Multa por levantar o tel!

estou-me a lembrar que para coçar os tomates, vou ter de parar de conduzir...
vou passar a deixar os tomates em casa...

estou farto de ver malta a apanhar macacos quando estão parados nos semáforos/filas... esses TAMBÉM têm de ser autuados... pois, caçar e conduzir?? isto não é nenhum safari!! toma arrota 120€!!

o que me dá gozo ver é os moralistas... daqueles mesmo mesmo exagerados...

eu ja bati por causa de um espirro...

Espirrei, tive que fechar os olhos, no semaforo ficou laranja e o da frente travou... quando abri, estava em cima do da frente...

Não tinhas nada de espirrar enquanto conduzias, muito menos fechando os olhos, era logo 120€ que para a próxima limpavas o pó ao tablier antes de sair de casa.

O uso do telemóvel, condenável ao volante, evidentemente, pode ser sempre provado, ou não, pedindo uma facturação detalhada para aquela data e hora da multa!...

Eu tenho uma situaçao engraçada parecida com a tua...

Uma vez no centro do Porto, la ia eu quando o semafro muda para o amarelo e eu parei mas uma mota que vinha atras de mim passou e nao é que vinha uma mota da policia que viu e foi atras dele e eu ri me tipo "este chico esperto ja vai".

Entretanto e depois de me rir com a situaçao, para aproveitar o sinal vermelho pego no telemovel para avisar a minha namorada que estava a chegar, o verde acende e la vou eu ainda a falar(foram uns 30 segundos de conversa). La continuo a minha vida ja com o telemovel desligado e um minutito depois ouço uma sirene, eu ja estava noutro semafro mas tinham carros a minha frente e a rua so tinha uma faixa, era impossivel eu deixar a policia passar e por isso fiquei la parado.
Entretanto sai um agente(pendura) do carro e pergunta me se sabia porque é que eles iam com a sirene ligada(porque repararam logo que eu nao sabia que era para mim) e eu muito estupido e ja sem pensar que tinha falado ao telemovel respondo que nao, ele la me disse que tinha sido pelo telemovel.

Destaco o facto de eu me ter rido com o facto da mota que vinha atras de mim ter passado num sinal vermelho e logo asseguir apanham me a mim. [:D]

O uso do telemóvel, condenável ao volante, evidentemente, pode ser sempre provado, ou não, pedindo uma facturação detalhada para aquela data e hora da multa!...
isso já foi falado aqui, e é facilmente considerado irrelevante: como é que sabes que telefone é que a pessoa estava a usar nesse momento? no auto da polícia fica "condutor ia a telefonar com o numero 9XXXXXXX?" [:D] e não é preciso ir a telefonar para se poder ser multado, a lei não diz que só é proibido ir a mexer no telefone se estiver a telefonar [:p]

Para mim o agente pecou por excesso de zelo. Confirmado que não estava a fazer chamadas, podia muito bem deixar ir com uma reprimenda apenas.

Assim sendo, penso que quem acabou por ficar a rir-se da situação foi esse senhor, que aplicou a lei elevada ao quadrado.

Condeno sim, aqueles que vão a comer, ler ou a fumar dentro do veículo. Em situações calmas ainda é permnissível, pelo menos o fumar. Agora ver alguém como eu já vi conduzir na via rápida e a fumar é totalmente descabido. O perigo aumenta com a velocidade, os descuidos têm que ser guardados ao mínimo e qualquer erro pode ser fatal, não só para quem vaia fumar mas também para quem segue na mesma via.

Penso que a lei de proibir o uso do cigarro dentro das viaturas deveria já ter ido avante. Todos ganhavam, quer na saúde, quer em segurança e até na esperança máxima de vida.

Para mim o agente pecou por excesso de zelo. Confirmado que não estava a fazer chamadas, podia muito bem deixar ir com uma reprimenda apenas.

Assim sendo, penso que quem acabou por ficar a rir-se da situação foi esse senhor, que aplicou a lei elevada ao quadrado.

