O que é o saldo cativo?

O saldo cativo é a diferença entre o saldo contabilístico e o saldo disponível.
Isso costuma acontecer qd o dinheiro está em transito, por normal se foi descontado do disponível e metido em cativo é pq brevemente deve sair da tua conta (saldo contabilístico)

Saldo disponível: aquele que pode ser realmente movimentado.

Saldo contabilístico: Corresponde ao saldo disponível, mais cheques que aguardam cobrança e valores cativos.

Cativos: Valores "reservados" pelo Banco para garantir a execução de uma operação a acontecer.

Quando faço compras online através do MBNet o dinheiro também fica cativo durante uns tempos enquanto não o descontam "realmente"...

Cumprimentos

Um valor cativo, é um valor que ainda não "saiu da conta", está "a pagamento"(provavelmente por ser Netpay), da mesma forma que podes ter um valor em saldo contabilístico para entrar e o disponível ser inferior.

E sim, banco rasco...

E no homebanking do BES não consegues consultar a que são relativos esses valores?

Digo isto porque não sei como são nos outros mas pelo menos no BPInet qualquer movimento da conta-corrente ou conta-cartão tem um nome associado... o nome da loja ou whatever.

Boas, tenho um saldo cativo de largas dezenas de euros numa conta condomínio e não faço idéia do que seja. O outro administrador alertou-me para a situação e eu ainda estou incrédulo com a situação. Não há nenhum pagamento à espera de autorização, transferência de nada e aquilo parece um rombo do outro mundo. Os débitos directos são só para pagar água e luz e está tudo em dia.

Tivemos de agarrar no condomínio à um ano e meio e depois de uma dívida de 2 anos aos elevadores, que já pagamos, e uma administração completamente inerte passámos a um saldo positivo que está-se a ir para o galheiro sem termos noção da causa[8b]. É esperar por segunda feira e saber através do banco mas é muito estranho, eu já tive valores cativos na conta e aparecem-me as entidades, normalmente lojas, a quem o valor se deve.

Voltar
Superior