"Nova" multa passado um ano

Como eu disse, isto foi uma multa MUITO forcada, nao queria estar a contar o que aconteceu porque como e' obvio nao vale a pena agora mas aqui vai:

Tive num cafe antes de ir para casa, bebi uns copos antes de sair e fui logo para casa (moro a 15 min do cafe), depois de sair do cafe sou mandado parar, a policia esteve uma hora cmg la antes de fazer o teste de alcool: Deram a volta ao carro varias vezes a ver tudo; Pediram-me o colete e triangulo e nao sei que, ainda reclamaram que o colete nao era homolgado mas afinal era. Tiveram nao sei quantos minutos so' a olhar para os meus documentos e o do carro. Depois ainda fiquei um tempo parado a' espera de nao sei que. No fim disto tudo passado e' que me vao fazer o teste de alcool. Faco o primeiro teste. 0.50 g/l. Estavam dois agentes, um deles diz "o rapaz nao tem nada deixe-o ir" e o outro diz "nao, nao, temos de fazer o teste mais uma vez", o segundo teste acusa 0.55 ou algo do genero, depois disso ele diz "isto esta a subir vai ter que levar multa". Eu estava a pouco mais de 10 min de casa, se foi preciso 1 hora para o teste dar 0.5g/l entao eu NUNCA conduzi em contra ordenacao. Depois disso tive de estar prai 45min a' espera para a maquina para fazer o teste final estar disponivel. Deu 0.66g/l o teste final. Isto ja no fim da "operacao" deles. No fim antes de eu ir embora vem o "chefe" deles e pergunta aos policias: Como estamos em termos de "autos"? E um responde "temos 4, um para cada um", e ele "estao esta bom". Por isso nao me venham com licoes de mortal de isto ou aquilo.

Eu sei que fui burro porque fui um pouco chone e deixei andar e nao sei que, por isso sinceramente acho que nao preciso de licoes de moral porque nunca fiz nada para merecer o que me aconteceu. Quem anda a chuva molha-se, quem anda ao sol queima-se.

Obrigado mais uma vez

O que está a negrito não faz o mínimo de sentido.

Deceii, desde que o primeiro teste acuse 0,5 ou mais, é obrigatório ir efetuar o teste do álcool num de maior precisão que emita talão. Dado que o fierce estava na fase ascendente, isso levou a que ele fosse naturalmente autuado.

Só podes acusar até 0,49 gramas por litro de sangue. Com este valor para quê um segundo teste ?

ANEXO
REGULAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DA CONDUÇÃO SOB INFLUÊNCIA DO ÁLCOOL OU DE SUBSTÂNCIAS PSICOTRÓPICAS
CAPÍTULO I
Avaliação do estado de influenciado pelo álcool
Artigo 1.º
Detecção e quantificação da taxa de álcool
1 - A presença de álcool no sangue é indiciada por meio de teste no ar expirado, efectuado em analisador qualitativo.
2 - A quantificação da taxa de álcool no sangue é feita por teste no ar expirado, efectuado em analisador quantitativo, ou por análise de sangue.
3 - A análise de sangue é efectuada quando não for possível realizar o teste em analisador quantitativo.
Artigo 2.º
Método de fiscalização
1 - Quando o teste realizado em analisador qualitativo indicie a presença de álcool no sangue, o examinando é submetido a novo teste, a realizar em analisador quantitativo, devendo, sempre que possível, o intervalo entre os dois testes não ser superior a trinta minutos.
2 - Para efeitos do disposto no número anterior, o agente da entidade fiscalizadora acompanha o examinando ao local em que o teste possa ser efectuado, assegurando o seu transporte, quando necessário.
3 - Sempre que para o transporte referido no número anterior não seja possível utilizar o veículo da entidade fiscalizadora, esta solicita a colaboração de entidade transportadora licenciada ou autorizada para o efeito.
4 - O pagamento do transporte referido no número anterior é da responsabilidade da entidade fiscalizadora, sem prejuízo do disposto no n.º 3 do artigo 158.º do Código da Estrada.

E não há aquela situação que nos primeiros 15 min é que acusa maior taxa de alcoolemia? Sabendo que o álcool demora 12h a sair da corrente sanguinea...

E não há aquela situação que nos primeiros 15 min é que acusa maior taxa de alcoolemia? Sabendo que o álcool demora 12h a sair da corrente sanguinea...

