Multa bus

Acarreto as minhas responsabilidades e assumo-as mas só espero que os "deuses" da condução não tenham um dia a sorte de serem apanhados por pessoas mais loucas do que eu que ponham em risco vidas ,etc e depois sejam perdoadas. Porque pessoas alcoolizadas, que passam semáforos bem vermelhos e a velocidades alucinantes há aos pontapés e muitas vezes a esses NADA acontece e depois matam inocentes nas estradas.

As asneiras dos outros não desculpam a tua asneira... Tiveste azar, mas o agente apenas cumpriu aquilo a que está obrigado: fazer cumprir a lei. Se, como dizes, ainda por cima o superior deles estava nas redondezas, não seria de esperar outra coisa. Ou achas que ele devia estar disposto a apanhar na cabeça por uma pessoa que ele desconhece e que ainda por cima cometeu uma infracção?

A zona em questão não está má pensada, como algumas pessoas começam a referir.
A zona é frequentada por autocarros e electricos, e nesta zona especifica existem paragem de autocarro e paragem de elctrico (separadas), pelo que sempre que algum autocarro pare la, ou electrico, as pessoas teriam que ficar atrás à espera, sendo uma zona de risco continuo. Assim existe uma passagem pela direita onde os carros circulam, para não ficarem atrás dos ditos electricos e autocarros.

Tem um proposito. [;)]

Tem sim Sr.
Concordo ctg, não se coloca isso em causa, não está mal pensada, e agora até está bem sinalizada, em tempos nem sequer estava e estacionavam/paravam carros no meio do desvio[:D].
Mas aqui a sinalização nem serve de desculpa, está escrito no código que se contornam estes apeadeiros pela direita, por isso não existem desculpas para a infração em causa.

As pessoas erram e distraiem-se por vezes, é humano, e na estrada com pouca experiência, em que se está com a cabeça em mil coisas ao mesmo tempo, este tipo de erros ocorrem muitas vezes, não é desculpa, é um facto.

A policia como porventura vê muitos espertinhos que para ganharem um milésimo de segundo não contornam o apeadeiro, acabam por ter que intervir por vezes em modo "no mercy"

Última edição:
Tem sim Sr.
Concordo ctg, não se coloca isso em causa, não está mal pensada, e agora até está bem sinalizada, em tempos que nem sequer estava, e estacionavam/paravam carros no meio do desvio[:D].
Mas aqui a sinalização nem serve de desculpa, está escrito no código que se contornam estes apeadeiros pela direita, por isso não existem desculpas para a infração em causa.

As pessoas erram e distraiem-se por vezes, é humano, e na estrada com pouca experiência, em que se está com a cabeça em mil coisas ao mesmo tempo, este tipo de erros ocorrem muitas vezes, não é desculpa, é um facto.

A policia como porventura vê muitos espertinhos que para ganharem um milésimo de segundo não contornam o apeadeiro, acabam por ter que intervir por vezes em modo "no mercy"

Exactamente.

Além do mais seria bastante complicado distinguir os espertinhos e os distraidos, ate porque as pessoas quando sao apanhadas, raramente admitem o que fizeram, e aí entram as mil desculpas. [:D]

Conheço um policia na zona de santarem, que multou um gajo por ultrapassar uma pessoa pela direita na A1, e que o condutor jurava a pés juntos que tinha acabado de vir de Inglaterra, e que estava habituado a ultrapassar pela direita. [:D]
Uma pergunta interessante a fazer-lhe seria, pq nao andava em sentido contrario, se tava assim tao habituado a conduzir em inglaterra.

Se no mundo nao houvesse espertinhos, se tal conceito não existisse, o argumento "foi sem querer" ou "foi por distracção" ainda eram credíveis. [;)]

ao pe dos pasteis de belem?[kiss] tambem ja passei na faixa do bus(isto das primeiras vezes que la passei), mas depois de conhecer a zona ja sei onde se deve passar:D

Pena é que sejam poucas as vezes que se fala destas ilhas nas aulas de código. Ou então, os alunos também andam mesmo desatentos !!! [:D]

[;)]

Pena é que sejam poucas as vezes que se fala destas ilhas nas aulas de código. Ou então, os alunos também andam mesmo desatentos !!! [:D]

[;)]

Conheço muita, mas muita gente mesmo, com carta, naturais de sitios diferentes do País que nunca tinham visto ou ouvido falar destes ilhéus até terem vindo para Lisboa.

Já há algum tempo que não passo no local em questão, mas houve fases em que o ilhéu estava muito mal sinalizado, já para não falar na falta de tinta a assinalar "BUS" na respectiva faixa.[;)]

Há coisas bem piores que já vi!
Desde comerem a sandocha, maquilharem-se e ler o jornal!

Mas pronto neste caso parece que vais ter de pagar é chato mas é assim.

