Multa dúvida!!

Agora digam-me uma coisa!

Acham que tem lógica ter de pagar 600€ para voltar a tirar a carta porque ultrapassei um carro que ia a abrandar e por isso muito devagar! só porque pisei um risco no chão?? pus em risco a vida de alguém?? não se via um carro no espaço de 1km!! o que os policias precisam é de bom senso!! e isso eles não têm nenhum!!

Obrigado a todos, eu já sei que tenho de arcar com as consequências porque infelizmente os senhores da farda é que mandam quer tenham razão ou não!! Mas vou tentar me defender perante o sr. governador civil, e se este tiver algum bom senso, estou certo que não irei ficar sem carta!!

tenho carta há uns 12 anos e não ha dia que não pise um traço contínuo para fazer uma curva mais por dentro com visibilidade pela frente sem que daí venha qualquer mal ao mundo. e quem não o faz que atire a primeira pedra. e até pratico uma condução defensiva e vejo gente a passar por mim a 100 vou eu a 70 dentro das localidades. se alguém cumpre o código à risca acumula-se logo uma fila de gente atrás todos celerados a apitar e a querer passar por cima.
a polícia devia tirar a carta é a quem provoca acidentes, não a quem comete infrações técnicas na estrada e nunca participou um sinistro. para isso basta uma multa. eu posso pisar 2 traços contínuos e ficar sem carta, outro pode bater todos os meses e a pôr a vida dos outros em risco e ninguem lhe tira a carta. mas isto é tudo um negócio com as escolas de condução.

Acham que tem lógica ter de pagar 600€ para voltar a tirar a carta porque ultrapassei um carro que ia a abrandar e por isso muito devagar! só porque pisei um risco no chão?? pus em risco a vida de alguém?? não se via um carro no espaço de 1km!! o que os policias precisam é de bom senso!! e isso eles não têm nenhum!!

Obrigado a todos, eu já sei que tenho de arcar com as consequências porque infelizmente os senhores da farda é que mandam quer tenham razão ou não!! Mas vou tentar me defender perante o sr. governador civil, e se este tiver algum bom senso, estou certo que não irei ficar sem carta!!

E da GNR menos ainda... [;)]

PS: Não estou a julgar, até porque eu não vi a situação.

O que tem lógica é seres responsabilizado pelo erro que cometeste e arcares com as consequências! Conheces o CE, conheces as regras. Se as infringes deliberadamente é porque estás disposto a arcar com as consequências. Tiveste o azar de ser visto! Eu também tive o azar de ser apanhada em excesso de velocidade, mas paguei e não bufei.

Agora a mania de fazer o mal e depois dizer que os outros é que exageraram no castigo é que já cansa! Sejam homenzinhos/mulherzinhas!

(...) mas isto é tudo um negócio com as escolas de condução.

Grande teoria da conspiração que para aí vai!

se ele ia abrandar iria mudar de direcção? aí também não custava nada ter um pouco de paciência.

mais do que bom senso as regras do trânsito estão lá. (obviamente que também não sou nenhum santo na estrada... se fosse não me safava em lisboa ahah)

mas há situações que uma pessoa pode pensar duas vezes, será que por 5 segundos de marcha lenta alguém morre?

não, não tem muito senso ter de pagar 600€ e passar por todo o processo de tirar a carta de novo.(pode sempre encarar esses € como sendo a multa e ainda tens direito a um curso de condução [:D])

eu quando tirei a carta à 3 anos, e como já disse a trás, está agora a terminar o período de carta "pseudo provisória ou whatever" sempre tentei ao máximo andar na pacífica e sem tentar arriscar sequer pisar um ovo exactamente porque sabia perfeitamente que um pequeno erro(traço continuo divisor de sentidos de trânsito, sinal vermelho, ignorar stop, etc), a carta ia arder.

é um caso que não defendo nenhuma das partes, uma parte transgrediu e assumiu, outra viu e "repreendeu".

Imagina uma segunda situação, imagina que acontecia exactamente a mesma situação, mas em vez de estares para ultrapassar vinhas em sentido contrário e vias a tal situação de frente, mesmo que não te causasse nenhuma insegurança ou perigo eminente ias pensar "aquele gajo está a vir para o meu lado da estrada e não devia, está ali a brigada deviam multá-lo".

