Nivel de oleo abaixo do mínimo

vit?roda

Banido
Boas, tenho um amigo a quem o nível de oleo indicado no CB andava a dar indicação de falta de oleo, sendo que tal acontecia apenas quando estacionava o carro em plano inclinado. Em plano horizontal o nível de oleo indicava já acima do mínimo. Ele fez uma mundança à cerca de 5.500km e até hoje não voltou a colocar oleo. Acontece que no passado fim de semana voltou a ter a indicação de nível de oleo em falta, e mesmo depois de começar a andar continuou a ter esta indicação. Com o carro em plano horizontal o CB dava-lhe a indicação de acima do minimo por 2 riscos, mas na vareta (que não engana) viu que estava ligeiramente abaixo do mínimo.
Agora ele não sabe se basta colocar mais oleo, qual a quantidade a acrescentar, ou se deverá ir fazer uma nova mudança.
O carro é um 406 1.8.

Abraços

o nível deve estar sempre perto do máximo, nunca perto do minimo.se ele só fez 5500km e já está assim é pq algo se passa de errado no carro, pode ser alguma junta ou segmentos em más condições, isto caso ele faça uma condução "normal".
diz-lhe para repor o oleo em falta e que vá vendo regularmente o nível de oleo.

Nota: para ver o nível é preciso que o carro esteja em repouso pelo menos 2h num plano horizontal, que veja no cb, mas principalmente na vareta do oleo.se estiver ok não ligues ao cb.

Abraços

Boas Caz, a nível da condução, disse-me que fez algumas viagens em AE a puxar pelo carro, sobretudo numa à cerca de 2 meses em que foi até Portalegre e veio no mesmo dia, se foi sempre a abrir. Parece que para cá esticou as mudanças e levou o carro ao limite de velocidade (diz que foi em segurança, pois não havia transito naquela zona da AE). Será que isto influenciou um maior aumento do consumo de oleo?
Eu vou ser sincero, quando ele me disse que estava à cerca de 6000km sem acrescentar oleo, eu achei que era muito km...

Será que isto influenciou um maior aumento do consumo de oleo?

Sem dúvida que sim. Muitos km seguidos em altas rotações provocam um aumento do consumo de óleo.

A propósito disso, tenho que ver o nível de óleo do meu porque no último fim-se-semana também foi bem esticadinho...

Boas Caz, a nível da condução, disse-me que fez algumas viagens em AE a puxar pelo carro, sobretudo numa à cerca de 2 meses em que foi até Portalegre e veio no mesmo dia, se foi sempre a abrir. Parece que para cá esticou as mudanças e levou o carro ao limite de velocidade (diz que foi em segurança, pois não havia transito naquela zona da AE). Será que isto influenciou um maior aumento do consumo de oleo?
Eu vou ser sincero, quando ele me disse que estava à cerca de 6000km sem acrescentar oleo, eu achei que era muito km...

6000 não é muito. O teu amigo que acrescente óleo. De preferência igual ao que lá tem[:cool:]

nao sou o unico a ter problemas de oleo num Peugeot

tenho uma 307 1.4 HDI de 68cv e o CB tambem me indica que o oleo esta no minimo(e esta mesmo) tenho o mesmo problema que o teu amigo

diz a ele para controlar a temperatura do carro, se soube muito rapido a temperatura normal, e o consumo de agua(se no CB indica nivel de liquido de arrefecimento no minimo) e se tem algum que indica pre-aquecimento(a minha tem) e ve o deposito da agua, se esta no minimo e se tem particulas de oleo na agua, se tiver todos estes problemas e porque a junta da cabeça que entregou a alma ao criador

boas
esse motor é conhecido por consumir algum oleo(tenho um xantia com o mesmo motor).
mudo o oleo de dez mil em dez mil km e normalmente entre as mudanças acrescento oleo.(10-40 semi sintetico)
é normal que tendo feito já 5000km o nivel esteja proximo do minimo.

Tenho um Citroen C5 com o mesmo motor( 1.8) é passa-se exactamente o mesmo. Além que o sensor, basta estacionar com o lado direito + elevado que o esquerdo que apita falta de óleo.
É crónico.
Está agora a fazer 5000 km desde a mudança de óleo e já vou ter que acrescentar.

Normalmente leva Total 5w40 ou Esso 5w40.

Se isto é admissível? Não.

Voltar
Superior