Multimédia e Design Gráfico

...e não sei porquê, existe sempre a ideia que o designer gráfico / web designer é um gajo que percebe muito de computadores e por causa disso pode desenrascar qualquer problema! [:D]

É mesmo! Há quem goste de dizer que o web designer trabalha com computadores. Logo, é informático e também pode fazer trabalho de hepldesk.[:D]

E há aqueles que nem são uma coisa nem outra, arranham nos programas, acham que ser designer é só espetar para lá imagens e texto, fazem umas coisas engraçadas... como há mercado para tudo e mais alguma coisa vão fazendo uns trocos, e assim num abrir e fechar de olhos pode-se ser designer.

Depende da perspectiva: Pedir empréstimo ao banco para uma casa é tanga. Ganha-se 12 meses por ano e não 14. Não se desconta, o que parece conveniente mas na idade da reforma é que a porca torce o rabo. Nem todas as empresas aceitam trabalhos sem factura. Se se estiver como empresário em nome individual os impostos upa upa. Gasta-se em transportes, combustível e telemóvel e uma roupa melhor para andar mais apresentável.

Não é assim tão outro sobre azul como parece à partida.

Eu disse aquilo porque qualquer pessoa, de qualquer curso, diz que aquilo tem uma saída incrível e todos acabam por ganhar rios de dinheiro em pouco tempo. E eu esforço-me por acreditar nisso. [:D]

Passar recibos verdes não obriga a ter o crédito habitação recusado. É como eu já disse num outro tópico, os recibos verdes servem para os 2 extremos, para os que ganham muito e para os que ganham quase nada.

E há aqueles que nem são uma coisa nem outra, arranham nos programas, acham que ser designer é só espetar para lá imagens e texto, fazem umas coisas engraçadas... como há mercado para tudo e mais alguma coisa vão fazendo uns trocos, e assim num abrir e fechar de olhos pode-se ser designer.

Isso é mato... depois saiem coisas "lindas"!

Já há muita a gente a mexer em flash.
Além disso, o flash só serve para alguns sites.

Mexer, fazer umas animações e uns botões, há muita gente. Pôr o flash mesmo a bombar, com ligações a base de dados, actualização por back-office de sites em Flash, não conheço muitos. E para isso é preciso saber programação já mais a sério.

Pah digo não ganhar muito, tipo 800€ liquidos por mes prái...

E isso com alguma experiência, porque ir "corrido" a 500 ou 600€ mensais é normal...

Cursos webdesign e tal no Porto

Cursos webdesign e tal no Porto

Pessoal, eu sou formado em Comunicação Social mas sempre tive uma quedazita para webdesign.

Sou do Porto, e gostava de saber um bom local onde possa aprender a mexer com Flash, Dreamweaver, Photoshop, Fireworks, etc aqui no Porto, em horário Pós-laboral. Vi o site da Alquimia da Cor, alguém conhece?

Alguém me dá uma ajudinha? :)

Pessoal, eu sou formado em Comunicação Social mas sempre tive uma quedazita para webdesign.

Sou do Porto, e gostava de saber um bom local onde possa aprender a mexer com Flash, Dreamweaver, Photoshop, Fireworks, etc aqui no Porto, em horário Pós-laboral. Vi o site da Alquimia da Cor, alguém conhece?

Alguém me dá uma ajudinha? :)

Conheço perfeitamente, já trabalhei com eles em termos de impressão e conheço mais gente ligada a eles. O que queres saber?

Conheço perfeitamente, já trabalhei com eles em termos de impressão e conheço mais gente ligada a eles. O que queres saber?

O que eu quero saber é se eles são bons nos cursos que ministram. Ainda agora estava a ver lá uma formação para activos desempregados (não é o caso, mas a verdade é que se sair do emprego onde estou não me importo de ir para lá...) que me parece interessante.

Mas é um investimento avultado, e queria saber se vale a pena. Ou seja, se compensa, se são bons, como são os professores, se se sai de lá a saber mais do que quando se entrou e se são reconhecidos no mercado como bons.

Obrigado pela ajuda! :)

Numa palavra, a todas as perguntas: sim.

Pelo que sei, os cursos são bem ministrados por profissionais no activo e extremamente competentes. Sei ainda, por ter seleccionado e avaliado vários formandos para trabalhar comigo em estágio, que as competências adquiridas são válidas e superiores à média até de alguns cursos superiores, e que grande parte consegue obter emprego no ramo. Os cursos são caros, mas são bons.