Não, isso é se tiveres bebido há pouco tempo, podes ter restos da bebida na boca e soprares uma quantidade de álcool que depois não vai corresponder à que foi de facto ingerida. E o álcool pode demorar bem mais de 12h a sair da corrente sanguínea. Depende da quantidade, mas um homem adulto sem problemas de metabolismo perde, em média, 0,1g/l por hora. Ou seja, alguém com 1,0, já pode conduzir cerca de 5~6 horas depois. Mas alguém com 2,0, só poderá mais de 15h depois. No caso das mulheres, o tempo pode ser superior. Isto em termos práticos, quer dizer que se apanharem uma "bebedeira monumental", na manhã seguinte podem ainda ter excesso de álcool. [;)]

Rematando, o user Fierce deve enviar carta registada à ANSR a denunciar o valor desta nova notificação, uma vez que pagou 250€ para reaver os documentos, embora fora do prazo de 15 dias úteis e solicitar que apenas seja paga a diferença entre os 250 e os 400 da agravante. Em relação à inibição de conduzir ,mesmo em contra-ordenações graves em que o infractor é primário, a ANSR está a aplicar a inibição efetiva pelo mínimo.Neste caso só lhe resta intentar uma acção em trribunal.

Rematando, o user Fierce deve enviar carta registada à ANSR a denunciar o valor desta nova notificação, uma vez que pagou 250€ para reaver os documentos, embora fora do prazo de 15 dias úteis e solicitar que apenas seja paga a diferença entre os 250 e os 400 da agravante. Em relação à inibição de conduzir ,mesmo em contra-ordenações graves em que o infractor é primário, a ANSR está a aplicar a inibição efetiva pelo mínimo.Neste caso só lhe resta intentar uma acção em trribunal.

Informação relevante, rucsantos.
Mas referes-te a toda a infracção rodoviária ou apenas às relativas ao álcool?

Se for a primeira grave, penso que vai levar com meio ano de pena suspensa, ou então há sempe a hipótese da prestação de caução de boa conduta.. e de qualquer uma das formas vai ter de ter juizinho porque senão era uma vez a carta (e o dinheiro no caso de prestar caução, o mínimo são 500 euros)

Já se for reincidente, na minha opinião nem vale a pena tentar o recurso, tendo em conta que é de álcool, vai ser daquelas sem perdão possível, e acaba a pagar custas de tribunal para além do que já pagou.

So' um aparte. Eu nao percebo porque batem na mesma tecla do "bem merecido" etc.. como eu disse eu nunca iria conduzir com uma taxa superior a 0.5g/l tal como disse estava a 10 min de casa, e so' uma hora depois de me terem mandado parar acusou 0.5g/l e so' duas horas depois. E eu sei de consciencia que houve varias "regras" infrigidas pelos agentes quando apanhei essa multa. Eu sei que se na altura tivesse reclamado/ido a tribunal nunca a teria apanhado mas pronto deixei andar, nao fiz nada, fui burro e agora ja' nao ha nada a fazer. Uma delas ainda agora aqui foi referida:
"1 - Quando o teste realizado em analisador qualitativo indicie a presença de álcool no sangue, o examinando é submetido a novo teste, a realizar em analisador quantitativo, devendo, sempre que possível, o intervalo entre os dois testes não ser superior a trinta minutos. "
Estive entre 45min a 1 hora para realizar esse segundo teste.
1 - Quando o teste realizado em analisador qualitativo indicie a presença de álcool no sangue, o examinando é submetido a novo teste, a realizar em analisador quantitativo, devendo, sempre que possível, o intervalo entre os dois testes não ser superior a trinta minutos. - See more at: http://forum.autohoje.com/road-book/127525-nova-multa-passado-um-ano.html#post1067878911

Mas falando do que interessa, o que me assusta em ir a tribunal e' os custos, do advogado do tribunal e isso tudo, eu sempre tive ideia de isso serem montantes astronomicos.
Se for perdoado pago o mesmo que se nao de custas do tribunal e isso?
Se pagar essa caucao de 500 euros e' para alem dos 400?
Acham que e' possivel ser perdoado?
Para quem nao leu anteriormente sao 7 anos de carta e essa foi a unica multa que apanhei. Nem mesmo uma de estancionamento.

Voces falam de falar que ja paguei os 250 (ou 350 ja nao me lembro), sera que isso e' reduzido ou sera que os 400 e' para alem disso? E da' no total 750?

Obrigado mais uma vez e desculpem o incomodo.