Eu ia pensar algo assim. E se efectivamente a pessoa abrandou para(imagino eu) sair da estrada onde seguia não tinhas mesmo nada que ultrapassar. Se se tratasse de um veículo de marcha lenta aí sim, esse mesmo veículo até iria provavelmente a usar uma parte da berma para facilitar tu e outros condutores na ultrapassagem, e aí eu também não seria apologista da multa. Mas no caso em questão, a multa foi bem aplicada.

Mas sinceramente não percebo bem, és multado, pagas na hora e o que depois te chama a atenção e preocupa é um pedaço de ortografia? :confused:

O carro que ia à minha frente não ia virar, simplesmente ia parar na estrada e para passar ia ter que passar a linha continua na mesma! já expliquei tudo o que se passou obrigado a todos!! agora se alguém souber de alguma coisa que eu possa fazer para não ficar sem carta, que por favor me diga!!

Os Policias não te vão tirar a carta. A lei vai. Não são os policias que precisam de bom senso porque se eles vêem alguem a ultrapassar outro carro pelo risco continuo (Seja em que situação for), é responsabilidade, e função deles responsabilizarem a pessoa pelos seus actos.

Isto é tudo uma enorme treta. Eles fizeram exactamente o que deviam ter feito. Não se ultrapassa ninguém pelo risco continuo, e toda a gente sabe isso, se o fizeste, sabias bem os riscos que corrias, e foste apanhado. O chato da situação não são os policias, é apenas o facto de teres sido apanhado.

Quando tirei a carta, tinha o periodo de 1 ano em que não se podia fazer porcaria.... durante esse ano, andei religiosamente na lei, porque sabia as consequências de se fosse apanhado a fazer porcaria.

Só vais perder a carta por tua causa, se queres culpar alguem não culpes os policias, eles cumpriram as regras todas.

"o que os policias precisam é de bom senso!!"
Acho que todos nós precisamos de bom senso... nomeadamente quando fazemos porcaria e culpamos todos menos os responsáveis...

O carro que ia à minha frente não ia virar, simplesmente ia parar na estrada e para passar ia ter que passar a linha continua na mesma! já expliquei tudo o que se passou obrigado a todos!! agora se alguém souber de alguma coisa que eu possa fazer para não ficar sem carta, que por favor me diga!!
se ia parar ia acabar por encostar para a berma e então poderias passar à vontade sem stress de multa(terias legitimidade de argumentar que estavas a evitar o carro como se fosse um qualquer obstáculo e NÃO TERIAS OUTRA HIPÓTESE que não pisar o risco).assim fez kaput

também não acredito que te multassem se o teu carro não tivesse passado pelo menos metade para o sentido contrário.

BTW, o código é bem explícito nesse capítulo do que te leva a ficar sem carta nos primeiros 3 anos. Salvo erro perdes a carta se cometeres 5 Leves, ou 2(ou 3 não me lembro) graves ou 1(UMA) muito grave

Última edição:
600€? bolas, até doi!
essa gente não brinca em serviço, é mais que um ordenado mínimo! [:D]
pois antigamente havia a polícia que eram os bonzinhos e os ladrões que eram os mauzinhos. esquece isso, hoje em dia é tudo igual. uns roubam de uma maneira e os outros roubam de outra. cuidado, convém olhar para a frente, para trás pelos espelhos, para os lados nas bermas para os radares, etc. eles às vezes estão escondidos sempre nos locais onde rende mais €
se já pagaste e se eles ficaram com os teus dados e não compreenderam a tua explicação, agora não há nada a fazer. é esperar pelo desenrolar do processo.

600€? bolas, até doi!
essa gente não brinca em serviço, é mais que um ordenado mínimo! [:D]
pois antigamente havia a polícia que eram os bonzinhos e os ladrões que eram os mauzinhos. esquece isso, hoje em dia é tudo igual. uns roubam de uma maneira e os outros roubam de outra. cuidado, convém olhar para a frente, para trás pelos espelhos, para os lados nas bermas para os radares, etc. eles às vezes estão escondidos sempre nos locais onde rende mais €
se já pagaste e se eles ficaram com os teus dados e não compreenderam a tua explicação, agora não há nada a fazer. é esperar pelo desenrolar do processo.

Pois malditos Policias! É sempre a meter ao bolso esses policias malvados! sempre a multar a malta e a tirar-lhes o dinheirinho todo! que ladrões... ah mas esperem la... eles que roubam toda a gente, só ganham pouco mais do ordenado mínimo... hummmmmmmmmmmmmmmmmmm....

