O camaleao já tem um TT!!!

Camale?o

New member
Boas pessoal!
Estive ausente uns tempos a moer numa data de propostas para compra de jipes.
Comprei um Ford Maverick de 93 com 120.000 kms reais, pois tenho um amigo que o conhece desde novo e pareceu em muito bom estado.:)
Já o meti em terra e até se portou bem. lama, areia, mas sem abusar muito pois os pneus de tras estão nas ultimas.

o que me aconselham para o melhorar um pouco para TT?;)

20054121118_Maverick.jpg

2005412144_Maverick2.jpg

Até já consegui colocar as fotos e tudo... é mesmo bonito o magano!![^][^][^][^][^]

Boas!!

Muitos parabens pela maquina nova!! boas voltas com ele... axo que nao vale apena dizer que tens de aparecer!!

Para melhorar um pouco axo que e boa pulitica comprares umas jantes de aço e uns pneus de tracção... Mas se tiveres a pensar em algo mais, um bom amortecedor e sempre bem vindo tal como o levantares um pouco!... Pode-se dizer o trivial!
depois tens guinchos hi-lifts... um sem numero se acessorios e "gadgets" para gastar dinheiro

Para o TT e nao para o jipe podes sempre investir num CB, GPS...(ambos considero importante, mas principalmente o cb)

@braços

Quais os pneus q aconselhas, dentro da melhor relação preço/qualidade. os q tem são 215/80/15 em jantes de liga leve de origem. as jantes de aço 15 ou 16?
Isso de o levantar um pouco, onde se mexe? não fica mais instável?
Amortecedores, quais? Quantos eur?

Quanto a pneus Nortenha MT e o que uso, e em preço qualidade penso que sao bastante bons (por exemplo o preço que o ex dono dos meus disse ter pago por 4 foi de 58cts), dizem ser superiores aos fedima extreme (nunca tive fedima por isso nao posso confirmar) lipam melhor etc...
Quanto a medidas aconselho a manter as 15 e talvez aumentar uma medida ou duas no maximo em largura... mas neste campo mais opimioes viram!

Quanto ao levantar nesse caso as barras de torção da frente tem que ser afinadas, tens mesmo que o levar a alguem que preceba, atras tens de comprar molas, para ele ficar algo instavel tens que o levantar um bom bocado, talvez levantasses apenas 2'' para que ele nao fique muito "manhoso", quanto a amortecedores, OME ou Bilstein...
caso o chassi deste seja igual ao do terrano I podes sempre recorrer ao material calmini que e 5* eles tem logo kits completos tipo "plug and play"

Espero ter ajudado, mais opiniões viram certamente!

@braços

Nao tem de ser neccessariamente de aço, a questao era ser um par de jantes extra mais em conta! que normalmente ate se arranjam em segunda mao! Porque se pretenderes usar o jipe no dia a dia andavas com umas jantes com pneus de estrada e tinhas as outras para os pneus MT para serem usadas ao fim de semana... Agora se o jipe e para o TT apenas, para frente com a jantes de LL, que provavelmente ate fica mais bonito assim!

Quanto a uma nova saida... ainda nao sei e questao de estares atento as combinas da malta e apenas dizeres "tambem vou!!", o que torna a inscrição nos nossos passeios bastante complicada e borocratica!! [}:)]

@braços

Boas.

Boa maquina, é un Terrano II " remarcado "

Quanto aos pneus, aconselho umas jantes de aço do Patrol de 16" ( as originais ) que se arranjam baratas montando uns 205 r 16 ( pelo menos essa medida nao implica mexer na suspensão )

O piso que eu gosto muito são os Pneuestrada MT ( com piso igual ao BF MT ), são superiores ao Nortenha MT porque tem um rasto mais aberto, proporcionam melhor auto limpeza. Ja os tive no patrol, no terrano II e agora transitaram para o vitara.

