N2 entre Viseu e Régua

Real

Well-known member
Boas tardes a todos,

Alguém que conheça a N2 entre Viseu e a Régua sabe dizer-me se o percurso é muito sinuoso? No Google maps parece haver algumas zonas relativamente rápidas, mas às vezes isso não acontece na realidade. Queria saber se é uma alternativa mais ou menos válida à A24.

Obrigado

Depende do tempo que tens. [:D]

Há uns troços mais rápidos na zona de Castro Daire, de resto é curva... seguida de curva... seguida de curva, vais demorar para aí 3 vezes mais tempo. São as alternativas que temos...
Um troço que acho que não deves mesmo fazer pela nacional, a não ser que vás em lazer e com muito tempo, é o troço Bigone-Nó de Armamar.
Ou seja, entras na A24 no nó de Bigorne e sais no nó que diz Armamar. Este nó é antes da ponte da Régua, também podes sair depois da ponte, mas pagas mais um pórtico.

Depende do tempo que tens. [:D]

Há uns troços mais rápidos na zona de Castro Daire, de resto é curva... seguida de curva... seguida de curva, vais demorar para aí 3 vezes mais tempo. São as alternativas que temos...
Um troço que acho que não deves mesmo fazer pela nacional, a não ser que vás em lazer e com muito tempo, é o troço Bigone-Nó de Armamar.
Ou seja, entras na A24 no nó de Bigorne e sais no nó que diz Armamar. Este nó é antes da ponte da Régua, também podes sair depois da ponte, mas pagas mais um pórtico.

É isto que o XlPower disse, mas esqueceu-se que tem mais curvas... seguidas de curvas... seguidas de curvas... seguidas de curvas... e seguidas de curvas [:D][:D][:D]

A única parte "rolável" é mesmo a zona de Castro Daire, com algumas boas rectas (PS: Não sei de os radares costumam parar lá).

Obrigado aos dois pelas dicas. Vou experimentar a N2 pois não vou com muita pressa, mas se vir que aquilo é muito mau, meto para a A24.

Mais uma vez, obrigado.

Já lá passei no meu corsa 1.0 e para passar um camião na parte final perto de Vila Real, vi-me e desejei-me , curvas a dar com um pau e com poucas rectas para passar. Foi desesperante. Tirando isso, a viagem foi agradável pela paisagem uma vez que ia em lazer. Actualmente , mesmo pagando , prefiro a A24.

Apenas para completar sobre a N2, acho que todo o percurso entre Viseu e Vilarinho da Samardã (norte de Vila Real) à excepção de Castro Daire é intransitável...

De Vilarinho da Samardã até Espanha faz-se bem.

A sul de Viseu não conheço.

Lamego - Régua e Régua - Vila Real faz-se bem?

Do que me lembro, o piso entre Viseu e Castro Daire estava em bom estado. De Castro Daire a Lamego idem. De Lamego à Régua estava uma miséria mas entretanto creio que foi repavimentado (sem certezas). Da Régua a Vila Real, está fraquinho.

De Viseu a Castro Daire não se anda mal, daí para cima começam as curvas e mais curvas, sobretudo antes e após a Régua.

É uma estrada para se enfrentar nas calmas, sem preocupação de tempo. [;)]

Já agora, o que dizem desta estrada para fins inteiramente "turísticos"? [:cool:]

Ah isso tens paisagens do caraças.
Atão da Régua a Vila Real, passando por Santa Marta de Penaguião, nesta altura vê-se a vindimas todas e até podes ter a "sorte" de ir atrás de um tractor durante largos kms e poder contar os bagos de uva que transporta. ;)

Já agora, o que dizem desta estrada para fins inteiramente "turísticos"? [:cool:]

Lino, turisticamente a N2 tem um história interessante. É das mais antigas estradas nacionais. Vai desde Faro até Chaves, atravessando o país pelo meio. É mítica, histórica e "comparável" na giria à route 66.

PEnso que quase todo o traçado se mantém, e existe até um livro feito por um jornalista que a fez com um vw pão de forma. Consta que no caderno de encargos (secular) da sua construção existiu a preocupação de não existirem declives que incapacitassem os veiculos de tracção animal visto ser uma via destinada ao transporte de mercadorias. Desta forma é uma via em muitos locais sinuosa mas que tendencialmente evitou grandes declives (na pratica é um pouco relativo, conhecendo eu algumas partes).

Se fizeres uma pesquisa deves encontrar coisas interessantes.

Ahh.. é capaz de ser a mais antiga e intocada. Penso que quase consegues ir de Faro a Chaves pelo traçado original. Deve falhar apenas uns km algures.

Lino, turisticamente a N2 tem um história interessante. É das mais antigas estradas nacionais. Vai desde Faro até Chaves, atravessando o país pelo meio. É mítica, histórica e "comparável" na giria à route 66.

PEnso que quase todo o traçado se mantém, e existe até um livro feito por um jornalista que a fez com um vw pão de forma. Consta que no caderno de encargos (secular) da sua construção existiu a preocupação de não existirem declives que incapacitassem os veiculos de tracção animal visto ser uma via destinada ao transporte de mercadorias. Desta forma é uma via em muitos locais sinuosa mas que tendencialmente evitou grandes declives (na pratica é um pouco relativo, conhecendo eu algumas partes).

Se fizeres uma pesquisa deves encontrar coisas interessantes.

Ahh.. é capaz de ser a mais antiga e intocada. Penso que quase consegues ir de Faro a Chaves pelo traçado original. Deve falhar apenas uns km algures.

Sim, isso eu também já ouvi falar (deu uma reportagem na TV há uns tempos sobre essa estrada), mas percorrê-la toda será um projecto talvez mais a médio prazo. [:cool:]

Para já, contentava-me em fazer um troço com boas paisagens, pois é um território de Portugal, para mim, quase totalmente inexplorado. [;)]

Então pelas paisagens... é mesmo um optimo traçado! Uma zona soberba.

Já para quem gosta conduzir em curvas com bom piso... tens entre Vila de rei e a Sertã na mesma n2.

Atenção que a EN 2 perdeu uma parte do traçado, a maior talhada foi entre Santa Comba Dão e Penacova. De resto, em boa parte dos limites das povoações de maior dimensão que atravessa, foi transformada em avenida, com rotundas e sinalização luminosa.

De Castro verde à Serra do Caldeirão, foi considerada património cultural e mantém muito da sua originalidade.

Apenas para dar o meu feedback, após utilizar a dita estrada. O percurso foi feito em ambos os sentidos, já de noite, a ida na sexta e o regresso no domingo.
Ou seja, quase sem trânsito, diria que entre Viseu e Bigorne, faz-se bastante bem. Há ali uma zona antes de Castro d'Aire (no sentido Viseu-Vila Real)que é mais chata, com muita curva seguida, mas o resto é bastante tranquilo.

Obrigado pelas dicas!

Apenas para dar o meu feedback, após utilizar a dita estrada. O percurso foi feito em ambos os sentidos, já de noite, a ida na sexta e o regresso no domingo.
Ou seja, quase sem trânsito, diria que entre Viseu e Bigorne, faz-se bastante bem. Há ali uma zona antes de Castro d'Aire (no sentido Viseu-Vila Real)que é mais chata, com muita curva seguida, mas o resto é bastante tranquilo.

Obrigado pelas dicas!

Como é que está o piso?

Voltar
Superior