Tenham paciência [:D]

Não precisas esperar isso porque a malta quando tira a carta anda com o rabinho apertado para evitar isso mesmo. são cenas menores mas que f***** à grande.

se eu beber uma garrafa de wisky me meter numa AE completamente deserta à noite em contra mão não estou a colocar uma única alma em risco nem a chatear ninguém logo seguindo a tua lógica não merecia ficar sem carta e ir passar uns dias à prisão se fosse preciso :rolleyes:

todos aqui sem excepção, transgridem. é preciso é "saber" transgredir e ter a sorte de não ser apanhado.

ai a brigada recebe comissão?
se recebessem se calhar os subornos não existiam [8b]

Acho piada ao pessoal que vem defender o "minino" e critica quem lhe tenta abrir os olhos.

Ora se o moço está no período de carta provisória (ou lá como se chama) deveria ter bem ciente que qualquer erro tem consequências mais graves que depois desse prazo.

Cometeu um erro e assume-o.

Foi (e bem) multado.

Pagou a multa.

Agora só tem é que assumir as responsabilidades (como fez ao pagar a multa) e arcar com as consequências! Se não queria consequências, não tivesse cometido o erro.

Aqui ninguém é santo e todos cometem erros. A diferença é que uns erram e assumem as consequências, outros erram, atribuem as culpas aos outros (polícias demasiado zelosos, p. ex.) e depois não querem assumir as consequências.

se quando escreveste o post te estavas a referir a mim estás enganada! eu não defendi o menino, simplesmente não o crucifiquei!
ele não veio aqui perguntar se é legal pisar o risco contínuo, isso já ele sabe que não é!
ele veio pedir ajuda como resolver a situação! quem não o quer ajudar que se cale! há é aqui muita gente com mania de doutor juíz que acusa e julga sempre que alguém coloca uma dúvida!

Faz um favor a ti própria, mete-te no lugar dele, tinhas tirado a carta há um ano e estavas em vias de a perder por ter feito uma asneira, calavas-te e aceitavas ou procuravas forma de isso não acontecer?

A mim tanto se me dá que vocês achem bem ou não, sempre que aparecer aqui alguém que eu acho que posso ajudar, ajudo!
Desde que no meu entender não seja algo que não tem perdão! se ele tivesse atropelado alguém e fugido era uma coisa, agora por pisar um risco estar a crucificar o rapaz?!? poupem-me! eu não sou vidente mas tenho a CERTEZA ABSOLUTA em como os moralistas que aqui vieram cascar no rapaz já fizeram o mesmo ou pior, mas aqui são santos!

Vou já deixar uma ressalva que não li todos os "testamentos" que escreveram, até porque vão logo para os bons Vs maus, etc., etc.

Ao autor do tópico, infelizmente parece-me que pouco poderás fazer.
Ainda poderias argumentar se a viatura estivesse parada, e por isso fosse um obstáculo o qual não conseguiras contornar sem...
Sendo um veículo em andamento, mesmo que marcha lenta, decidiste efectuar uma ultrapassagem num local proibido.

O erro poderia ter relevância caso o auto não fosse presencial, se tu reconheceste - ao assinar cá em baixo - não me parece relevante, na minha opinião o lapso escrito no nome (até porque pelo teu exemplo, retira-se bem o nome).

Atendendo que esta contra-ordenação implica sanção e tendo a carta caractér provisório, provavelmente terá que tirar novamente.

Há situações mais graves, mas é o que temos.

Podes sempre falar com um advogado e ver o que pode fazer.

Se já fizeste o pagamento voluntário, esquece qualquer coisa que possas fazer. Só se tiveres a sorte dos papéis se perderem... Mas eu, no teu lugar, preparava-me para ir tirar a carta de condução outra vez.

Tem sido entendimento que mesmo o pagamento voluntário, não pode condicionar a contestação posterior, nomeadamente da sanção.
Pelo menos creio já ter lido umas decisões nesse sentido. [;)]

Vou já deixar uma ressalva que não li todos os "testamentos" que escreveram, até porque vão logo para os bons Vs maus, etc., etc.

Ao autor do tópico, infelizmente parece-me que pouco poderás fazer.
Ainda poderias argumentar se a viatura estivesse parada, e por isso fosse um obstáculo o qual não conseguiras contornar sem...
Sendo um veículo em andamento, mesmo que marcha lenta, decidiste efectuar uma ultrapassagem num local proibido.

