O Oportunismo !!

O Oportunismo !!

• Razões Culturais

Votos: 3 10,0%
  • Causas Genéticas

Votos: 1 3,3%
  • Causas Sociais

Votos: 0 0,0%
  • Baixa Formação

Votos: 6 20,0%
  • Baixos Rendimentos

• Razões Socio/Culturais

Votos: 5 16,7%
  • Tomam o Exemplo Governativo

• Ocorre em qualquer um (basta haver oportunidade)

Votos: 10 33,3%
  • Outra (desenvolver)

Votos: 3 10,0%

• Total de eleitores
    30

Excalibur

Banido
Então considerando as diversas formas de " Oportunismo " que vemos, e com que lidamos no dia a dia, sendo um dos exemplos, este TÓPICO .

Eu pergunto:

No vosso entender, qual a Razão para a ocorrência de " Oportunismo " Maldoso/Explorador ?

Assim como está tenho de levar sso de uma maneira muito geral, e vai daí, acho que só vai depender da situação...

Todos nós, fosse por baixa formação ou fosse por necessidade, já fomos oportunistas...

Oportunismo é muito geral...

Na minha opinião o oportunismo tem de existir...saber aproveitar algo que nos pode favorecer é normal...agora há aqueles oportunismos de maldade, que provavelmente já todos nós assistimos no dia-a-dia[;)]

Na minha opinião o oportunismo tem de existir...saber aproveitar algo que nos pode favorecer é normal...agora há aqueles oportunismos de maldade, que provavelmente já todos nós assistimos no dia-a-dia[;)]

Exacto!

Ha o oportunista que se aproveita da velhota para lhe dar uma treta qualquer e lhe levar as poupanças da vida, e depois ha aquele oportunista que aproveita as variações de mercado para regatear e comprar um automovel mais barato...

São ambos oportunistas, e alguêm fica sempre a perder, mas são oportunistas bem diferentes....

Exacto!

Ha o oportunista que se aproveita da velhota para lhe dar uma treta qualquer e lhe levar as poupanças da vida

São ambos oportunistas, e alguêm fica sempre a perder, mas são oportunistas bem diferentes....

Por acaso pensei quando vou numa fila de transito ainda grande, em que, um se lembra de ultrapassar a fila toda e entrar mais à frente...isso além de oportunismo, é falta de educação e de respeito pelos outros...

Depois há outro oportunismo...deram-me oportunidade de estagiar numa empresa, não ganho nada, vou lá de vez em quando, por causa das aulas, mas no entanto à possibilidade de algo mais no futuro[;)]

São várias as razões para acontecer o oportunismo maldoso...
Razões sócio-económicas, culturais, infelizmente cada vez mais é essa a razão de estar na vida... entre outros objectivos que possam interessar a quêm pratique o optortunismo...

Culturais, (entre outros) entendendo por cultura o cadinho ancestral onde a nossa forma de ser e de estar se forjou ao longo dos tempos.

A título de exemplo: os finlandeses -tomados como exemplo supremo da boa conduta, das "boas práticas" - são luteranos. Os portugueses são maioritariamente católicos. O sentido de dever é diametralmente oposto. Tal como o sentido de culpa...

Mas os factores culturais - não confundir com académicos - são múltiplos e interagem muitas vezes ao nível do subconsciente.

Ou seja, não há um factor único a que se possa atribuir as causas de um determinado comportamento. Há, isso sim, factores com maior peso que outros. Para mim são as questões culturais que mais determinam o sentido oportunista / maldoso.

Voltar
Superior