Nível do óleo acima do máximo

De facto, os locais que me têm feito isto são oficinas da própria marca:sh)

estás a bater na mesma tecla, que oficinas oficiais fazem isso? se fazem que costumas ir vai lá falar com o chefe da oficina e pergunta se tem conhecimento disso, se fazem isso é por mera incompetencia.

cumprts

Como vês não sou o único a dizer que nas oficinas de marca costumam colocar sempre óleo a mais.
Arranja-me é alguém que diga o contrário!
Vou-te enumerar as oficinas de marca onde sei por experiência própria que colocaram sempre óleo a mais: Ford, Land Rover, VW, antiga Rover, Opel e Seat... estas sempre colocaram óleo a mais... por isso acho coincidência a mais haver mecânicos a fazerem asneiras! Não achas?

Já aqui houve um tópico a falar sobre isso, e não existe problema em ter óleo a mais, aliás... isso até é norma nas oficinas eles colocarem sempre óleo a mais.
De resto basta pensar no seguinte, o óleo que se coloca não vai directamente para onde interessa, senão o que dizer do óleo no nível minimo? Teria menos pressão dentro do motor? Pois... [;)]
ja so falta dizer que trabalhas numa oficina e fazes reparacao de motores[:D]

nao e por a maioria dos mecanicos ser otario e colocar oleo a mais, que isso passa a ser benefico.
Como vês não sou o único a dizer que nas oficinas de marca costumam colocar sempre óleo a mais.
Arranja-me é alguém que diga o contrário!
eu arrisco mesmo dizer que nao ha NENHUMA OFICINA COMPETENTE que ponha oleo a mais num carro. seja onde for.
ha muita gente incompetente por ai, e pelos vistos adeptos nao faltam.

ja so falta dizer que trabalhas numa oficina e fazes reparacao de motores[:D]

nao e por a maioria dos mecanicos ser otario e colocar oleo a mais, que isso passa a ser benefico.

eu arrisco mesmo dizer que nao ha NENHUMA OFICINA COMPETENTE que ponha oleo a mais num carro. seja onde for.
ha muita gente incompetente por ai, e pelos vistos adeptos nao faltam.

[:D] mas repara no seguinte, cerca de 200 /250 ml a mais além do nível máximo não será prejudicial ao motor, mas se fosse 250 ml abaixo do nível minimo aí sim seria certamente prejudicial para com o motor.
E acredita que bastantes oficinas de marca colocam sempre óleo a mais dentro do motor, sendo esse mais com um significado de pouco mais.
Outra coisa que me lembrei, nas caracteristicas do motor vem lá dizendo o quanto leva o motor em óleo, será que eles na oficina não se regulam por isso?

mas o que interessa serem TODAS as oficinas de marca a porem oleo a mais?
ate podiam ser TODAS as oficinas do mundo a porem oleo a mais! nao e isso que torna essa opcao uma opcao minimamente inteligente.

qualquer fabricante poe no manual de instruccoes que nao se deve por oleo a mais...NEM A MENOS! ah pois...e mesmo entre o maximo e o minimo que se deve andar. nem mais...nem menos.

Outra coisa que me lembrei, nas caracteristicas do motor vem lá dizendo o quanto leva o motor em óleo, será que eles na oficina não se regulam por isso?
nas oficinas competentes, isso da uma ideia da quantidade de oleo necessaria. no entanto o mecanico que poe o oleo verifica sempre quando esta ao nivel e, quando o atinge, para de por oleo e vai a sua vida.

nas outras, sendo maioria ou nao, desconheco. ate prefiro nunca vir a conhecer quais os metodos de medicao de nivel de oleo que usam....ESCOLHO nao usar oficinas dessas.

epah oh diamond, estas sempre a voltar a insistir na mma coisa, oleo a mais e oleo a menos n é correcto, o ideal é estar entre o maximo e o minimo tipo 1mm abaixo do maximo e 1 acima do minimo, oleo a mais é prejuducial pelas razoes q foram enumeradas e a menos igual , tanto no motor como na caixa de velocidades, exprimentar meter valvulina a mais numa caixa de velocidades e começas a ver a valvulina a sair por onde pode, com o oleo do motor a mma coisa,a pressão dentro do motor é maior, logo o oleo vai sair por onde pode, retentores, vedantes, camara de combustao negras, valvulas negras, segmentos fanados. claro q quanto maior for a quantidade pior vai ser a factura, tanto a mais como a menos, o prob é q se tiver a menos o carro dá sinal da falta dele, a mais n dá.

se continuas com duvidas a proxima vÊs q fores a essas oficinas de marca pergunta ao chefe da oficina se é normal fazerem isso, e onde ele leu que isso se pode fazer.

cumprts

qual e o perigo de ter oleo estrictamente entre o minimo e o maximo?

e que, para haver tanta gente a colocar oleo acima do maximo, tem que haver uma razao bastante fundamental para nao se colocar o oleo ao nivel maximo (a nivel, nao acima)

eu so encontro uma: incompetencia! a prova esta num manual de um qqr carro perto de si[:D]

Então vamos lá aos aspectos técnicos da questão:

Cárter húmido

Este tipo de cárter, o mais frequente em veículos de série, tem uma dimensão adequada (quatro a seis litros) para conter todo o óleo de lubrificação. Na sua superfície inferior possui uma tampa de rosca através da qual é possível esvaziar todo o seu conteúdo.
O óleo aqui armazenado é colocado em circulação através da bomba de óleo que o espalha nas zonas móveis do motor. Dos cilindros e dos apoios da cambota cai novamente para o cárter e volta a ser disperso num ciclo sucessivo.