So' um aparte. Eu nao percebo porque batem na mesma tecla do "bem merecido" etc.. como eu disse eu nunca iria conduzir com uma taxa superior a 0.5g/l tal como disse estava a 10 min de casa, e so' uma hora depois de me terem mandado parar acusou 0.5g/l e so' duas horas depois. E eu sei de consciencia que houve varias "regras" infrigidas pelos agentes quando apanhei essa multa.

Fierce, não batas nesta tecla. Então bebes mais que a conta e vens com a desculpa que estavas a 10 minutos de casa? Se bem me lembro, no código não diz, que se pode beber o que quiser, desde que se fique dentro do período em que ainda não acusa no teste do balão.

O que tu não sabes (presumo pelo teu discurso), é que o álcool é quase de imediato absorvido assim que o bebes e os efeitos são muito mais rápidos a aparecer, do que a % de álcool no sangue a subir. Portanto, efectivamente, cometeste uma infracção, e por ser deste tipo não costuma ser perdoável (com certeza não bebeste só uma jola, certo?).

Repito, só tu é que tens a culpa de teres bebido e ires conduzir de seguida. Não há volta a dar, nem que estejas a 10 minutos de casa.

Quanto ao resto não te sei ajudar.

So' um aparte. Eu nao percebo porque batem na mesma tecla do "bem merecido" etc.. como eu disse eu nunca iria conduzir com uma taxa superior a 0.5g/l tal como disse estava a 10 min de casa, e so' uma hora depois de me terem mandado parar acusou 0.5g/l e so' duas horas depois. E eu sei de consciencia que houve varias "regras" infrigidas pelos agentes quando apanhei essa multa. Eu sei que se na altura tivesse reclamado/ido a tribunal nunca a teria apanhado mas pronto deixei andar, nao fiz nada, fui burro e agora ja' nao ha nada a fazer. Uma delas ainda agora aqui foi referida:
"1 - Quando o teste realizado em analisador qualitativo indicie a presença de álcool no sangue, o examinando é submetido a novo teste, a realizar em analisador quantitativo, devendo, sempre que possível, o intervalo entre os dois testes não ser superior a trinta minutos. "
1 - Quando o teste realizado em analisador qualitativo indicie a presença de álcool no sangue, o examinando é submetido a novo teste, a realizar em analisador quantitativo, devendo, sempre que possível, o intervalo entre os dois testes não ser superior a trinta minutos. - See more at: http://forum.autohoje.com/road-book/127525-nova-multa-passado-um-ano.html#post1067878911

Mas falando do que interessa, o que me assusta em ir a tribunal e' os custos, do advogado do tribunal e isso tudo, eu sempre tive ideia de isso serem montantes astronomicos.
Para quem nao leu anteriormente sao 7 anos de carta e essa foi a unica multa que apanhei. Nem mesmo uma de estancionamento.

Voces falam de falar que ja paguei os 250 (ou 350 ja nao me lembro), sera que isso e' reduzido ou sera que os 400 e' para alem disso? E da' no total 750?

O que ainda não percebeste é que ao primeiro teste já estavas em infracção, e por isso, sujeito a coima. A partir do primeiro teste a autoridade teria de fazer sempre um segundo teste e o resultado só poderia ter dois desfechos, ou o valor subia ou descia. No teu caso, estando a subir, tanto faz esperar meia hora como uma hora. Mas caso estivesse a descer, o maior tempo de espera poderia ter-te beneficiado no teste final.

Em suma, bebeste álcool que fez atingir o limite legal (e ultrapassar) de 0,5gr/l e queres dar a desculpa que estavas a 10 minutos de casa?

Em 10 minutos faço uns 15-20kms...

Na altura em que foste autuado , tinhas 15 dias úteis para fazer 3 coisas, pagar pelo mínimo, impugnar o auto e requerer a suspensão da inibição de conduzir.
Como nada fizeste, a ANSR , dentro do prazo dos 2 anos , enviou a notificação com a decisão administrativa de " condenação" mas, devido a um erro administrativo( algo comum), veio a decisão de agravar uma coima que já estaria paga fora do prazo dos 15 dias. É aqui que deves reclamar do montante a mais que te querem cobrar. Em relação à inibição de conduzir , só recorrendo ao tribunal é que talvez se consiga reverter uma inibição por outra coisa.

Se pudesses colocar aqui a notificação da ANSR omitindo os teus dados pessoais , dava para analisar melhor a coisa .

