O fim do NIB

Superfast

New member
"[TABLE="class: tableAccordion"]
[TR="class: altTitle"]
[TD="class: MED2 B VE"]Regulamentação Legal[/TD]
[TD="align: right"]
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TABLE="class: detalhe, width: 700"]
[TR]
[TD="class: MED"]O Regulamento UE 260/2012 estabeleceu novos requisitos técnicos e de negócio para as transferências a crédito e os débitos diretos efetuados em euros.

A partir de 1 de fevereiro de 2014, todos os pagamentos em euros efetuados através de transferências a crédito e de débitos diretos têm de obedecer aos requisitos técnicos SEPA.

Em consequência, os sistemas de pagamentos domésticos, de transferências a crédito nacionais e de débitos diretos, serão desativados em 31 janeiro de 2014, e as operações habitualmente processadas por aqueles mecanismos terão de migrar para os respetivos mecanismos SEPA.
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

"

Nao sei se em Portugal isto ja passou nas noticias mas em 2 meses pagamentos domesticos (com o famoso NIB ja nao sera possivel).
E importante que os Portugueses se familarizem com os seguintes termos:
IBAN: Codigo internacional da Conta
BIC: Codigo identificador do banco/balcao.

Quando fizerem transferencias precisam do IBAN e BIC a partir de 1 Fevereiro 2014.

Espero que vos seja util.

[TABLE="class: tableAccordion"]
[TD="class: MED2 B VE"]Transferências a Crédito SEPA[/TD]
[TD="align: right"]
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TD="class: MED"]
É eliminada a distinção entre transferências nacionais e europeias, passando a existir um serviço único com as seguintes características e especificações:

• Alcance alargado à escala europeia, passando a ser utilizável por qualquer Cliente que seja titular de uma conta bancária num banco aderente a este mecanismo (atualmente mais de 4.500 bancos europeus).

• Para efeitos de identificação de conta bancária, passa a ser necessária a identificação do IBAN (International Bank Account Number) e do BIC (Bank/Business Identifier Code), deixando de se utilizar o NIB para identificar as contas de origem e destino. Em Portugal é simples obter o IBAN, uma vez que consiste no NIB antecedido de “PT50” (o IBAN tem 25 dígitos e é igual a PT50+NIB).

• Passa a existir a possibilidade de associar à operação (transferência a crédito emitida) um descritivo com informação (simples ou estruturada) para o beneficiário, com uma dimensão máxima de 140 carateres;
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Por acaso não vi nada nas noticias mas já me tinha sido transmitida a informação á algum tempo por uma entidade onde tenho um credito contratado.

[TABLE="class: tableAccordion"]
[TD="class: MED2 B VE"]Transferências a Crédito SEPA[/TD]
[TD="align: right"][/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TD="class: MED"]É eliminada a distinção entre transferências nacionais e europeias, passando a existir um serviço único com as seguintes características e especificações:

• Alcance alargado à escala europeia, passando a ser utilizável por qualquer Cliente que seja titular de uma conta bancária num banco aderente a este mecanismo (atualmente mais de 4.500 bancos europeus).

• Para efeitos de identificação de conta bancária, passa a ser necessária a identificação do IBAN (International Bank Account Number) e do BIC (Bank/Business Identifier Code), deixando de se utilizar o NIB para identificar as contas de origem e destino. Em Portugal é simples obter o IBAN, uma vez que consiste no NIB antecedido de “PT50” (o IBAN tem 25 dígitos e é igual a PT50+NIB).

• Passa a existir a possibilidade de associar à operação (transferência a crédito emitida) um descritivo com informação (simples ou estruturada) para o beneficiário, com uma dimensão máxima de 140 carateres;
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Parece-me bem essa da «informação para o beneficiário, mas»....
Nas transferências por Multibanco, tal tecnologia é possível?

O Multibanco e 1 canal do banco. Os bancos vao ter de mudar os pagamentos e eliminar a categoria de pagamentos domesticos.

Quando referes multibanco dizes as caixas ATM? Tudo vai mudar. ATM, ebanking, mobile banking.

Eu como deves ver vivo na Suica, e eles aqui vao alem da SEPA, tens de meter o nome do destinatario e morada. Quando vim para ca ha 2 anos, as transferencias por NIB eram tao simples :D.

Mas a parte boa e que tens uma conta no BES por exemplo, e mudas para um Pais SEPA e usas a conta BES na mesma. Desde que os pagamentos e transferencias seja em euros.
Implica mudar para a Alemanha mantens a mesma conta. So no caso de confiares mais num banco alemao e que mudas.

Parece-me bem essa da «informação para o beneficiário, mas»....
Nas transferências por Multibanco, tal tecnologia é possível?

Nao e so para o beneficiario, quando fazes uma transferencia vais ter de indicar o IBAN e BIC e nao o NIB como ate agora.

