Nível do óleo acima do máximo

FilipeBraga

New member
Porque é que muitos mecânicos deixam o óleo do motor acima do nível?:sh)

Eu penso que se for ligeiramente não há perigo, agora imaginemos, um carro que leva 3.5 litros até ao máximo, se levar 4 é muito prejudicial?

Thanks

É melhor tirares. Se os carros têm um limite de oleo deve ser cumprido! Tirar é que vai ser pior mas com uma mangueira tiras isso...[;)]

Penso que é prejudicial. Não sei explicar porquê. O meu mecanico fazia-me isso sem querer, quando notei pedi lhe para meter menos, nem que fique um pouco abaixo do máximo, prefiro!

Abraço

é pior ter oleo a mais porque a pressão dentro do bloco vai ser maior, principalmente a alta rotação e vai ser prejudicial para muitos dos vedantes para os segmentos, para as juntas,... ou seja oleo a mais Não OBrigado

a conta pode n aparecer no fim de 1 ou 2 mudas, mas ao fim de mts kms pode dar valentes despesas.

mudar segmentos por exemplo é um balurdio, vedantes é o carro a babar-se por muitos sitios,...

Já aqui houve um tópico a falar sobre isso, e não existe problema em ter óleo a mais, aliás... isso até é norma nas oficinas eles colocarem sempre óleo a mais.
De resto basta pensar no seguinte, o óleo que se coloca não vai directamente para onde interessa, senão o que dizer do óleo no nível minimo? Teria menos pressão dentro do motor? Pois... [;)]

Já aqui houve um tópico a falar sobre isso, e não existe problema em ter óleo a mais, aliás... isso até é norma nas oficinas eles colocarem sempre óleo a mais.
De resto basta pensar no seguinte, o óleo que se coloca não vai directamente para onde interessa, senão o que dizer do óleo no nível minimo? Teria menos pressão dentro do motor? Pois... [;)]

amigo, se imaginares um motor como n deves estar a ver o oleo esta dentro do carter, e existe uma coisa no carro chamada cambota(veio de balanceiros) que é o q transmite a força ao volante do motor assim a falar por alto, imagina agr a cambota a rolar a 7000rpm , a bater no oleo axas q n faz alguma pressao? agr imagina esse oleo td a mandar-se para os pistons, agr imagina os segmentos ( os raspadores de oleo) q em vez de terem q raspar uma camada das camisas têm q raspar com elevadissimo oleo, axas q o tempo de vida deles vai ser o mesmo? já para não falar que mais oleo mais tempo a chegar à temperatura ideal de funcionamento, mais desgaste do motor, mais oleo, vedantes da cambota vão ao ar, possibilidade da junta do carter dar o badagaio, ... por isso mais oleo é tão mau como ter oleo a menos, se alguma vez vires numa oficina fazers isso posso-te dizer q o mecanico é mt burro, se tivers duvidas vai a alguma oficina conceituada e de marca e informa-te sobre o que os mecanicos (bons) dizem em relação de oleo a mais.

cumpts

já agr fica aqui um link para se percber melhor a situaçao q se passa no motor

http://karucar.sites.uol.com.br/motor.gif

já agora em relação a oleo a menos passa-se o contratrio as camisas n sao tao bem lubrificadas, o oleo aquece demasiado rapido e estraga-se mais rapido deviso a ser menos af azer o mmo trabalho, e em curvas e em algumas situaçoes a bomba de oleo se ficar seca vai ficar sem pressao nenhuma dentro do circuito de lubrificação e fica-se a um passo de gripar o motor.

Última edição:
Agora fiquei baralhado...

Se encontrares esse tópico, mete o link, sff[;)]

Já estive a procurar e também não encontrei, mas isso já foi no fórum antigo, provavelmente não existe neste.
Mas repara que estamos a falar de cerca de +- 250 ml de óleo a mais, não se trata de colocar lá 1 litro de óleo a mais, isso provavelmente já poderia causar danos no motor.

Agora fiquei baralhado...

Se encontrares esse tópico, mete o link, sff[;)]

Caro Filipe Braga, o óleo não deve nunca estar acima do máximo, principalmente no verão. Com o aumento da temperatura (principalmente a altas rpm) o óleo expande, se está em excesso a pressão no interior do cárter vai aumentar e consequentemente pode danificar retentores ou até começar a ser consumido pelo motor. Na última revisão do meu carro também colocaram óleo a mais, fui a uma oficina e "chuparam" um pouco do óleo com uma máquina, rápido, fácil e não cobraram nada! Penso que deve fazer o mesmo!

