Axxantis
New member
Em Portugal, optou-se pela autenticacao fraca porque os valores nao sao altos em absoluto (basta saber o numero contrato e password para ter acesso ao ebanking).
No entanto, hoje ja e possivel ter notificacoes de movimentos. Eu tenho 1 limite minimo de 50 francos. Sempre que levanto dinheiro, faco 1 transferencia, recebo o salario recebo um SMS. Por isso o receio e zero.
Talvez por haver muito mais fortunas, o UBS (o meu banco na Suica) tem autenticacao forte inclusive para visualizar extractos da conta. Forte significa que e preciso um cartao que gera codigos para se autenticar. Nao basta saber o numero de contrato. O PIN muda a cada tentativa.
A supervisão bancária impôs limites para todas os bancos online a operar em Portugal, a vários níveis, quer de montantes máximos de movimentação por operação, por dia, quer de tempo máximo de sessão aberta, mas uma série de coisas. Além disso também foram feitas fortes recomendações para aumentar a segurança das transacções, daí que hoje em dia a maioria dos bancos já tenha password de entrada + cartões de coordenadas + SMS. Os sistemas utilizados são genericamente muito seguros. Para dar um exemplo, em 2012 não houve um único desvio de fundos na banca online que não fosse resultado exclusivo de fraude sobre as pessoas, e não sobre os sistemas e equipamentos. As pessoas preocupam-se muito com as soluções técnicas, mas depois escrevem as passwords em papelinhos, dão as coordenadas por e-mail, etc...
Última edição: