O fim do petróleo

Benzino

Banido
Pessoal, ando a ler o livro "O fim do petróleo", de James Howard Kunstler - um americano! É impressionante, quando se lêem aquelas coisas todas, ainda por cima escritas por um americano, acho que ninguém mais consegue comprar um automóvel novo.
Entretanto, por cá, é urgente avançar para um imposto único sobre os combustíveis, que taxe o gasóleo ao nível da gasolina , de maneira a reduzir o enorme consumo que temos dele : cerca do triplo da gasolina, apesar da esmagadora maioria dos portugueses ainda ter carros a gasolina. E a gasolina um pedaço menos, para aliviar o endividamento do proletariado e classe média assalariada.
Quanto mais tarde fizermos isso, mais havemos de sofrer!

A maioria do consumo do petroleo nem vem dos automoveis.

E lá vem utra vez a historia de tributar o gasoleo ao preço da gasolina, e depois tudo o resto que depende do gasoleo para funcionar

Sinceramente acho mais provavel (e se calhar mais justo) dentro de uns anos proibirem a venda de carros diesel a perticulares do que equipararem o preço dos dois combustiveis

citação:Originalmente colocada por Tuaregue

Proibl a venda ao PArticulares é radical, mas n impossivel!

claro que não, até porque já se faz nalguns paises

Falta é os construtores europeus terem alternativas viaveis ao diesel como os japunas já vão tendo

Isto porque uma medida destas teria que vir da Comunidade europeia e não estou a vê-los a matar a industria automovel tal como ela é neste momento acabando com os motores diesel

Esses livros só vendem bem nestas alturas :D.

Vamos taxar o gásoleo ao nível da gasolina, ou melhor, o dobro ou triplo do preço da gasolina que assim acabamos com o mal de raiz. Problema é que as pessoas vão continuar a precisar de se movimentar [|)].

Vá lá, não se fiem em tudo o dizem que já não têm idade para isso.

vamos lá a ver uma coisa. O gasóleo e a gasolina vêm da mesma fonte, o petróleo!

Isso de taxar mais 1 do que o outro para reduzir o consumo nao tem sentido. Devem ser taxados iguais mas é por outras razoes.

O importante é mesmo reduzir os consumos globais de combustiveis e/ou arranjar alternativas e diversificando as origens da energia que consumimos e nao só no sector dos transportes.

citação:Originalmente colocada por jpg

A maioria do consumo do petroleo nem vem dos automoveis.
...

Posso estar errado, mas nos EUA (o maior consumidor do mundo), julgo que perto de 50% do consumo é para carros....
Como disse posso estar errado.

O combustivel está ao preço que está porque a malta das bolsas mundiais andam a ler esse tipo livros.
O pessoal fica com medo e sobe o preço do petroleo! :)

Agora a serio:
Em que factos se baseiam para dizer que igualar o preço do gasoleo com o da gasolina vai fazer com que se abrande o consumo?
E para quê abrandar o consumo?Será que existe assim tão pouco petroleo?
Enquanto nao apresentarem dados concretos tudo o que possam dizer nao passa de teoria e especulação.Isto dá alguma margem de manobra a nivel exonomico?
Ha algo mais confortavel do que estipular-mos as nossas proprias margens num negocio?

Somos todos uns cordeirinhos neste pasto que chamamos sociedade!

citação:Originalmente colocada por Joao S

O combustivel está ao preço que está porque a malta das bolsas mundiais andam a ler esse tipo livros.

Agora a serio:
Em que factos se baseiam para dizer que igualar o preço do gasoleo com o da gasolina vai fazer com que se abrande o consumo?
Enquanto nao apresentarem dados concretos tudo o que possam dizer nao passa de teoria e especulação.Isto dá alguma margem de manobra a nivel exonomico?
Ha algo mais confortavel do que estipular-mos as nossas proprias margens num negocio?

em que te baseias para dizer que o petróleo é inesgotável ou mesmo mais abundante que as previsoes?
;)

citação:Originalmente colocada por Duro

em que te baseias para dizer que o petróleo é inesgotável ou mesmo mais abundante que as previsoes?
;)

Se pensares bem, isto é tipo venda da feira.... Dizem que está a acabar e aproveitam e cobram mais uns cobres por causa da especulação... Se dissessem que o petróleo ainda dava à vontade para mais 500 anos, nunca podiam praticar estes preços....

citação:Originalmente colocada por jpg

Sinceramente acho mais provavel (e se calhar mais justo) dentro de uns anos proibirem a venda de carros diesel a perticulares do que equipararem o preço dos dois combustiveis

Por mim era já hoje. Mas isso não resolvia o problema: que se ia fazer aos carros diesel de perticulares que já andam em circulação?

citação:Originalmente colocada por Joao S

Agora a serio:

;)

Tenho perfeita noção que o petroleo nao é inesgotavel!
Agora, não me posso basear em nada de concreto, porque não existe nada de concreto.Essa informação é esquecida e isso permite estas "jogadas" com o preço da materia prima.
Acho que pintam o quadro muito negro e na realidade não o é!