Já estive a procurar e também não encontrei, mas isso já foi no fórum antigo, provavelmente não existe neste.
Mas repara que estamos a falar de cerca de +- 250 ml de óleo a mais, não se trata de colocar lá 1 litro de óleo a mais, isso provavelmente já poderia causar danos no motor.

se existe um minimo e um maximo é para respeitar , senão n existia, e qq bom mecanico deixa sempre tipo 1 ou 2 mm abaixo do maximo quando se procede ao enximento com oleo. abaixo do minimo é prejudicial assim como acima também o é.

amigo, se imaginares um motor como n deves estar a ver o oleo esta dentro do carter, e existe uma coisa no carro chamada cambota(veio de balanceiros) que é o q transmite a força ao volante do motor assim a falar por alto, imagina agr a cambota a rolar a 7000rpm , a bater no oleo axas q n faz alguma pressao? agr imagina esse oleo td a mandar-se para os pistons, agr imagina os segmentos ( os raspadores de oleo) q em vez de terem q raspar uma camada das camisas têm q raspar com elevadissimo oleo, axas q o tempo de vida deles vai ser o mesmo? já para não falar que mais oleo mais tempo a chegar à temperatura ideal de funcionamento, mais desgaste do motor, mais oleo, vedantes da cambota vão ao ar, possibilidade da junta do carter dar o badagaio, ... por isso mais oleo é tão mau como ter oleo a menos, se alguma vez vires numa oficina fazers isso posso-te dizer q o mecanico é mt burro, se tivers duvidas vai a alguma oficina conceituada e de marca e informa-te sobre o que os mecanicos (bons) dizem em relação de oleo a mais.

cumpts

já agr fica aqui um link para se percber melhor a situaçao q se passa no motor

http://karucar.sites.uol.com.br/motor.gif

já agora em relação a oleo a menos passa-se o contratrio as camisas n sao tao bem lubrificadas, o oleo aquece demasiado rapido e estraga-se mais rapido deviso a ser menos af azer o mmo trabalho, e em curvas e em algumas situaçoes a bomba de oleo se ficar seca vai ficar sem pressao nenhuma dentro do circuito de lubrificação e fica-se a um passo de gripar o motor.

Tem calma... entras a matar assim num fórum, assim não vais a lado nenhum! :sh)
Em relação às oficinas conceituadas, sempre fui a oficinas da própria marca, por isso estás logo errado no teu pensamento, porque colocam sempre óleo a mais na marcação da vareta, estamos a falar de cerca de 250 ml a mais de óleo.
Mas realmente deveria ser lindo se a pressão dentro do motor variasse consoante ter mais ou menos óleo lá dentro.

De facto, os locais que me têm feito isto são oficinas da própria marca:sh)

a proxima vês que te fizerem isso vai falar com o chefe da oficina, e pergunta se é norma da casa meterem oleo acima do maximo. isso probavelmente acontece por descuido dos mecanicos , e para n tarem a ter o trabalho de retirar o oleo e para n serem vistos a fazer isso deixam ir assim mmo, que o dono do carro nem vai dar por isso, e esse oleo a mais mais dia menos dia vai acabar por ser queimado, quando fores a ver esta o nivel no maximo e tu dizs, epah este carro não gasta oleo nenhum, e no fundo já te bebeu meio litro de oleo foi-te dando cabo dos segmentos e retentores e tu contente pq o carro n bebeu oleo qdo no fundo bebeu.

Mas realmente deveria ser lindo se a pressão dentro do motor variasse consoante ter mais ou menos óleo lá dentro.
tens uma garrafa com coca cola, faz mais pressao a garrafa xeia de liquido ou vazia? se abanares o liquido faz mais pressao cheio ou vazio? em relação ao circuito que o oleo percorre no carro aí a pressao n vai ser diferente pois existe uma valvula que limita a pressão , mas se tiveres oleo a menos se a bomba de oleo n tive oleo para chupar tem logica que fiques sem pressao nesse circuito .

ja agr fica aqui um link http://guia.mercadolivre.com.br/utilizar-oleo-sintetico-motor-veiculo-11704-VGP#2 lê o ponto 10 .

cumprts e boas curvas.

Última edição:
Imaginemos o seguinte: O motor por exemplo tem de ter 3,5 litros de óleo lá dentro, esses 3,5 litros significam o nível máximo.
O motor irá utilizar esses 3,5 litros todos ao mesmo tempo? certamente que não, isto é regra.
Sinceramente não faço a minima ideia de quanto óleo é necessário no funcionamento do motor a gasolina convencional, talvez uns 2,5/3,0 litros possivelmente. De resto será muito mais problemático ter óleo a menos do que 250 ml a mais além da medida da vareta de óleo. Basta ver que em quase todas as oficinas da marca eles colocam sempre óleo a mais, por alguma razão isto é quase uma rotina da parte deles. [;)]

Imaginemos o seguinte: O motor por exemplo tem de ter 3,5 litros de óleo lá dentro, esses 3,5 litros significam o nível máximo.
O motor irá utilizar esses 3,5 litros todos ao mesmo tempo? certamente que não, isto é regra.
Sinceramente não faço a minima ideia de quanto óleo é necessário no funcionamento do motor a gasolina convencional, talvez uns 2,5/3,0 litros possivelmente. De resto será muito mais problemático ter óleo a menos do que 250 ml a mais além da medida da vareta de óleo. Basta ver que em quase todas as oficinas da marca eles colocam sempre óleo a mais, por alguma razão isto é quase uma rotina da parte deles. [;)]

estás a bater na mesma tecla, que oficinas oficiais fazem isso? se fazem que costumas ir vai lá falar com o chefe da oficina e pergunta se tem conhecimento disso, se fazem isso é por mera incompetencia.

cumprts

Voltar
Superior