Se quiseres meter algo mais alto, vai para uns 225/75 r 16, já que acima disso terás que mexer na suspensão e levantar o carro ( meter molas atras e apertar as barras de torçao a frente )

O problema é que em pneus reconstruidos não é fácil arranjar essa medida.

Se a ideia é manter a jante 15, uns 235/75r15 serve, a medida que equipa por exemplo os UMM turbo com jante 15, há muita coisa nessa medida.

se quiseres tenho umas jantes de origem do terrano II de aço com pneus general grabber mt 30 10.5 r15 a 40% do piso... vendo-te por uns 250 euritos tudo...
20054123650_ge.jpg

Download Attachment: ge.jpg
48.3KB

20054123747_ge2.jpg

Download Attachment: ge2.jpg
44.22KB

A minha ideia era mesmo manter as jantes que tenho e comprar uns pneus novos. Aqui em sintra só encontro os fedima, onde posso encontrar os nortenha ou pneuestrada?
Estes pneus que sugerem tambem dão para o dia a dia no alcatrão ou são mto virados só para terra.
Para uma utilização mista sugeriram-me os fedima fronteira (50/50) com um piso identico aos bf all terrain t/a. Conhecem? o que acham?

Download Attachment: fronteira.jpg
15.45KB
2005492463_fronteira.jpg

Se é para andar na estrada tb eu metia uns BF mesmo... Esses fedima, so tem mesmo o aspecto igual,a borracha dos Bf e uma maravilha... Se fosse para fazer so TT era uma coida mas para o dia a dia eu arriscava....

Tal como o Rui diz os Fedima são reconstruidos, isto é, é aproveitada a carcaça do pneu e a borracha é toda nova por inteiro sem colagens como nos recauchutados.
A minha questão é a qualidade da borracha.
Alguem sabe quanto custam os BF com este piso?
É fundamental pôr os 4 iguais? Os da frente ainda têm muita borraacha, são é uns michelin synchrome (mais pó alcatrão). Os 4 fedima custam 250 eur. se forem os bf...

citação:Originalmente colocada por Camaleão

Tal como o Rui diz os Fedima são reconstruidos, isto é, é aproveitada a carcaça do pneu e a borracha é toda nova por inteiro sem colagens como nos recauchutados.
A minha questão é a qualidade da borracha.
Alguem sabe quanto custam os BF com este piso?
É fundamental pôr os 4 iguais? Os da frente ainda têm muita borraacha, são é uns michelin synchrome (mais pó alcatrão). Os 4 fedima custam 250 eur. se forem os bf...

Deves ter os 4 com igual medida, para andar dentro da lei. Podem ser diferentes entre os dois eixos, mas têm de ser iguais dentro de cada eixo.

Até parecia o meu mas em muito bom estado
Tive um igualzinho
Eu no meu já tive pneus 7.5 r16 mas para levar isso tens de cortar os guarda-lamas, ele leva pneus 31 acima disso já raspa, com ele de origem claro. Podes investir numas suspensões bilstein ou ome, eu tive bilstein no meu,muito boas, metes umas molas e afinas as barras de torção mas não subas muito se não começas a ter problemas. Tb podes fazer um bodylift até 5cm. Cudado com o para-choques da frente se o raspares por baixo o mais provável é partires alguma óptica.
Podes melhorar os travoes metendo uma bomba de vacuo que ajuda muito.
Se me lembrar de mais alguma coisa depois meto aqui, só te dou um conselho o Maverick não é jipe de trial desenrascasse bem mas não foi feito para isso, portanto tem calma com ele porque o material é fraco, lembrei-me agora, se queres ir para o monte com ele mete já um reforço na barra de direcção que isso é a 1ª coisa a dar de si. Podes ver aqui http://personal.telefonica.terra.es/web/vomga4x4/4x4/vehiculos/ford/hazlo/reenvio.htm qualquer serralheiro faz isso.
Espero ter ajudado

Esse problema q te referes na barra de direcção, acontece desde q se vá para o monter nas calmas ou é ir pró monte e andar a rasgar...?

Voltar
Superior