[Saúde] Multivitamínicos

Analisando os vários nutrientes parece-me é doses elevadas para alguém que só pratica desporto (btt!) ao domingo! Durante a semana como trabalho em informatica passo basicamente o dia sentado!

É normal ter percentagens bem superiores a dose diaria recomendada?

obrigado!
Flávio

Escolhe suplementos onde as doses por cápsula não sejam muito altas. Assim podes tomar mais ou menos conforme as tuas exigências. Normalmente não ligo às doses recomendadas, ajusto às minhas necessidades. Dependendo da alimentação, dos treinos, etc. E até porque nem toda a gente tem o mesmo peso. Uma pessoa que pese 100kg logicamente tem necessidades diferentes de uma que pese 50kg.

Normalmente as doses mais elevadas são de vitaminas B, que são hidrossolúveis, ou seja, o excesso que o corpo não aproveita, sai quando vais à WC. Por isso é comum a urina ser mais esverdeada quando se tomam suplementos ricos em vitamina B.

Mais complicado é quando são vitaminas lipossolúveis como por exemplo a A. Tem de se ter mais cuidado com os excessos.

Não só as grávidas, basta teres um problema de estômago/intestino crónico, ou teres algum problema de mal absorção por exemplo e já é aconselhado. Basta também seres um individuo bastante activo desportivamente que também aconselham.

Alias, vejo o mesmo preconceito em relação às proteinas em pó, onde a maioria dos médicos mais velhos dizem mal e no entanto os mais novos, podem mesmo aconselhar o seu uso mediante os casos, além dos nutricionistas claro.

As proteínas em pó e muitos suplementos são sempre os vilões da história, como dizes, principalmente para os médicos mais velhos..

As Wheys e as Caseinas por exemplo não prestam e fazem mal.. E depois recomendam beber leite e afins carregados da lactose.. [:D]

Bem quanto à lactose....não me vou pronunciar, sei porque não bebo leite mas é um caso à parte.

Mas gosto de quando digo que tenho problemas gástricos e pratico desporto, os mais velhos perguntam logo: "mas consome daquelas porcarias em pó?". É que nem se dão ao trabalho de saber ao certo o que é.

Uma alimentação equilibrada dispensa qualquer tipo de multivitamínico, a não ser em caso de alguma doença como é lógico, por ex, anemia...

Já pensaram nas margem que os multivitamínicos que dão constantemente na TV, nos programas praticamente todos da manhã e da tarde e nos intervalos, devem dar? Não me parece eticamente aceite que ponham o Herman José, a Júlia Pinheiro ou a Teresa Guilherme a dizer que tomam e que se sentem muito melhor quando na verdade estão a ser pagos para dizer isso. E depois para convencer os mais indecisos ainda oferecem uma bíblia! ... é isso e os 760, mas já é outra história.

As coisas não são tão lineares assim quanto isso..

Por exemplo, uma percentagem considerável de pessoas acima dos 50 anos não digere nem absorve correctamente as vitaminas B-12 nem B-9 (ácido fólico), pelo que é recomendável a suplementação.

Tudo isto é complexo.

Escolhe suplementos onde as doses por cápsula não sejam muito altas. Assim podes tomar mais ou menos conforme as tuas exigências. Normalmente não ligo às doses recomendadas, ajusto às minhas necessidades. Dependendo da alimentação, dos treinos, etc. E até porque nem toda a gente tem o mesmo peso. Uma pessoa que pese 100kg logicamente tem necessidades diferentes de uma que pese 50kg.

Normalmente as doses mais elevadas são de vitaminas B, que são hidrossolúveis, ou seja, o excesso que o corpo não aproveita, sai quando vais à WC. Por isso é comum a urina ser mais esverdeada quando se tomam suplementos ricos em vitamina B.

Mais complicado é quando são vitaminas lipossolúveis como por exemplo a A. Tem de se ter mais cuidado com os excessos.

Apesar das hidrossolúveis serem excretadas na urina, algumas delas, em excesso, podem ter toxicidade.

Malta, alguem sabe de onde posso mandar vir Vitamina D 10000 UI/capsula e Omega 3, a bom preço, sem ser na Prozis?

Pode ser site internacional..

Alguém tem experiência na toma de algum deste suplementos?

Eu não puxo ferro nem nada disso, foi apenas recomendação..

