Eu também sou preconceituoso. De uma ou de outra forma, neste ou naquele assunto, infelizmente toda a gente o é. O problema está na forma como encaramos isso.
Podes crer que tenho preconceitos para com os ciganos (penso que tenho os meus motivos... se calhar, muitos infundados). Criei pré-conceitos acerca deles. Mas já dei imensas roupas e comida a ciganos e, por mais que me moam o juízo, trato os meus alunos de etnia com muito mais atenção e preocupação do que os restantes, perdoando-lhes atitudes que normalmente não deixo passar a outros. E é da boca dos seus pais que escuto mais vezes a palavra "Obrigado", que me ensina algo que tenho de aprender acerca deles.
Mas isso faz com que eu não reconheça o meu preconceito? Não, mas tento que a ideia que tenho não interfira no meu modo de vida tentando contrariar o que considero ser também um defeito meu e melhorar esforçando-me por compreender. Tentar compreender as lágrimas de uma criança cigana porque foi conhecer a noiva, não gostou e sente-se com medo. Conversar com um adolescente homossexual que foi desprezado e é humilhado no ceio da comunidade (mais do que se não fosse dessa etnia) e sentir a frustração de não poder ajudar. Fazer por entender da dificuldade de ter regras uma criança que em casa não tem portas nem janelas e a sua casa de banho é a rua. Sentir-me um autêntico idiota quando estou a dar um sermão a um desses alunos porque fez alguma asneira na escola, quando em pleno inverno com temperaturas negativas ele está vestido com uma T-shirt rota sem lenço para limpar o nariz.
Tento contextualizar, ajudo no que posso, critico, converso, e faço por tentar entender. Mas há pessoas que não perdem 1 minuto a pensar no que fazem. Ainda bem para eles que são perfeitos e os defeitos estão só nos outros. Ainda bem que não perdem o seu tempo com essas miudezas.
Há pessoas que participaram neste tópico que têm reticências relativamente ao casamento e adoção entre pessoas do mesmo sexo, mas isso nãos as proíbe de poderem ter uma opinião crítica sobre este tema do "preconceito". Não as torna hipócritas. Enfrentam a situação e discutem-na abertamente, em vez de rotular dos outros. Isso sim, seria hipocrisia.
Tentar identificar um problema e saber fazer uma introspeção nunca foi nenhuma treta e muito menos hipocrisia. Hipocrisia é virar a cara para o lado, não criticar certas situações e discutir determinados assuntos, mesmo que nessa crítica sejamos nós próprios a comer por tabela.
Relê o teu post, o seu contributo positivo, mas a subliminar e incisiva mensagem que deixaste sobre os outros. Não dou medalhas, senão tinha de te atribuir uma... com verdadeira hipocrisia.
Sabes, eu sei que muitas vezes escrevo e digo umas tretas, que digo uma coisa e por vezes faço o contrário, mas tento autoanalisar-me e fazer por corrigir-me.
[FONT="]Discutir os assuntos e reconhecer os defeitos já é um grande passo que nem todos estão dispostos a dar. Só tenho pena de existir tanta gente que se ache tão perfeita que nunca precise de o fazer. Basta encontrar os defeitos nos outros. E a melhor prova disso é a quantidade de participações neste tópico. Sobre os assuntos as pessoas têm dificuldade em falar. Olhar para um espelho custa. Sempre é mais fácil falar sobre aquilo que os outros dizem e encontrarmos defeitos. Pois, com mais um post grande, podem divertir-se a encontrar montes de coisas a apontar. Afinal, isso é o que cativa muita gente que frequenta este fórum. Falar dos outros em vez de falar dos temas ou de si.
[/FONT]