Quando o óleo está num nível reduzido, e no caso de curvas a alta velocidade ou travagens bruscas, o óleo pode-se deslocar ao longo do cárter por acção da força centrífuga ou da inércia deixando as entradas dos tubos de aspiração para a bomba de óleo descobertas impedindo esta de o fazer chegar aos locais adequados e podendo provocar graves danos ao motor.

O cárter inferior é uma espécie de tabuleiro no qual cai o óleo de lubrificação que é espalhado nas áreas móveis do motor.

Resumindo, o cartér tem um certo limite de capacidade para armazenar o óleo, que não será certamente o correspondente ao nível máximo na vareta.
Depois a questão dos mecânicos colocarem óleo a mais sem saber o que estão a fazer, eu não iria por aí, certamente saberão o que estão a fazer, pois senão teremos de colocar em dúvida todo e qualquer serviço feito por eles no nosso carro, e isso não seria nada bom. [:D][;)]

Ps: agora só vale com aspectos técnicos, nada de ouvi dizer, falou-se, fulano tal disse... etc... [:)]

[:D]
realmente os fabricantes nao percebem nada de automoveis[:D]

Depois a questão dos mecânicos colocarem óleo a mais sem saber o que estão a fazer, eu não iria por aí, certamente saberão o que estão a fazer, pois senão teremos de colocar em dúvida todo e qualquer serviço feito por eles no nosso carro, e isso não seria nada bom.
eu prefiro confiar em burros assumidos, isto e, construtores de automoveis, que em mecanicos "experientes" em stands pomposos com uma legiao de fans bem grande.

REVOLUCAO NA INDUSTRIA AUTOMOVEL

Um utilizador de um forum bastante popular conseguiu provar hoje que os fabricantes de automoveis nao percebem nada do assunto.
A GM, em conjunto com a Toyota, Grupo VW e Grupo Daimler-Chrysler ja anunciaram despedimentos em massa de todos os seus quadros tecnicos.
Espera-se que a Ford siga os mesmos passos nas proximas horas.
Fontes proximas da Lada sugerem que o user em causa ja recebeu uma proposta milionaria para aplicar as suas teorias revolucionarias, numa situacao muito parecida a ocorrida o ano passado quando um user do mesmo forum afirmou que os carros RWD fazem cavalo ao arrancar em subida, quando chove.

In Correio das 7 da manha

Eliselotus, gostei dessa resposta ao diamond :P isso é q é acordar bem disposto.

oh diamond onde é q no meio disso td q escreves-te esta escrito que não tem mal meter oleo a mais? razoes tecnicas ja foram ditas, os construtores dizem isso,manuais de mecanica, .... só tu e os mecanicos onde tu vais que fazem isso e q certamente sabem que fazem mal é q têm essa teoria do oleo a mais n ser prejudicial.

[:D]
Fontes proximas da Lada sugerem que o user em causa ja recebeu uma proposta milionaria para aplicar as suas teorias revolucionarias, numa situacao muito parecida a ocorrida o ano passado quando um user do mesmo forum afirmou que os carros RWD fazem cavalo ao arrancar em subida, quando chove.

In Correio das 7 da manha
Que mauzinho [:)] [:)]

O nível do óleo depende de muita coisa, da temperatura do motor, do tempo que o motor esta parado, etc. assim sendo, a quando da muda o mecânico pode tê-lo deixado no máximo, e depois por o óleo estar todo no cárter ou por o motor estar quente levando á expansão do óleo este pode ter subido de nível. Há ainda alguns carros em que esta situação é mais frequente que em outros. Lembro-me assim de repente dos anteriores Mercedes A tinhamos que por o nivel quase no minimo, caso contrario depois de uns minutos em funcionamento o CB indicava oleo em excesso.

O nível do óleo depende de muita coisa, da temperatura do motor, do tempo que o motor esta parado, etc. assim sendo, a quando da muda o mecânico pode tê-lo deixado no máximo, e depois por o óleo estar todo no cárter ou por o motor estar quente levando á expansão do óleo este pode ter subido de nível. Há ainda alguns carros em que esta situação é mais frequente que em outros. Lembro-me assim de repente dos anteriores Mercedes A tinhamos que por o nivel quase no minimo, caso contrario depois de uns minutos em funcionamento o CB indicava oleo em excesso.

Hum, tenta ler este tópico na pág 1. Talvez consigas alucidar-nos sobre uma dúvida. [;)]
A dúvida existencial era a seguinte: O nível máximo na vareta corresponde ao nível máximo da capacidade de um carter?

Hum, tenta ler este tópico na pág 1. Talvez consigas alucidar-nos sobre uma dúvida. [;)]
A dúvida existencial era a seguinte: O nível máximo na vareta corresponde ao nível máximo da capacidade de um carter?
Como anteriormente já tinha referido, o nível de óleo lido na vareta depende de vários factores. Por isso pode não corresponder á capacidade máxima do cárter.
Por exemplo...acabas agora mesmo de mudar o óleo...não está no máximo....vais dar 1 volta de carro e vais novamente ver o nível....surpresa está acima do máximo.....porque o motor esta quente e o óleo expandiu....isto varia obviamente de carro para carro e de óleo para óleo.

Última edição:
o oleo expandiu-se? alto lá que o oleo n altera o seu volume, se tem oleo a mais é o oleo que estava no bloco q pode ter escorrido. ja agr quando se muda o oleo de um carro, convem q seja com o motor quente quanto mais melhor para escorrer o maximo de oleo possivel.

ja agr capacidade maxima do carter é diferente de capacidade maxima recomendavel no veículo. pois podes meter praí amis 2litros de oleo no carter que ele aceita-o td, ja agr se carros como esse mercedes acontece isso os mecanicos q por la trabalham têm q conhecer os motores em questao para mudar correctamente o oleo.

Voltar
Superior