Gostava muito de fazer o mestrado de design gráfico mas não só não tenho disponibilidade financeira como não sei se me compensa profissionalmente (já estou um bocado farto desta área).

Numa palavra, a todas as perguntas: sim.

Pelo que sei, os cursos são bem ministrados por profissionais no activo e extremamente competentes. Sei ainda, por ter seleccionado e avaliado vários formandos para trabalhar comigo em estágio, que as competências adquiridas são válidas e superiores à média até de alguns cursos superiores, e que grande parte consegue obter emprego no ramo. Os cursos são caros, mas são bons.

Gostava muito de fazer o mestrado de design gráfico mas não só não tenho disponibilidade financeira como não sei se me compensa profissionalmente (já estou um bocado farto desta área).

Pois, o mestrado ibérico parece muito interessante.

Obrigado pela opinião, PDCouto! [;)] Vou-me informar melhor, mas é uma grande hipótese para mim.

Já agora se conhecerem alguém, procuro um gajo para me fazer animações em Flash para um site. São 2 animações por mês, pago à troca de recibo verde. (enviar pm).

tema interessante, já que estou enfiado nele até ao pescoço.

o facto de ser ter muitas competências a nivel técnico pode se ruma benção ou uma maldição.
Se reparares nos anúncios de emprego para design/webdesign, anda tudo à procura do mestres dos 7 oficios.
É impossivel um gajo ser bom a tudo.

Mais vale especializares-te numa área ou num software.
Animação 3d ainda não há muitos a fazer. As possibilidades profissionais/monetárias ainda são boas nessa área.

Flash é como o PDcouto disse. Ou contemplas todo o âmbito do Flash, sabendo dominar de fio a pavio a linguagem ActionScript, ou então esquece essa vertente.

O problema de design/web design é que existe um monte de pessoal a fazer sem ter propriamente formação na área. Malta que domina a nivel técnico, mas que depois falha em tudo o resto.

Tenho formação em design gráfico/industrial e web design e multimédia. O prometido el-dorado é apenas uma ilusão. Tenho amigos a ganhar pouco mais do que 600€ por mês (boss's não gostam de pagar a malta que faz bonecos, ou empresas não t~em dimensão suficiente para pagar o merecido), que mal dá para cobrir as despesas. Depois de 4 anos numa licenciatura, digamos que limita bastante as perspectivas para o futuro.

Em vez de procurares um curso Multimedia, onde tens de pagar, aconselhava a seguires outra via, e procurar os cursos de formação/estágio InovJovem, na área Multimedia. Pagam-te para aprenderes, colocam-te numa empresa a estagiar e durante 1 ano recebes mensalmente 2 ordenados minimos, mais subsidio de transportes e alimentação. Actualmente equivale a mais de 900€ limpos todos os meses.
Foi o que fiz, já que estava também desesperado para arranjar trabalho na área e depois do estágio, a empresa acolheu-me.
Procura informações. Eles fazem à volta de 1 a 2 cursos/ano em Lisboa e Porto. O actual começou em janeiro e a malta já começou a estagiar.
O problema é que normalmente estão 2000/3000 tipos a tentar entrar. Para 12 vagas por turma, num total de 3 turmas (actualmente). São 2 turmas em Lisboa e uma no Porto.
É uma muito boa hipótese, acredita. Não me arrpendi mesmo nada. Tens formação intensiva. Aprendes quase de tudo um pouco.
Maior parte do pessoal acaba como web-designer.
Mas na minha turma uns acabaram por fazer web-tv, o que fez deles não só designers, como editores de video, e até cameraman.

Desculpem lá "upar" isto outra vez mas encontrei este site: http://www.guru.com/

È um site de freelancers de todo o mundo nas mais variadas áreas desde CAD, jornalistas, Contabilistas, Animadores 3D, ilustradores,escritores e advogados etc etc.

Andei a pesquisar pelos freelancers e encontrei lá uns quantos a fazerem muito bom dinheiro.

Atão caso uma pessoa viva cá e faça trabalhos para os EUA, depois como são feitos os descontos?

Atão e se trabalharmos com software pirata? Vem cá o FBI a casa confiscar o material e meter-nos em Guantanamo?

Ou aquele site é uma ilusão e o dinheiro que aquele ppl faz
é ficticio?:sh)

Voltar
Superior