Numerus Clausus na escola "normal"

jcpr

New member
Ois pessoal,

Vim cá expor esta situação que se está a passar com a escola onde dou aulas, e em outras com toda a certeza.

Para quem não sabe, existem alguns colégios privados que funcionam como escolas públicas. Basicamente o que se passa é que o estado evita de construir uma escola numa dada vila ou cidade que tenha um colégio privado, e em contra-partida financia os alunos para que possam andar no dito colégio, ou seja, os alunos pagam ZERO e a escola é gerida como um colégio.

Eu dou aulas num destes colégios. De forma geral, temos melhores condições que numa escola pública (instalações, material informático, etc...) e os nossos resultados a nível de exames nacionais também não são maus. Aliás, foi a melhor escola no exame de matemática do 9º ano no ano passado.

Dito isto, este ano, fomos confrontados com uma "novidade" do ministério da educação... Numerus Clausus!

Basicamente, o ministério da educação só nos deixa aceitar X alunos!

Já antes tinhamos restrições que apesar de não concordar com elas, ainda as conseguia compreender, como por exemplo, o só poder aceitar alunos do concelho. Mas esta é uma coisa fenomenal.

Neste caso, é a única escola com 3º ciclo e secundário no concelho, o que vai trazer uma série de problemas interessantes.

Os alunos são ordenados segundo uma série de critérios, tais como a antiguidade no colégio, se vem de uma escola do concelho, há quanto tempo reside no concelho, etc..., e apenas haverão vagas para os X primeiros.

O que neste momento já se está a verificar é pais em pânico, pois mudaram-se para lá há pouco tempo e estão a ver que terão que ir colocar os filhos deles a uma escola pública em outros concelhos vizinhos a 10,15, 20 kms, quando têm uma escola com melhores condições a 500 metros de casa, porque estão em baixo na lista. O único erro foi não se terem mudado mais cedo.

Relembro que o colégio está a substituir na integra a escola publica para 3º ciclo e secundário, para todo o concelho.

Se fosse por falta de condições, ou por falta de alunos, ou por qualquer outra coisa que prejudicasse os alunos ou os pais de alguma forma, ainda podia perceber. Mas assim...:(

Mas qual foi a justificação dada para esse número de alunos? qual o critério para escolha do número?

Realmente o ministerio da educação cada vez se enterra mais....[xx(]

O que não consegui entender do teu tópico é se Esse "Numerus Clausus" é um número fixo. Ou se é variável conforme as caracteristicas do colégio...

Ou seja se um Colégio com 200M2 e 10 Professores tem o mesmop número que um colégio de 500M2 e 30 Professores...

E se há possibilidade de aumentar esse número, contratando mais profissionais.

Claro que acho bem que haja um limite de alunos de acordo com os funcionários e o espaço disponivel.
Pq se o concelho tem 100 alunos, e a escola fisicamente só suporta 80, mais vale ensinar bem 80 e arranjar maneira de os 20 irem para outro lado que ensinar mal 100...

Bem.... Nem sei por onde começar JCPR.

Mas a verdade é que conhecendo um Colégio nessas condições em Viseu. Não sei se foi uma boa decisão ou má. Eu explico porquê.

Se antes o colégio era privado e só frequentavam os alunos que os Pais queriam e podiam pagar. Hoje o Colégio continua a seleccionar esses mesmos alunos 'elitistas' sendo que agora quem paga é o estado. Não sei até que ponto é a realidade do colégio onde leccionas.

Neste caso foi um desperdicio de dinheiro. Em relação aos limites só posso concordar com limites se a estrutura não o permitir. De resto não percebo a limitação sendo a unica opção para esses alunos. ;)

Como é que o numerus clausus é determinado, não vos sei dizer. Mas sei que o numerus clausus imposto pelo ME é menor do que o nº de alunos que tinhamos o ano passado.

A grande maioria das turmas tinha/tem 20 alunos. Não é um problema de falta de espaço, funcionários ou docentes. Aliás os resultados dos alunos têm sido francamente positivos, mesmo naqueles que chegam ao colégio com nítidas dificuldades. O colégio orgulha-se de ter medidas e actividades especiais de recuperação de alunos em dificuldades.

Eu ainda sou novo por estas andanças, mas penso que o ministério paga ao colégio em função do nº de alunos, e esta é a única razão que vejo para a imposição de limites.

