Novo metro superfície loures - odivelas

Ccorreia

Well-known member
Sem perceber nada tecnicamente, mas olhando para a linha em C apresentada (e aprovada?)
Qual o sentido da linha de metro subir tanto até ao hospital desde odivelas
E depois do outro lado ir até ao centro do infantado?

Não fazia mais sentido uma linha +/- paralela à autoestrada com 3 ou 4 paragens (Odivelas, Póvoa, santo António e loures) e pontos de estacionamento perto?
Qual a vantagem de uma minha em C, que num lado demora 22min (Odivelas infantado)
E noutro cerca de 12 (ou 18, não tenho a certeza) Odivelas hospital

O interesse da linha é transportar passageiros para o metro de Lisboa.
Ter uma estação a passar no hospital e no centro comercial faz sentido para os comuns utilizadores de metro de superficie (gente que não tem carro).

gjcf2gefszcm.png

Eu não tenho uma opinião isenta porque poderei vir a beneficiar deste novo meio de transporte, mas a explicação é simples e vai na linha do que o karma escreveu: vai servir populações completamente distintas!
A minha dúvida é outra: porque não a fizeram circular, ou seja, ligando o hospital a Loures?

PS: na linha que vai de Odivelas, Póvoa... por aí adiante é complicado fazer parques de estacionamento porque há falta de espaço e, em tempos recentes, eram zonas que inundavam frequentemente...

a IC22 já cobre a ramada e o hospital e ligação à CRIL/CREL/e A8
e o caminho pelo infantado dentro não sei qual o sentido,
não deveria ficar no loureshopping ou no parque da cidade loures ?
as pessoas de mafra, malveira, etc ao deixar os carros onde ?

(nota o hospital fica a uma altitude muito mais elevada face ao resto do caminho, pelo que fazer 1 linha circular era quase impossível, mas ao menos fazia mais sentido)

ter 1 metro do infantado a odivelas que demora 22min .... ?

a IC22 já cobre a ramada e o hospital e ligação à CRIL/CREL/e A8
e o caminho pelo infantado dentro não sei qual o sentido,
não deveria ficar no loureshopping ou no parque da cidade loures ?
as pessoas de mafra, malveira, etc ao deixar os carros onde ?

(nota o hospital fica a uma altitude muito mais elevada face ao resto do caminho, pelo que fazer 1 linha circular era quase impossível, mas ao menos fazia mais sentido)

ter 1 metro do infantado a odivelas que demora 22min .... ?

O que eu acho é que há ali estações demasiado próximas em alguns locais.

O interesse da linha é transportar passageiros para o metro de Lisboa.
Ter uma estação a passar no hospital e no centro comercial faz sentido para os comuns utilizadores de metro de superficie (gente que não tem carro).

gjcf2gefszcm.png

a extensao para dentro do infantado acho não faz sentido
deveria ficar ali perto do loureshopping ou parque da cidade de loures (sem necessidade atravessar a autoestrada) com acessos directos nos 2 sentidos pela Autoestrada e 1 parque de estacionamento de cada lado da ponte
e deveria tambem ter menos estações até odivelas

do outro lado o acesso à ramada + bons dias, obriga a subir imenso, e depois vai ligar a uma zona "deserta" perto do hospital

NOTA: ainda bem que fazem este projecto, que está prometido desde 1900 e tal
e nada tem a ver com politica ou cores

apenas acho que os dinheiros públicos tem de ser gastos numa perspectiva útil, AQUI e em TODO o lado
no meu caso, o trajecto atual conhecido até me é favorável, pois vou demorar 2 a 3 minutos a pé até ao metro

mas devia-se pensar tambem nas estradas existentes, IC, IP, CRIL e CREL, etc. na rede de autocarros existente nesta zona
e em locais de paragem/transbordo
e nem toda a gente pode ter 1 paragem à porta

Última edição:
a extensao para dentro do infantado acho não faz sentido
deveria ficar ali perto do loureshopping ou parque da cidade de loures (sem necessidade atravessar a autoestrada) com acessos directos nos 2 sentidos pela Autoestrada e 1 parque de estacionamento de cada lado da ponte
e deveria tambem ter menos estações até odivelas

do outro lado o acesso à ramada + bons dias, obriga a subir imenso, e depois vai ligar a uma zona "deserta" perto do hospital

Essa zona deserta facilmente se enche de prédios.

2 estações "dentro" do Infantado mais uma no shopping? Só pode ser para rir [:)]
Qual será o custo dessas 2 estações em particular? O resto da linha nao posso opinar porque nao conheço assim tao bem as zonas mas isso é só ridiculo

De Odivelas até Loures, nas zonas mais junto à Nacional 8, as casas têm vindo (discretamente) a aumentar de preço desde o inicio de 2021! Os T2 a 129K passaram a 135K/137K...agora valorizaram mais uns trocos com esta ajuda do metro!

A vantagem dessas estações no Infantado é a quantidade de gente que lá mora que poderá ir para o metro sem precisar de usar carro. Digo eu...

Voltar
Superior