lhe chamar esbulho

podias sempre ter comprado o produto ao preço que estava,já tive uma cena igual mas com um monitor tft da lg,desloquei-me á worten escolhi o monitor que tinha o preço visivel de 200€,quando fui á caixa para o pagar qual não é o meu espanto quando a empregada me disse 256€,claro reclamei logo que o preço estava indicado 200€ fui com o superior da loja verificar e claro eram 200€ larga o superior para mim,há isto era uma promoção há uma semana atrás mas que já tinha acabo e esqueceram-se de alterar o preço,largo eu assim ou compro a esse preço ou o livro de reclamações,o gajo ah sim,sim concerteza e pronto levei o monitor ao preço que la estava lol

Voltar
Superior