Condeno sim, aqueles que vão a comer, ler ou a fumar dentro do veículo. Em situações calmas ainda é permnissível, pelo menos o fumar. Agora ver alguém como eu já vi conduzir na via rápida e a fumar é totalmente descabido. O perigo aumenta com a velocidade, os descuidos têm que ser guardados ao mínimo e qualquer erro pode ser fatal, não só para quem vaia fumar mas também para quem segue na mesma via.

Penso que a lei de proibir o uso do cigarro dentro das viaturas deveria já ter ido avante. Todos ganhavam, quer na saúde, quer em segurança e até na esperança máxima de vida.

O problema é que quando alguém vai no seu carrinho acha que pode fazer tudo como se estivesse em casa ou escritório, se pensassem mais nos outros e não só no seu "bem estar" muitos acidentes e complicações no trânsito eram evitáveis. Acho que o código da estrada não tem de lá ter tudo descrito em relação a questões deste tipo, é tudo uma questão de bom senso, educação e civismo. Coisa rara de se ver por esta terra... [8b]

Última edição:
estou-me a lembrar que para coçar os tomates, vou ter de parar de conduzir...
vou passar a deixar os tomates em casa...

estou farto de ver malta a apanhar macacos quando estão parados nos semáforos/filas... esses TAMBÉM têm de ser autuados... pois, caçar e conduzir?? isto não é nenhum safari!! toma arrota 120€!!

o que me dá gozo ver é os moralistas... daqueles mesmo mesmo exagerados...

Quando levares com um macaco no pára-brisas queixa.te... [:D]

E muita atenção quando forem a conduzir com o GPS ligado [:D]

GPS enviou-o para um precipício e justiça multou-o

Um condutor britânico foi multado por ter seguido as indicações do GPS à letra...e mal. O sistema conduziu Robert Jones para um precipício e a justiça obrigou-o a pagar uma multa de 1122 euros por falta de atenção à estrada.
A multa incluiu os custos das autoridades para retirar o automóvel da beira do precipício já que a equipa teve de trabalhar durante nove horas.
Por isso, o juiz defende que "o réu seguiu o sistema [GPS] à letra de tal maneira que o levou para uma via claramente inviável para veículos motorizados".

Fonte

O problema é que quando alguém vai no seu carrinho acha que pode fazer tudo como se estivesse em casa ou escritório, se pensassem mais nos outros e não só no seu "bem estar" muitos acidentes e complicações no trânsito eram evitáveis. Acho que o código da estrada não tem de lá ter tudo descrito em relação a questões deste tipo, é tudo uma questão de bom senso, educação e civismo. Coisa rara de se ver por esta terra... [8b]

O que tu foste dizer. Já vai aparecer por aí a trupe do riso que te vai acusar de seres moralista e perfeito demais e de nunca teres cometido uma infracção ao código, como se isso os desculpasse das asneiras que fazem ao volante.

E como é que tens a certeza disso? Aqui ainda só li a versão do user que foi multado. Se calhar, ele até mentiu e estava mesmo a falar ao telemóvel durantes largos minutos e só quando desligou a chamada é que o agente achou que devia mandá-lo parar para o multar. Porque é que partimos logo para a cruxificação do agente se não temos a versão dele?

Foi bem multado mas qual e a duvida disso..e deviam ser muitas vezes multados..se ja nem sabem conduzir quando nao vao ao telemovel entao quando vao parece a loucura nem o carro sabem manter direito..pagou e muito bem.

isso já foi falado aqui, e é facilmente considerado irrelevante: como é que sabes que telefone é que a pessoa estava a usar nesse momento? no auto da polícia fica "condutor ia a telefonar com o numero 9XXXXXXX?" [:D] e não é preciso ir a telefonar para se poder ser multado, a lei não diz que só é proibido ir a mexer no telefone se estiver a telefonar [:p]
E, pá, isso do "facilmente irrelevante"... já me tinhas dito... Os telemóveis são a pior coisa que foi inventada para se saber, em tempo real ou à posteriori, onde tu estás ou estiveste e é extremamente fácil saber se em dado momento estiveste a conversar seja lá em que telemóvel for... [:p]