Cumps

Fizeste análises para a Vitamina D? Estou a achar 10.000UI um excesso, a não ser que tenhas sérias deficiências nesse sentido. Quanto ao Omega 3, vê bem as quantidades de EPA e DHA por cápsula/dose. Nem todos são iguais e algumas marcas gostam de anunciar apenas o peso total da cápsula e nem indicam as quantidades do que realmente interessa.

Sites internacionais, da minha preferência: iHerb ou MyProtein.

Cuidado é a mandar vir da iHerb porque actualmente acima dos 22€ já se pagam taxas. Da MyProtein vem do UK. Eles têm produtos com uma relação preço/qualidade bastante boa. Pelo que estou a ver, neste momento não têm é stock de Vitamina D3, mas deve ser temporário.

Depois também tens lojas espanholas, tipo Nutritienda, HSN Store, etc. Se fizeres as encomendas até ao final da tarde, tem-las entregue à porta de casa no dia seguinte.

Fizeste análises para a Vitamina D? Estou a achar 10.000UI um excesso, a não ser que tenhas sérias deficiências nesse sentido. Quanto ao Omega 3, vê bem as quantidades de EPA e DHA por cápsula/dose. Nem todos são iguais e algumas marcas gostam de anunciar apenas o peso total da cápsula e nem indicam as quantidades do que realmente interessa.

Sites internacionais, da minha preferência: iHerb ou MyProtein.

Cuidado é a mandar vir da iHerb porque actualmente acima dos 22€ já se pagam taxas. Da MyProtein vem do UK. Eles têm produtos com uma relação preço/qualidade bastante boa. Pelo que estou a ver, neste momento não têm é stock de Vitamina D3, mas deve ser temporário.

Depois também tens lojas espanholas, tipo Nutritienda, HSN Store, etc. Se fizeres as encomendas até ao final da tarde, tem-las entregue à porta de casa no dia seguinte.

Obrigado pela célere resposta..

Não fiz analises, mas provavelmente 90%da população portuguesa tem carência de Vit D, pelo que li num estudo, a dose máxima recomendada será cerca de 50000UI/dia, pelo que o ideal será 10000UI.

Quem me falou, tem um clínico amigo desta clínica que lhe recomendou a Vit D e Omega 3 e até lhe deu os sites para mandar vir, mas ela não sabe quais são.. http://www.cristinasales.pt/pt/consultas-tematicas/vitamina-d/evidencia-cientifica/

Vou ver também no site da www.fold.pt a ver se tem algum superalimento com isto tudo..

Obrigado

Essas dosagens que falas de 50000IU por norma são dosagens prescritas por médicos e em casos de carência extrema... e por norma são injectáveis.

Não recomendo essa dosagem a ninguém sem fazer um exame prévio. A Vitamina D é benéfica mas dentro dos valores normais. Acima de certo limite também pode ser prejudicial.

Faz um teste para veres os teus níveis. São acessíveis e baratos. Há deles que até podes fazer em casa.

Obrigado pela célere resposta..

Não fiz analises, mas provavelmente 90%da população portuguesa tem carência de Vit D, pelo que li num estudo, a dose máxima recomendada será cerca de 50000UI/dia, pelo que o ideal será 10000UI.

Provavelmente é o quê?

Obrigado

Queres um conselho?

Vais ao médico de família, pedes para realizar essa análise. É muito simples.

Depois se tiveres um défice... existe na farmácia, logo o médico pode prescrever.

Assim escusas de inventar em 3 frentes:

- Não sabes se precisas
- Não sabes qual comprar e se é fidedigna
- Não sabes a dose que se adequa a ti

Já vista as probabilidades a jogar contra ti?

E outra coisa... efeitos colaterais?

Queres um conselho?

Vais ao médico de família, pedes para realizar essa análise. É muito simples.

Depois se tiveres um défice... existe na farmácia, logo o médico pode prescrever.

Assim escusas de inventar em 3 frentes:

- Não sabes se precisas
- Não sabes qual comprar e se é fidedigna
- Não sabes a dose que se adequa a ti

Já vista as probabilidades a jogar contra ti?

E outra coisa... efeitos colaterais?

Sim, eu vou marcar uma consulta com o medico de família para porque me sinto um pouco cansado, mas da forma que conheço a minha médica de família, tem pouca experiência, e é muito limitada. Não tive sorte com a médica de família, porque na mesma Unidade há excelentes clínicos.

