O escaravelho das palmeiras

Zedobone

Well-known member
O escaravelho da palmeira (Rhynchophorus ferrugineus), também conhecido como gorgulho vermelho da palmeira, escaravelho vermelho da palmeira, bicudo das palmeiras, é um insecto prejudicial não originário da Europa, que pode atacar um vasto leque de palmeiras, como tamareiras, coqueiros e arequeiras, assim como muitas outras espécies de palmeira.
Rhynchopgorus%20ferrugineus.JPG

Todos nós já vimos as consequências da ação deste insecto.
2010_07_07_CA_0688.jpg

Neste link da UE podem obter informação correta sobre esta praga.

Estou a preparar um trabalho sobre este tema e gostaria de pedir aos membros do fórum se têm exemplares dos insetos , ou suas larvas, que me possam doar (zona de Coimbra a Aveiro).

Já agora, uma curiosidade: as larvas são muitos apreciadas pelos asiáticos.
cooked_red_palm_weevils_entomophagy.jpg

Agradeço a vossa colaboração.

Zé

É algo que me custa bastante ver :(

É impressão minha ou a palmeira de leque (washingtonia) não é afectada?

Já vi uns quantos aqui no Algarve o ano passado vivos ou mortos, eu próprio já matei uns quantos até ao pontapé em pleno voo pois são lentos e voam muito próximo do chão.
o Algarve é frequente ver palmeiras já mortas com as folhas em baixo por causa do escaravelho.
Onde trabalho por ter muitas palmeiras gasta-se um dinheirão no tratamento de prevenção ao ataque desse bicho mas se não fosse isso já tinham ido todas.
Se conseguir algum escaravelho desses aviso.

E que tal começar por usar a pesquisa antes de colocar uma novo tópico sobre algo que já foi tratado! Ao menos que os juntem! O pior que pode acontecer é chegar o "mata palmeiras", como se diz para as minhas bandas, e matar todos os tópicos que o mencionem!

Tenho uma palmeira no quintal (Alentejo) e tem sobrevivido....veremos até quando :(

O teu quintal é particularmente ventoso?

Conheço 2 localizadas num pequeno vale que tem vento praticamente sempre. Oscila entre o ventoso e extremamente ventoso. Tanto que apenas se dão por lá as palmeiras, as restantes árvores não conseguem. E o facto é que nas imediações (menos de 1 km) morreram todas as palmeiras e aquelas não parecem afectadas.

Não sei se terá algum enquadramento ou se será coincidência.

Voltar
Superior