Multa

Indigo

New member
Recebi cá em casa uma multa, aliás a minha mãe, a dizer que no dia X de Maio ( não me lembro bem ) não parou numa passadeira numa avenida cá em Coimbra quando um peão já tinha iniciado a marcha na passadeira.

Multa de 120 euros..:sh)

Ora isto é um bocado estúpido, como sabe a minha mãe que isto é verdade?

Há maneira de contestar isto?

Pelo que ouvi dizer, eles não têem que provar nada, o suposto multado é que tem de provar a sua inocência... mas se calhar é um mito.

Por isso talvez o que o CJSR disse...

Recebi cá em casa uma multa, aliás a minha mãe, a dizer que no dia X de Maio ( não me lembro bem ) não parou numa passadeira numa avenida cá em Coimbra quando um peão já tinha iniciado a marcha na passadeira.

EM RELAÇÃO À SUA MÃE, OFEREÇA-LHE UNS ÓCULOS NO NATAL, QUE A MULTIÓPTICAS TEM BOAS PROMOÇÕES! A NÃO PARAGEM NUMA PASSADEIRA PODE MATAR GENTE[:vm)]

Mas o peão foi atropelado? e desde qdo é obrigatório parar numa passadeira? uma passadeira é onde os piões tem prioridade nada mais que isso...a tua mãe que ignore a multa pois não faz sentido...e já agora quem se queixou? ou melhor quem viu o suposta infracção?

Eu no inicio do ano 2000, fui acusado de partir um espelho rectrovisor e ter fugido...fui constituido arguido e tudo...mas depois esclareci a situação e como era a minha palavra contra a de um outro o caso foi arquivado.:) há coisas que o melhor mesmo é nem se ligar.

Mas o peão foi atropelado? e desde qdo é obrigatório parar numa passadeira? uma passadeira é onde os piões tem prioridade nada mais que isso...a tua mãe que ignore a multa pois não faz sentido...e já agora quem se queixou? ou melhor quem viu o suposta infracção?

Eu no inicio do ano 2000, fui acusado de partir um espelho rectrovisor e ter fugido...fui constituido arguido e tudo...mas depois esclareci a situação e como era a minha palavra contra a de um outro o caso foi arquivado.:) há coisas que o melhor mesmo é nem se ligar.

No novo codigo és obrigado a dar passagem aos peões [;)]

Pelo que me lembro dá direito a uma contra-ordenação grave

EM RELAÇÃO À SUA MÃE, OFEREÇA-LHE UNS ÓCULOS NO NATAL, QUE A MULTIÓPTICAS TEM BOAS PROMOÇÕES! A NÃO PARAGEM NUMA PASSADEIRA PODE MATAR GENTE[:vm)]

Caps lock? Ninguém esta a berrar, só se for você que está habituado a isso quando fala com as outras pessoas.

É evidente que ninguém foi atropelado, mas eu disse isso? Presumo que não saibam o mínimo de Português.

Se a minha mãe tivesse visto o peão tinha parado, provavelmente estava no outro lado ainda da estrada e passou normalmente..

Era bom que fosse assim.

Eu em 2005, apanhei 120 euros, por uma situação identica.
O peão pôs o pé na estrada quando eu estava a passar por cima da passadeira. Estava a uma distancia de mim, de cerca de 10 metros.

(Importante.. ver nota "EDIT" no fundo)

Eu sinceramente não sei o que faria em tal situação... mas a minha primeira reacção seria obter uma testemunha que "estivesse comigo" na altura e que viu exactamente o contrário, que não havia peão sequer ou coisa assim.

Assim é a palavra de um contra a palavra de outro, e isso em tribunal é o mesmo que ... "arquivado". Os/as juízes /juízas não estão para empatar ainda mais tempo em tribunal com querelas destas, por isso nestes casos o normal é nada acontecer.

Multas com fotografia de radar é outra coisa. Agora "o tal agente viu, anotou, e multa passados 6 meses"? Então a minha namorada também viu, anotou, só que o contrário! E mais... até se pode arranjar um amigo que "estivesse a passar a pé no local" e lembra-se claramente de não ter havido infracção nenhuma... Acho que muitos pagam por medo... eu por mim andava com isso para a frente em Tribunal...