O erro poderia ter relevância caso o auto não fosse presencial, se tu reconheceste - ao assinar cá em baixo - não me parece relevante, na minha opinião o lapso escrito no nome (até porque pelo teu exemplo, retira-se bem o nome).

Atendendo que esta contra-ordenação implica sanção e tendo a carta caractér provisório, provavelmente terá que tirar novamente.

Há situações mais graves, mas é o que temos.

Podes sempre falar com um advogado e ver o que pode fazer.

Tenho ideia que a assinatura do auto apnas significa que tomas conhecimento, não de que concordas. Pelo menos, no único que eu assinei até hoje [8b] dizia qualquer coisa do género "O arguido declara que toma conhecimento...".

Tem sido entendimento que mesmo o pagamento voluntário, não pode condicionar a contestação posterior, nomeadamente da sanção.
Pelo menos creio já ter lido umas decisões nesse sentido. [;)]

Pois, não sei. Sempre me aconselharam a pagar "Depósito" para não castrar eventuais acções futuras. :sh)

Tenho ideia que a assinatura do auto apnas significa que tomas conhecimento, não de que concordas. Pelo menos, no único que eu assinei até hoje [8b] dizia qualquer coisa do género "O arguido declara que toma conhecimento...".

Pois, não sei. Sempre me aconselharam a pagar "Depósito" para não castrar eventuais acções futuras. :sh)

Se tomou conhecimento, é porque estava lá, não podes dizer que não eras tu, porque o agente escreve "u" em vez de "ei". [;)]

É preferível fazeres o depósito, até no caso de queres contestar desde logo o próprio auto junto da entidade admnistrativa.
Eu referia-me a impugnações judiciais.
Mas como referi tenho ideia de ter lido qualquer coisa, mas...

Se tomou conhecimento, é porque estava lá, não podes dizer que não eras tu, porque o agente escreve "u" em vez de "ei". [;)]

É preferível fazeres o depósito, até no caso de queres contestar desde logo o próprio auto junto da entidade admnistrativa.
Eu referia-me a impugnações judiciais.
Mas como referi tenho ideia de ter lido qualquer coisa, mas...

Tens ideia e tens bem:

Lisboa, 03 Mar (Lusa) - O Tribunal Constitucional (TC) considerou inconstitucional a interpretação de um artigo do Código da Estrada, segundo a qual quem paga voluntariamente uma multa de trânsito fica impedido de contestar a infracção em caso de inibição de conduzir.

De acordo com a interpretação dada ao artigo 175º, nº4 do Código da Estrada, quando é aplicada a um automobilista uma contra-ordenação com sanção acessória de inibição de conduzir e este paga voluntariamente a coima, "ao arguido não é consentido, na fase de impugnação judicial da decisão administrativa que aplicou a sanção acessória de inibição de conduzir, discutir a existência de infracção".
Esta posição foi considerada inconstitucional pelo TC, que considera que tal interpretação viola o princípio de acesso ao direito consagrado na Constituição da República Portuguesa.
O caso em apreço remonta a Outubro de 2005, quando uma cidadã do distrito de Castelo Branco foi multada por alegadamente não ter parado num sinal de STOP num cruzamento.
Pagou voluntariamente a coima, tendo-lhe sido aplicada a sanção acessória de inibição de conduzir durante 30 dias, medida que contestou no Tribunal de Penamacor por "lhe ser imprescindível a utilização do automóvel para o exercício das suas funções laborais", que manteve a decisão administrativa.
A arguida recorreu para o Tribunal da Relação de Coimbra que remeteu o caso para o Tribunal Constitucional.
A acusação sustentou que o pagamento voluntário da coima, nas contra-ordenações estradais, constitui "confissão tácita da autoria do facto imputado ao arguido, susceptível de dispensar a prova quanto à materialidade da infracção, no âmbito da impugnação deduzida quanto à aplicação da sanção de inibição de conduzir", uma tese que não foi validada pelo TC.

Pagamento voluntário de coimas não inviabiliza contestação da apreensão de carta - TC - RTP Noticias

Já quanto ao facto relatado, aconteceu-me algo semelhante há 25 anos, seguia atrás de 1 tractor agricola há cerca de 500 metros e o condutor do tractor desviou-se para a berma para me deixar passar, quando o fiz pisei o traço continuo e a BT que se encontrava oculta mais à frente viu e aplicou-me a pastilha da ordem. Não existiu qualquer perigo na manobra e foi realizada em recta sem transito no sentido oposto. Bem argumentei mas nada a fazer mesmo.

Voltar
Superior