Penso que aquilo que o Sansoni7 queria perguntar era se, nas transferências multibanco em ATM também vai haver um campo de informações para o beneficiário em que se possa escrever por exemplo: "Aqui vai pagamento do jantar de ontem". Isso não sei, a acontecer será necessário que as ATM disponibilizem um teclado e isso praticamente não existe, logo é de prever que esse pormenor não vá existir nas transferências em ATM.

Pois eu sei...o problema, á luz do que agora se passa, é poder digitar uma mensagem nos ATM.

Com essa e que me lixaste. Em ingles e reason for payment and booking text.

Eu aqui na Suica nunca fiz 1 transferencia em ATM nem conheco ninguem que tenha feita (perguntei aqui a 8 pessoas so para ter 1 opiniao e ninguem conhece).

As pessoas em Portugal ainda fazem transferencias em ATM? Aqui e tudo por ebanking ou mobile banking (Ipad e telemoveis).

Sinceramente nao te sei responder porque nunca fiz 1 pagamento numa ATM.

Fiquei a saber por amigos q trabalham em bancos mas principalmente qdo no mês passado ao fazer um pagamento via net no documento de transferência me apareceram dados q são confidenciais. Ao falar com a gestora de conta ela explicou, pediu desculpa e q ía alertar o banco, pois não havia queixas.
Claro q não havia,a maioria de nós não liga ao comprovativo e qdo liga é para enviar a alguém. No me caso só dei conta pq tive de o imprimir e vi uma série de informação a mais.

Mas bom post de alerta ;)

No e-banking da Caixa Geral de depósitos, durante uma transferência o NIB é automaticamente transformado em IBAN. Calculo que vá ser este o método geral para evitar o caos que seria abolir o uso do NIB sumariamente.

No e-banking da Caixa Geral de depósitos, durante uma transferência o NIB é automaticamente transformado em IBAN. Calculo que vá ser este o método geral para evitar o caos que seria abolir o uso do NIB sumariamente.

Confirmado, a primeira vez que isto me aconteceu fiquei desconfiado :)

Eu fiquei a saber disso há uns meses quando o meu pai me ligou aflito sem perceber o que se passava com as transferências da CGD. Achei estranho implementarem o sistema sem ter havido um aviso prévio aos clientes.

Eu faço....e tenho muita relutância em «trabalhar com dinheiro/números de conta/números de cartão de crédito via Web.

Em Portugal, optou-se pela autenticacao fraca porque os valores nao sao altos em absoluto (basta saber o numero contrato e password para ter acesso ao ebanking).
No entanto, hoje ja e possivel ter notificacoes de movimentos. Eu tenho 1 limite minimo de 50 francos. Sempre que levanto dinheiro, faco 1 transferencia, recebo o salario recebo um SMS. Por isso o receio e zero.

Talvez por haver muito mais fortunas, o UBS (o meu banco na Suica) tem autenticacao forte inclusive para visualizar extractos da conta. Forte significa que e preciso um cartao que gera codigos para se autenticar. Nao basta saber o numero de contrato. O PIN muda a cada tentativa.

A utilização do IBAN e do BIC já não é novidade para quem fazia algum pagamento ou transferência para o exterior. Tinha que ser obrigatoriamente com isso.

E as nossas próprias contas, para além do NIB já possuiam estes elementos de identificação.

Com essa e que me lixaste. Em ingles e reason for payment and booking text.

Eu aqui na Suica nunca fiz 1 transferencia em ATM nem conheco ninguem que tenha feita (perguntei aqui a 8 pessoas so para ter 1 opiniao e ninguem conhece).

As pessoas em Portugal ainda fazem transferencias em ATM? Aqui e tudo por ebanking ou mobile banking (Ipad e telemoveis).

Sinceramente nao te sei responder porque nunca fiz 1 pagamento numa ATM.

Fora de brincadeiras, Portugal tem uma das redes multibanco mais avançadas do mundo.

A utilização do IBAN e do BIC já não é novidade para quem fazia algum pagamento ou transferência para o exterior. Tinha que ser obrigatoriamente com isso.

E as nossas próprias contas, para além do NIB já possuiam estes elementos de identificação.

Exacto. Todas as contas nacionais têm um IBAN há muitos anos. Simplesmente a maioria das pessoas nem sequer se apercebia disso, porque nem toda a gente faz transferências para o exterior. No que diz respeito ao SEPA, Portugal tem estado sempre na crista da onda. Na verdade a generalidade dos bancos portugueses já faz trasnferências europeias em sistema SEPA desde 2008, e o sistema de débitos directos SEPA também já funciona desde 2010. A diferença é que agora o SEPA deixa de ser facultativo para ser obrigatório, a partir de Fevereiro de 2014. Atenção, obrigatório para todos os Bancos que aderiram ao sistema, mas que são praticamente todos os bancos europeus (mais de 3000). Para acautelar deviamente as coisas, a esmagadora maioria dos bancos nacionais já implementou ou está a implementar o SEPA em pleno até ao final deste ano. Mas há países em que as coisas estão muito mais atrasadas. Espanha, por exemplo!

Voltar
Superior