Renas,

O concelho do colégio onde dou aulas tem uma população com um nível de vida médio/baixo.

Também há, como em todo o lado, pessoas com mais posses, mas dos alunos que tive este ano, a maior parte teria algumas dificuldades em ir passar férias fora de casa, para teres noção do nível de rendimentos. Apreciando por alto, eu diria que a grande maioria dos meus alunos provinha de agregados familiares com rendimentos mensais próximos dos 250-300€ per capita.

citação:Originalmente colocada por jcpr

Renas,

O conselho do colégio onde dou aulas tem uma população com um nível de vida médio/baixo.

Também há, como em todo o lado, pessoas com mais posses, mas dos alunos que tive este ano, a maior parte teria algumas dificuldades em ir passar férias fora de casa, para teres noção do nível de rendimentos. Apreciando por alto, eu diria que a grande maioria dos meus alunos provinha de agregados familiares com rendimentos mensais próximos dos 250-300€ per capita.

O Colégio já existia antes de aceitar alunos do publico?

Que aconteceu aos privados se foi este o caso?

O problema é o finaciamento...

Antes o ME financiava por aluno e os colégios enchiam as salas de alunos, para receberem mas €... Mesmo tendo, por exemplo, autorização para 25 alunos enchiam a sala com 40 alunos para receber mais €.

Por isso, o ME, e bem, fixou um n.º limite.

O problema é que o financiamento aos colégios privados já não tem razão de ser.

Porque se antigamente o colégio privado permitia levar o ensino onde o ME tinha dificuldades em chegar, nos dias de hoje, com os transportes municipais pagos, já não existe a necessidade de colégios privados desta natureza.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

20 alunos por turam é um luxo...

Eu sempre andei em escolas públicas e eram 30 a 40 alunos....
tambem eu, desque que me lembre que sempre eramos muitos e que no inicio do ano tinham que se buscar novas mesas e cadeiras para estarmos lá todos!

citação:Originalmente colocada por zerorpm

O problema é o finaciamento...

Antes o ME financiava por aluno e os colégios enchiam as salas de alunos, para receberem mas €... Mesmo tendo, por exemplo, autorização para 25 alunos enchiam a sala com 40 alunos para receber mais €.

Por isso, o ME, e bem, fixou um n.º limite.

Não é o caso. As turmas, como referi eram de cerca de 20 alunos.

citação:Originalmente colocada por Renas

citação:Originalmente colocada por jcpr

Renas,

O conselho do colégio onde dou aulas tem uma população com um nível de vida médio/baixo.

O Colégio já existia antes de aceitar alunos do publico?

Que aconteceu aos privados se foi este o caso?

Eu não conheço bem a história do colégio[8)], mas o colégio já existe lá há muito tempo. Penso que nunca existiu uma secundária pública no concelho.

1º acho incrivel haver colegios financiados pelo estado... andam uns em escolas a cair de podre e sem material nenhum, e outros em colegios todos equipados com o estado a pagar balurdios...

2º o numero de alunos na tua escola vai baixar ou aumentar?

Olha que já fizeram um estudo e o custo por aluno num colégio é quase igual ao das escolas públicas. Os professores ganham menos no privado.

citação:Originalmente colocada por zerorpm

O problema é que o financiamento aos colégios privados já não tem razão de ser.

Porque se antigamente o colégio privado permitia levar o ensino onde o ME tinha dificuldades em chegar, nos dias de hoje, com os transportes municipais pagos, já não existe a necessidade de colégios privados desta natureza.

A diferença de condições, resultados nos exames nacionais, e o facto de não haver outra escola secundária no concelho, faz-me crer que fazem falta é mais colégios desta natureza.

Recuso-me a pensar a educação como uma questão de nºs. E neste caso é isso precisamente que está a ser feito.

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

1º acho incrivel haver colegios financiados pelo estado... andam uns em escolas a cair de podre e sem material nenhum, e outros em colegios todos equipados com o estado a pagar balurdios...

2º o numero de alunos na tua escola vai baixar ou aumentar?

1º - A solução passa por todos em escolas a cair de podres, ao mesmo preço?

2º - Vai diminuir de forma imposta. A escola tem condições para mais alunos.

a solução passa por uns não serem mais que os outros... tu estás a defender que é justo haver uns priveligiados que andam em colégios caros sem pagar, enquanto outros não têm condições?

já agora, a ecsola não poderá aceitar mais alunos... PAGANTES?

Voltar
Superior