EDIT: Esta linha de ideias diz respeito apenas ao caso onde o peão entra à campeão na passadeira, o carro passa sem problemas e nada acontece ao peão. Em todas as outras circunstâncias, será obviamente melhor pagar a multa, pois se houve uma transgressão com vítimas, é certo que houve queixa e não vale a pena jogar o jogo do "palavra contra palavra" porque com vítimas é outra história.
Referia-me apenas e só às situações onde nada de grave se passa, como por exemplo uma passadeira que cobra 3 faixas no mesmo sentido e por acaso o carro já está a passar mas o peão mete-se na outra ponta e acontece que numa fracção de segundo o pé do peão e o pára-choques traseiro desse tal carro encontram-se "sobre a passadeira".

Última edição:
Era bom que fosse assim.

Eu em 2005, apanhei 120 euros, por uma situação identica.
O peão pôs o pé na estrada quando eu estava a passar por cima da passadeira. Estava a uma distancia de mim, de cerca de 10 metros.

Mas dessa vez quem te multou? foi um policia que viu? foi o peão que apresentou queixa? como foi?

eu abrando sempre nas passadeiras no entanto quer como peão ou condutor posso passar primeiro tudo depende do tempo e da distancia.

A interpretação pode depender do agente da autoridade, pois assistimos várias vezes alguns peões que se fazem à passadeira à campeão... eu que vou sempre com cuidado em zonas com passadeira já tive que travar a fundo algumas vezes por causa de peões que se metem "à papo seco" e ainda refilam comigo...

Mas é verdade o código sempre referiu que se deve dar prioridade aos peões nas passadeiras e quando vamos a mudar de direcção mesmo que não haja passadeira, ou se não houver passsadeira a menos de 50 metros(acho que é esta a distância...). Em todo o caso vou ver o que refere o código exactamente, mas não foge muito disto...

Eu sinceramente não sei o que faria em tal situação... mas a minha primeira reacção seria obter uma testemunha que "estivesse comigo" na altura e que viu exactamente o contrário, que não havia peão sequer ou coisa assim.

Assim é a palavra de um contra a palavra de outro, e isso em tribunal é o mesmo que ... "arquivado". Os/as juízes /juízas não estão para empatar ainda mais tempo em tribunal com querelas destas, por isso nestes casos o normal é nada acontecer.

Multas com fotografia de radar é outra coisa. Agora "o tal agente viu, anotou, e multa passados 6 meses"? Então a minha namorada também viu, anotou, só que o contrário! E mais... até se pode arranjar um amigo que "estivesse a passar a pé no local" e lembra-se claramente de não ter havido infracção nenhuma... Acho que muitos pagam por medo... eu por mim andava com isso para a frente em Tribunal...

É pena não te partirem um espelho no braço como me aconteceu numa passadeira e que tirei a matrícula do carro, que nem parou e depois o "artista" tinha 3 testemunhas em como naquele dia nem lá perto passou......

É pena não te partirem um espelho no braço como me aconteceu numa passadeira e que tirei a matrícula do carro, que nem parou e depois o "artista" tinha 3 testemunhas em como naquele dia nem lá perto passou......

Essas coisas são de lamentar, a mim aconteceu-me numa passadeira com semaforos, o condutor não parou e partiu o espelho no meu braço, ele ainda parou a estrebuchar comigo! [8b]

Mas eu não sofri nada no braço(casacos de Inverno) e eu deixei-o a falar sozinho...

Primeiro ver se a viatura circulou ou não naquele local.

Se sim, e acho que não cometeu aquela infracção, tentar contestar a coima, no verso deve lá ter como fazer.

De facto tens razão, pois eu referia-me apenas ao caso onde o peão é que entra à campeão, e aí a multa é injusta. Não fui explícito o suficiente.

Já editei o meu comentário inicial.

Última edição:
Caps lock? Ninguém esta a berrar, só se for você que está habituado a isso quando fala com as outras pessoas.

É evidente que ninguém foi atropelado, mas eu disse isso? Presumo que não saibam o mínimo de Português.

Se a minha mãe tivesse visto o peão tinha parado, provavelmente estava no outro lado ainda da estrada e passou normalmente..

Cá para mim era ele que estava na passadeira! [:D]

Voltar
Superior