Multa IUC

Boas,

Um familiar adquiriu uma Passat 1.6D de 1992 em Maio de 2008. A carrinha tem matrícula de Junho e ele pagou o IUC (mudou no início desse ano) já fora de prazo, dia 5 de Julho de 2008.

Hoje recebeu uma carta para pagar uma multa de 15€ por ter pago o imposto fora de prazo.. em 2008!

Demoraram 3 anos a instaurar a multa e a questão dele é:

- Este tipo de multas prescreve?

A ideia dele não é defraudar o estado, pois ele paga tudo o que deve a toda a gente, mas a questão é que ele foi pagar o IUC à repartição de finanças e na altura, se já ia fora de prazo, a multa já deveria estar instaurada e ninguém lhe falou nisso.. lembrando-se agora 3 anos depois de vir pedir o dinheiro.

Agradecia algum esclarecimento a este respeito. Já estive a ler a lei 22A/2007 e não consegui esclarecer esta questão.

O meu obrigado.

Aconteceu-me a mim exactamente o mesmo que a ti...

Bastou-me ir à repartição de finanças local e mostrar o comprovativo com a data da compra do carro para comprovar que na data da infração o carro não era meu.

Resultado, deram-me um documento a dizer que o auto foi anulado por erro administrativo: resolvido em 5 minutos...

é verdade, ultimamente ando um pouco "baldas"[:D].
ainda não mandei apreender o carro porque dei-lhe um prazo, e como ele me disse na ultima vez que lhe liguei, de que já tinha tratado da transferência e que apesar de ainda não ter o DUA já tinha o comprovativo da transferência e, como estou de férias não tenho como ver se o carro já mudou de nome ou não

Eu via-te isso mas, estou na pausa do natal , só te posso ver isso a partir se 28. Se quiseres manda PM.

Eu via-te isso mas, estou na pausa do natal , só te posso ver isso a partir se 28. Se quiseres manda PM.
obrigado pela disponibilidade mas eu também recomeço a trabalhar no dia 28, e depois posso ver isso.
eu podia ligar ao gajo, mas na véspera de vir de férias para o norte, parti o visor do meu telemóvel, e neste que estou a usar não tenho o contacto dele.

Última edição:
Boas,

Um familiar adquiriu uma Passat 1.6D de 1992 em Maio de 2008. A carrinha tem matrícula de Junho e ele pagou o IUC (mudou no início desse ano) já fora de prazo, dia 5 de Julho de 2008.

Hoje recebeu uma carta para pagar uma multa de 15€ por ter pago o imposto fora de prazo.. em 2008!

Demoraram 3 anos a instaurar a multa e a questão dele é:

- Este tipo de multas prescreve?

A ideia dele não é defraudar o estado, pois ele paga tudo o que deve a toda a gente, mas a questão é que ele foi pagar o IUC à repartição de finanças e na altura, se já ia fora de prazo, a multa já deveria estar instaurada e ninguém lhe falou nisso.. lembrando-se agora 3 anos depois de vir pedir o dinheiro.

Agradecia algum esclarecimento a este respeito. Já estive a ler a lei 22A/2007 e não consegui esclarecer esta questão.

O meu obrigado.

Aconteceu-me a mim exactamente o mesmo que a ti...

Bastou-me ir à repartição de finanças local e mostrar o comprovativo com a data da compra do carro para comprovar que na data da infração o carro não era meu.

Resultado, deram-me um documento a dizer que o auto foi anulado por erro administrativo: resolvido em 5 minutos...

Mas no caso, o imposto foi pago a 5 de Julho, quando o mês de pagamento, era o mês de Junho...

Logo, foi pago fora de prazo.

Recebi na sexta feira passada a famosa multa de 15€ por atraso de pagamento do IUC. A carta data de dia 6 de Dezembro e só a recebo a 16 de Dezembro. Ora se lá diz que tenho 15 dias para pagar pelo valor minimo de 15€ durante 15 dias o prazo até ja passou! Isto se for a contar desde a data que foi criada a notificação.

Quando dizem 15 dias desde a data de notificação, quer dizer desde a data que escreveram a notificação ou seja dia 6 Dezembro? Ou são 15 dias a contar desde que eu fui notificado (recebi a carta) que é o dia 16 de Dezembro?

Recebi na sexta feira passada a famosa multa de 15€ por atraso de pagamento do IUC. A carta data de dia 6 de Dezembro e só a recebo a 16 de Dezembro. Ora se lá diz que tenho 15 dias para pagar pelo valor minimo de 15€ durante 15 dias o prazo até ja passou! Isto se for a contar desde a data que foi criada a notificação.

Quando dizem 15 dias desde a data de notificação, quer dizer desde a data que escreveram a notificação ou seja dia 6 Dezembro? Ou são 15 dias a contar desde que eu fui notificado (recebi a carta) que é o dia 16 de Dezembro?

conta desde a data em que recebes a carta

Alguém sabe quanto se paga para pedir ao banco um extracto de movimentos de conta de 2008? Tenho a certeza que paguei o IUC dentro do prazo, mas através do site só consigo ter acesso aos últimos 4 meses...

Além do mais, a minha coima é de 55€, não de 15...!
Aconselho-te a pedires apenas o comprovativo da operação, até porque no extracto pode não ter informação para provar o pagamento. [;)]

A carta da coima, vem registada com aviso de recepção, não vem?

registo simples, também tenho outra de 2010, mas não me lembro que dia chegou, mas já foi há mais de uma semana, como estava teso pensei, depois vejo isso, agora fui ver e tem data de 1 de Dezembro, no site dos CTT diz que no dia 14 estava entregue, mas não sei se foi mesmo nesse dia. também se não foi, não deve ter sido muito antes. nem sei se hei-de ir hoje às finanças ou deixo para a semana

caso passe o prazo, a multa passa para 30€ ou é mais?

e como é que sei a data de envio?

Na carta tens o nº do registo e podes efectuar a pesquisa nos CTT's para saber quando este foi enviado/entregue: CTT

O nº do registo está debaixo do código de barras, basta colocares esse nº no site supracitado e aparece lá toda a informação relativa ao tratamento dessa notificação. [;)]

Pelo que sei, em vez de pagares a multa aos FDP dos c@brestos do Estado, podes paga-la numa instituição.

Ou seja, pagas em forma de donativo. Perde o Estado e ficas tu a rir-te dos analfabetos dos atrasados mentais que trabalham para as finanças.

Isto é possível porque conheci uma pessoa que fez o mesmo e a multa morreu aí.

Pelo que sei, em vez de pagares a multa aos FDP dos c@brestos do Estado, podes paga-la numa instituição.

Ou seja, pagas em forma de donativo. Perde o Estado e ficas tu a rir-te dos analfabetos dos atrasados mentais que trabalham para as finanças.

Isto é possível porque conheci uma pessoa que fez o mesmo e a multa morreu aí.

Sim, porque assumir o erro é algo bastante dificil. Além de que a culpa de nos termos atrasado a fazer o pagamento foi dos funcionários das finanças :rolleyes:

Voltar
Superior