Newbie - IRS como começar

Rasec

New member
Pois é pessoal, este ano vou ter de tratar pela primeira vez da minha declaração máxima de burocracia tuga... mas tem de ser...

Já estive a ver no site da DGI e fiquei pior do que o que estava antes de lá ir... a minha pergunta é, por onde começo?

Tenho de pedir um código qualquer não é? Onde se pede isso? Pode ser feito via net?

A partir daí quais são os próximos passos?

Obrigado, já deu para ver onde peço a senha! Tinha passado por lá mas nem tinha reparado no link.

Mas não sei qual a minha morada fiscal, já fiz isso há tanto tempo que não me recordo qual é, é possível consultar isso na internet ou tenho mesmo de ir às Finanças?

Obrigado, já deu para ver onde peço a senha! Tinha passado por lá mas nem tinha reparado no link.

Mas não sei qual a minha morada fiscal, já fiz isso há tanto tempo que não me recordo qual é, é possível consultar isso na internet ou tenho mesmo de ir às Finanças?

Se não me engano ao pedires a senha ela vai logo para a tua morada fiscal. Não tens que a indicar.

Já pedi a senha, a senha já chegou, estou a espera do papel do Seguro do carro que tambem dá para o Irs e do dia certo para poder entregar a papelada online.

É pá eu sempre que pergunto a alguém, ou mesmo nas finanças, dizem-me uma coisa diferente....

Eu sou trabalhador independente estou a recibos verdes. Estou no modo simplificado.

Já me disseram que nest modo não posso apresentar quase nada para descontar...

Mas já me disseram que posso apresentar uma série de coisas, despesas de saude, despesas do carro, diesel, etc etc

Como posso saber ao certo o que posso ou não descontar?

É pá eu sempre que pergunto a alguém, ou mesmo nas finanças, dizem-me uma coisa diferente....

Eu sou trabalhador independente estou a recibos verdes. Estou no modo simplificado.

Mas já me disseram que posso apresentar uma série de coisas, despesas de saude, despesas do carro, diesel, etc etc

Tanto qto eu fui informado na altura em que andava a recibo verde tu podes qdo estás a recibo verde apresentar gasóleo se tiveres carro afecto à actividade. Caso não o tenhas tanto faz ser comercial ou não, gasóleo ou não.

Despesas de saúde já deu. Podes à vontade lá meter as tuas despesas que no final nada é descontado pois essa despeja já n é válida.

É equacionado no total dos teus descontos um valor de X percentagem como despejas de representação e que te será devolvido (caso tenhas feito retenção na fonte) ou descontado do valor a pagar.

De qquer forma se estás a recibo verde basicamente só tens obrigações e poucos ou nenhuns beneficios.

De qquer forma o que um colega meu fez e faz foi ter comprado um carro comercial (pq n tinha carro e foi o melhor que conseguiu do bolso dele) afectou o carro à actividade, recebeu o IVA do carro (ou descontou trimestralmente) e descontava o IVA do gasóleo. No final do ano nunca meteu o gasóleo pq já o fazia de 3 em 3 meses dado poder meter as facturas no IVA.

Fazer o IRS n é nada de especial e n percebo os problemas que alguns fazem com isso sinceramente :S

Espero ter ajudado.

Tanto qto eu fui informado na altura em que andava a recibo verde tu podes qdo estás a recibo verde apresentar gasóleo se tiveres carro afecto à actividade. Caso não o tenhas tanto faz ser comercial ou não, gasóleo ou não.

Despesas de saúde já deu. Podes à vontade lá meter as tuas despesas que no final nada é descontado pois essa despeja já n é válida.

É equacionado no total dos teus descontos um valor de X percentagem como despejas de representação e que te será devolvido (caso tenhas feito retenção na fonte) ou descontado do valor a pagar.

De qquer forma se estás a recibo verde basicamente só tens obrigações e poucos ou nenhuns beneficios.

De qquer forma o que um colega meu fez e faz foi ter comprado um carro comercial (pq n tinha carro e foi o melhor que conseguiu do bolso dele) afectou o carro à actividade, recebeu o IVA do carro (ou descontou trimestralmente) e descontava o IVA do gasóleo. No final do ano nunca meteu o gasóleo pq já o fazia de 3 em 3 meses dado poder meter as facturas no IVA.

Fazer o IRS n é nada de especial e n percebo os problemas que alguns fazem com isso sinceramente :S

Espero ter ajudado.

O regime simplificado é mesmo simplificado. Nenhuma despesa dá para meter porque já se considera que 35% do rendimento foi uma despesa para a obtenção do mesmo.

Essa estória de meter despesas (gasóleo, iva's, etc) funciona mas não no regime simplificado, ou seja, é necessário ter contabilidade onde são apuradas as despesas reais (e não os 35% por defeito do regime simplificado).

Quanto às despesas de saúde, dão sim para meter no IRS.

Consultem o seguinte link:

http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/IRS/IRS86.htm

Confirmo o que já foi referido, o carro desde que esteja afecto e terá de ser um comercial de 2 portas

Tudo o que forem materiais necessários para desenvolveres a tua actividade, dá...não abuses :rolleyes: ( existem limites )

Para estas e outras duvidas, nada como consultar a repartição de finanças da tua área de residência, ou não

Clio em relação as finanças, sempre que lá vou dizem-me uma coisa diferente. Aliás o ano passado perdi 50€ num trabalho por causa de uma má informação das finanaças... Mas nem quero pensar nisso.

Em relação a esse papel do seguro, eu pelo menos recebo do seguro do meu carro essa indicação, penso que são 30€ ao ano.

Mas então segundo mcabral, se uma pessoa estiver no regime simplificado e ganhar 10.000€ por ano, é como se tivesse gasto 3.500€ de despesas de representação. É isso?

O regime simplificado é mesmo simplificado. Nenhuma despesa dá para meter porque já se considera que 35% do rendimento foi uma despesa para a obtenção do mesmo.

Essa estória de meter despesas (gasóleo, iva's, etc) funciona mas não no regime simplificado, ou seja, é necessário ter contabilidade onde são apuradas as despesas reais (e não os 35% por defeito do regime simplificado).

Quanto às despesas de saúde, dão sim para meter no IRS.

Consultem o seguinte link:

http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/IRS/IRS86.htm

Posso estar enganado, mas penso que, se passares recibos num montante anual superior a 10.000 EUR (aprx.) começas a pagar IVA mantendo o regime simplificado. A partir do momento que começas a entregar IVA podes abater IVA de despesas como gasóleo e papelaria.

Disse muitas asneiras?! :sh)

Voltar
Superior