Na altura em que foste autuado , tinhas 15 dias úteis para fazer 3 coisas, pagar pelo mínimo, impugnar o auto e requerer a suspensão da inibição de conduzir.
Como nada fizeste, a ANSR , dentro do prazo dos 2 anos , enviou a notificação com a decisão administrativa de " condenação" mas, devido a um erro administrativo( algo comum), veio a decisão de agravar uma coima que já estaria paga fora do prazo dos 15 dias. É aqui que deves reclamar do montante a mais que te querem cobrar. Em relação à inibição de conduzir , só recorrendo ao tribunal é que talvez se consiga reverter uma inibição por outra coisa.

Se pudesses colocar aqui a notificação da ANSR omitindo os teus dados pessoais , dava para analisar melhor a coisa .

Obrigado pela ajuda.

Meto em anexo a carta que recebi.

Quer dizer entao que aos 427.50e deve ser retirado o valor que ja paguei?
A folha numero 2 fala la' de "o tribunal pode decidir a impugnacao..." e nao sei que mais, que quer dizer isso?
Acham que vale a pena ir a tribunal para tentar que "perdoem" a inibicao?
Visto que tenho um ou dois dias, posso tratar de alguma coisa por telefone? Tenho de ir a algum lado? Da' para tratar por email?
Devo fazer ja o pagamento todo? Ou posso fazer um pagamento dos 427.50 MENOS o que ja' paguei?

Eu acho que ja falei disso aqui mas, tenho dois amigos meus que tiveram uma situacao praticamente igual a' minha, mesma multa por alcool (grave), nao comunicaram nada durante os 15 dias, um pagou durante os 6 meses, um deles inclusive so pagou depois dos 6 meses passarem. E nenhum deles recebou nada disto. Sera' que vao a receber? E se nunca reberem?

Obrigado mais uma vez.

Última edição:
Obrigado pela ajuda.

Meto em anexo a carta que recebi.

Quer dizer entao que aos 427.50e deve ser retirado o valor que ja paguei?
A folha numero 2 fala la' de "o tribunal pode decidir a impugnacao..." e nao sei que mais, que quer dizer isso?
Acham que vale a pena ir a tribunal para tentar que "perdoem" a inibicao?
Visto que tenho um ou dois dias, posso tratar de alguma coisa por telefone? Tenho de ir a algum lado? Da' para tratar por email?
Devo fazer ja o pagamento todo? Ou posso fazer um pagamento dos 427.50 MENOS o que ja' paguei?

Eu acho que ja falei disso aqui mas, tenho dois amigos meus que tiveram uma situacao praticamente igual a' minha, mesma multa por alcool (grave), nao comunicaram nada durante os 15 dias, um pagou durante os 6 meses, um deles inclusive so pagou depois dos 6 meses passarem. E nenhum deles recebou nada disto. Sera' que vao a receber? E se nunca reberem?

Obrigado mais uma vez.

Impugna o valor da coima para a ANSR com a prova de que pagaste os 250 €, pois ela estará a alegar que nada pagaste. Em relação à carta ,é como está descriot na notificação, tribunal é a última possibilidade senão, acartas com as consequências que daí possam advir.
Quanto aos teus colegas, poderá ser uma lotaria , podem vir a receber ou não. se passarem dois anos sob a prática do fato e nada chegar ardeu.

De facto, pelas folhas, o valor de 375€ está incorreto. Só deverias pagar o de 52€ pelas custas. E sim, ou metes dinheiro num advogado, ou tens mesmo que entregar a carta durante 30 dias, sob pena do crime de desobediência.

É impressão minha ou a data limite de pagamento já passou? 16-10-2013? Hora fazendo as contas é meio ano.
Será que já não estará um processo de desobediência a decorrer entretanto?

Eu acho que ja falei disso aqui mas, tenho dois amigos meus que tiveram uma situacao praticamente igual a' minha, mesma multa por alcool (grave), nao comunicaram nada durante os 15 dias, um pagou durante os 6 meses, um deles inclusive so pagou depois dos 6 meses passarem. E nenhum deles recebou nada disto. Sera' que vao a receber? E se nunca reberem? - See more at: http://forum.autohoje.com/road-book/127525-nova-multa-passado-um-ano-2.html#sthash.NkfJi4R9.dpuf

Em relação aos colegas, são processos diferentes, não podes tentar encontrar paralelismos, nem tentar justificar o teu caso com o deles.

Edit: Reparei que a data de emissão do documento é superior... bem que grande confusão!

Última edição:
Voltar
Superior