Um dia tive uma consulta e disse-lhe que andava com muitas lombalgias com irradiação, formigueiro, etc.. (ela até sabe que sou profissional de saúde), e disse-me que era muito novo para fazer exames..
Eu bem via as consultas de saúde infantil que faz ao meu filho.. a sorte é que ele anda seguido por um Pediatra..

Obviamente que quero saber se realmente tenho défices, mas como a informação que tive foi dada por um médico experiente a uma colega, e que não traria efeitos colaterais, porque as doses não eram excessivas..

Só queria saber se alguém tinha experiência ou mais informações sobre isto..

Obrigado

De qualquer forma toda a gente sabe que nem só que vendem nas farmacias é que é fidedigno..

Basta ver a quantidade de produtos homeopaticos que vendem.. Ou aí já não interessam os estudos fidedignos..? [;)]

As vezes há produtos muito melhores à venda por aí do que nas farmácias..

Um exemplo, a minha mulher fazia Cecrisina (Vit C) e mesmo assim ficava doentita muitas vezes. Começou a tomar Camu Camu http://www.fold.pt/shop/camu-camu/ e nunca mais ficou doente. E eu também não [;)]

Atenção que eu não estava a criticar! Nem sou do ramo da saúde nem percebo muito.

Mas sei que há uns anos a questão da vit. D passava um pouco ao lado dos médicos de familia. Mas hoje a já temos a análise no sistema e temos medicação com doses na farmácia. Sei disto porque aconteceu com a minha mãe, provavelmente por prevenção à osteoporose, como complemento ao Cálcio (acho eu!) - foi-lhe receitado.

Portanto é uma forma fidedigna de fazer a coisa...

Já sobre os homeopáticos, olha sinceramente não sabia que se vendiam nas farmácias*.

Sei que nas lojas de suplementos é um pouco confuso porque misturam desde vitaminas e "fito-compostos" com homeopatia. É uma salgalhada....

* Já me lembro... há compostos homeopaticos sim sr, como o oscilo qqr coisa. Tens toda a razão.

De qualquer forma o fidedigno que me referia é o seguinte: há vit. D à venda de diversas marcas nas lojas de suplementos. Serão todos de igual qualidade? Terás garantia da boa proveniência? E como escolher?D2, D3? Sendo de farmácia terás pelo menos a garantia do Infarmed... não vais comprar maizena em cápsula, com certeza.

Eu até compro suplementos... mas tenho sempre muitas dúvidas deste tipo. Porque a maioria nem existe em farmácia.

Ainda se fosse 90% da população Portuguesa toma m*rdas das quais não precisa ainda acreditava[:D]

Se a médica de família não prescrever essa análise, fazes tu à tua conta... Não deve ser muito caro.

Senão, como disse anteriormente, fazes o teste em casa. Por exemplo, no UK existem vários laboratórios que enviam o kit para casa, recolhes uma amostra de sangue, colocas num "impresso" e mandas para lá. Já o fiz há uns anos porque também suspeitava de a ter baixa. Resultado? (25-hydroxyvitamin D3: 61.8 nmol/L, 25-hydroxyvitamin D2: 2.8 nmol/L).

Se quiseres tomar às cegas, toma 2000 ou 2500UI por dia, é uma boa dose de manutenção que eventualmente te pode aos poucos normalizar a coisa e não corres o risco de toxicidade.

Malta, alguem sabe de onde posso mandar vir Vitamina D 10000 UI/capsula e Omega 3, a bom preço, sem ser na Prozis?

Cumps

Faz como eu, faz análises, eu tenho Vit D insuficiente, mas isto é esperado em grande parte da população, também tinha o acido fólico ligeiramente abaixo.

Para a Vit D vais à farmácia local e compras Vigantol foi-me recomendado pela nutricionista e está aprovado pelo Infarmed.

Omega 3 comes peixe, o mais importante é mesmo fazeres análises a vitaminas e minerais importantes mas comummente em deficiência nalgumas pessoas.

Cumps

Eu tomo diáriamente 10000ui de vitamina d3 :)

IHERB :)

NOW-01662-4.jpg

HOG-15356-15.jpg

Última edição:
Voltar
Superior