Mas já agora, sabes alguma coisa em relação a previsões?
:)

citação:Originalmente colocada por Nafs

;)

Se pensares bem, isto é tipo venda da feira.... Dizem que está a acabar e aproveitam e cobram mais uns cobres por causa da especulação... Se dissessem que o petróleo ainda dava à vontade para mais 500 anos, nunca podiam praticar estes preços....

Nem mais.;) Cambada de chulos.[8]

citação:Originalmente colocada por Nafs

;)

há estimativas publicadas sobre as reservas disponíveis. Nao é nenhuma ciencia oculta, basta fazer contas com os consumos actuais. Taxas de crescimento de procura, de crescimento da economia mundial, etc. Nao se esqueçam da motorizaçao do continente asiático [xx(]

Eu gostava era de saber em que se baseiam aqueles que dizem que nao acaba....

citação:Originalmente colocada por ciber007

Vamos taxar o gásoleo ao nível da gasolina, ou melhor, o dobro ou triplo do preço da gasolina que assim acabamos com o mal de raiz. Problema é que as pessoas vão continuar a precisar de se movimentar [|)].

As pessoas que têm carros a gasolina também precisam de se movimentar. Só que, devido à tributação da gasolina, fazem - porque são obrigadas a isso - uma utilização muito mais racional do automóvel. O benefício fiscal do gasóleo, par contre, faz com que os que o usam, o usem o carro mais intensivamente e desperdicem combustível, só para tirar partido do carro mais caro. Há que acabar quanto antes com isso.

Acabando o petróleo, a falta de combustível é o menor dos problemas.

E muito do vestuário ?
os acrílicos ?
As borrachas ?
O plástico ? (olha para o que te rodeia na mesa onde deverás estar sentado)
Alguns comprimidos ?
Rações para animais e alguns alimentos ?
Algumas bebidas ?

A gasolina é um subproduto do petróleo. O gasoleo ainda mais.
O que sobra do Petroleo e que já não pode ser aproveitado.... vai para o alcatrão das estradas.

[/quote]

Agora, não me posso basear em nada de concreto, porque não existe nada de concreto.Essa informação é esquecida e isso permite estas "jogadas" com o preço da materia prima.

[/quote]

Seguindo o autor do livro, o pico de produção e consumo de petróleo já foi atingido, por volta do ano 2002. Portanto, a partir de agora, é sempre para baixo, com petróleo cada vez mais difícil de extrair, logo mais escasso e mais caro.

citação:Originalmente colocada por Benzino

citação:

Seguindo o autor do livro, o pico de produção e consumo de petróleo já foi atingido, por volta do ano 2002. Portanto, a partir de agora, é sempre para baixo, com petróleo cada vez mais difícil de extrair, logo mais escasso e mais caro.

Sim é tipo isto:
http://www.lifeaftertheoilcrash.net/Index.html

citação:Originalmente colocada por ciber007

As pessoas que têm carros a gasolina também precisam de se movimentar. Só que, devido à tributação da gasolina, fazem - porque são obrigadas a isso - uma utilização muito mais racional do automóvel. O benefício fiscal do gasóleo, par contre, faz com que os que o usam, o usem o carro mais intensivamente e desperdicem combustível, só para tirar partido do carro mais caro. Há que acabar quanto antes com isso.

Bem...mais um "teorico" aqui no forum ...bah...
N sabes do q falas...ou melhor julgas sem saberes defacto...a realidade das coisas e das pessoas do nosso país.
Esse americano q se manifeste contra o uso dos carrões e das mega pickups no país dele...q gastam em media prai 30l aos 100 primeiro...antes de mandar os discipulos cmo tu...aqui para o rectangulozinho "xatear" com problemas....q para a actualidade...são pormenores dispensaveis, temos coisas mais graves na lista de prioridades no nosso país para resolver primeiro.

Cumps

Pessoal, ando a ler o livro "O fim do petróleo", de James Howard Kunstler - um americano! É impressionante, quando se lêem aquelas coisas todas, ainda por cima escritas por um americano, acho que ninguém mais consegue comprar um automóvel novo.
Entretanto, por cá, é urgente avançar para um imposto único sobre os combustíveis, que taxe o gasóleo ao nível da gasolina , de maneira a reduzir o enorme consumo que temos dele : cerca do triplo da gasolina, apesar da esmagadora maioria dos portugueses ainda ter carros a gasolina. E a gasolina um pedaço menos, para aliviar o endividamento do proletariado e classe média assalariada.
Quanto mais tarde fizermos isso, mais havemos de sofrer!

E pq não manter o preço do gasoleo...e baixar o preço da gasolina, ou baixar os 2 n seria se calhar mais justo para toda a realidade social actual? Pq aumentar um para descer outro, n achas q os 2 tão altos demais tb?
Tens é inveja de quem ja fez um esforço para comprar um diesel, e q actualmente tem despesas diarias menores...
N sera q tb kem ja optou por comprar carros a diesel, em tempos n suportou o preço da gasolina?
A culpa n é de quem tem carros a diesel, e nem são eles q devem ser penalizados por isso... q estupidez ...enfim

Voltar
Superior