Depois, a Lei fala de utilização que implique manuseamento continuado e esse conceito dá pano para mangas...:

Artigo 84.º - Proibição de utilização de certos aparelhos

1 — É proibido ao condutor utilizar, durante a marcha do veículo, qualquer tipo de auscultadores sonoros e de aparelhos radiotelefónicos.
2 — Exceptuam-se do número anterior:
a) Os aparelhos dotados de um auricular ou de microfone com sistema alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
...
Mexer no telemóvel a conduzir dá multa? Desculpa lá, mas essa tem graça, mesmo muita graça...[:D]

E como é que tens a certeza disso? Aqui ainda só li a versão do user que foi multado. Se calhar, ele até mentiu e estava mesmo a falar ao telemóvel durantes largos minutos e só quando desligou a chamada é que o agente achou que devia mandá-lo parar para o multar. Porque é que partimos logo para a cruxificação do agente se não temos a versão dele?

Qual era o meu interesse em mentir?
Quem me diz a mim que a tua historia é verdade tambem?

Última edição:
E, pá, isso do "facilmente irrelevante"... já me tinhas dito... Os telemóveis são a pior coisa que foi inventada para se saber, em tempo real ou à posteriori, onde tu estás ou estiveste e é extremamente fácil saber se em dado momento estiveste a conversar seja lá em que telemóvel for... [:p]

Depois, a Lei fala de utilização que implique manuseamento continuado e esse conceito dá pano para mangas...:

Mexer no telemóvel a conduzir dá multa? Desculpa lá, mas essa tem graça, mesmo muita graça...[:D]

Pois, visto do prisma do manuseamento continuado, muda um bocado o filme. [;)]

Podes te rir mas claro que da multa ou para voces manuseamento continuo e so quando se atende chamadas??? lol qualquer dia vao a jogar durante o caminho ja que se pode fazer tudo menos atender claro era bonito lol

Podes te rir mas claro que da multa ou para voces manuseamento continuo e so quando se atende chamadas??? lol qualquer dia vao a jogar durante o caminho ja que se pode fazer tudo menos atender claro era bonito lol
1 — É proibido ao condutor utilizar, durante a marcha do veículo, qualquer tipo de ... aparelhos radiotelefónicos
A Lei também vai às definições:

utilizar | v. tr. | v. intr. | v. pron.

utilizar - Conjugar
(útil + -izar)
v. tr.
1.Servir-se de.
2.Empregar utilmente.
3. Sacar partido de; aproveitar.
v. intr.
4. Ganhar, lucrar.
5. Ter uso ou préstimo; ser útil ou proveitoso.
v. pron.
6. Servir-se de.
7. Tirar vantagem, auferir proveito.
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Ora esta definição é diferente de...:

mexer | v. tr. | v. intr. | v. pron.

mexer (ê) - Conjugar
(latim misceo, -ere, misturar, juntar)
v. tr.
1. Dar voltas a.
2. Mover.
3. Revolver.
v. intr.
4. Bulir; tocar, pôr a mão.
v. pron.
5. Agitar-se, mover-se.
6. Aviar-se.
Mesma fonte.

Ora, o que está aqui em causa é, precisa e concretamente, Multa por levantar o tel! Nada mais do que isso! [;)]

Para além do mais, permite-me a brincadeira, para que serve um telemóvel?

[:)][:)][:)][:)][:)]

[;)]

Não se pode usar aparelhos radiotelefónicos que exigam manuseamento continuado.

Mesmo que não mexemos neles de forma continuada, estamos a usá-los , embora seja por um curto periodo de tempo.

Eu acho que foi excesso de zelo. Se os polícias viram que a pessoa pegou e largou logo o telé, mandavam parar, e avisavam com um grande sermão.

Agora, multar, acho que também não havia necessidade....

Voltar
Superior