Há uns tempos tive uma situação com a faixa de Bus também caricata.... Já devem ter percebido que eu e a chibaria temos uma relação muito próxima.....

Vinha a subir a av. da liberdade e a chegar aos ultimos sinais já no marquês passei para a faixa de BUS com o pisca ligado porque ia virar já na 1ª à direita. Ora lembro-me perfeitamente que no código isto não é ilegal, pode-se usar a faixa de bus para mudança de direcção desde que devidamente sinalizada... Então não é que vem daqueles "Wanna be Chibos" Municipais logo todo doidão e manda-me encostar.. Explico-lhe que ia virar ja na 1ª À direita e até tinha a manobra sinalizada com o pisca e o animal a teimar que era ilegal o que eu tava a fazer... A conversa começou a descambar para uma discussão mais acesa até que veio o Chibo mor da PSP e resolveu a situação dando-me razão... (vá lá, chibo amigo!).

Mas quem é que deixa a chibaria municipal andar aí a fazer perder o tempo das pessoas??? Vão lá brincar com os Segways para a baixa chiado e tirar fotos com os turistas que é a unica coisa que sabem fazer.... chibos inúteis..

[/B]

A negligencia do MOXO é sempre punida, artigo 133º do C.E. . Agora ele pode e deve sempre impugnar a autuação com os motivos que ele bem entender se não estiver de acordo com a autuação.

certo...a negligencia é punida mas é um modo de cometimento do facto ("in casu" parece-me negligencia inconsciente prevista no Artº 15 b) do Código Penal (aplicado subsidiáriamente) - ( e revela tambem o Artº 16º etc. )) i.é. (dolo directo, necessário, eventual, negligencia consciente ou inconsciente) que tem que pesar na medida da pena (que creio foi a minima) , ou mesmo, dada a gravidadem e usando juizos de equidade pesar da necessidade de punição (em geral e em especial). É logico que isso só atraves da impugnação porque o agente de autoridade NAO TEM poderes nem obrigação formal senão a de aplicar a lei, no entanto, como se sabe, é o primeiro "administrador de justiça" e deve, como entidade autuante deverá ser "preventivo" mais do que "punitivo" - que tambem é a sua obrigação - , dependente do caso, e foi isto que eu quis dizer! caro Rucsantos, que CLARO que concordo contigo, aliás como é de Lei , mas a lei, tem um "aplicador" humano, e esse não deve ser cego às particularidades do caso concreto...

É por este motivo que os tribunais estão cheios... com todo o respeito pela tua contribuição!

Última edição:
Houve infracção, a multa é correcta. A única coisa que penso que está mal é ser considerada contra-ordenação grave, 120€ e possibilidade de carta apreendida, não justifica tanto na minha opinião, uma C.O. leve seria mais adequada.

Exactamente.

Além do mais seria bastante complicado distinguir os espertinhos e os distraidos, ate porque as pessoas quando sao apanhadas, raramente admitem o que fizeram, e aí entram as mil desculpas. [:D]

Conheço um policia na zona de santarem, que multou um gajo por ultrapassar uma pessoa pela direita na A1, e que o condutor jurava a pés juntos que tinha acabado de vir de Inglaterra, e que estava habituado a ultrapassar pela direita. [:D]
Uma pergunta interessante a fazer-lhe seria, pq nao andava em sentido contrario, se tava assim tao habituado a conduzir em inglaterra.

Se no mundo nao houvesse espertinhos, se tal conceito não existisse, o argumento "foi sem querer" ou "foi por distracção" ainda eram credíveis. [;)]

Mas em contrapartida não multou o que ia a pastar na faixa da esquerda ou do meio, pois não? Está mal. Para ver uma situação, também teria que ver a outra.

Infelizmente foste mal multado porque a maior parte dos polícias são uns palhaços que não têm a inteligência necessária para saberem quando devem ou não devem aplicar as multas. Limitam-se a ler o código sem avaliar o alcance que o legislador pertende dar à coisa. A razão porque é proibido circular nas faixas de BUS é para manter estas livres para os transporte públicos nomeadamente quando o trânsito está parado. Se um gaijo circula 10 metros por uma faixa de BUS inadevertidamente numa situação em que não está trânsito, em que aparentemente está mal sinalizado, em que não prejudicou a "liberdade" da faixa de BUS e em que não teve intenção de ultrapassar outros condutores, como eu vejo não era essa a intenção de quem fez o código, e é por isso que as multas são aplicadas por polícias para terem o discernimento de perceber porque é que existem essas multas. O que o legislador nunca se lembrou é que os tipos que aplicam as multas usam óculos de Penafiel.

Mas ainda mais grave do que isto é que aparentemente muita mais gente concorda com este tipo de actuação. É tudo muito perfeitinho.[:D]

Houve infracção, a multa é correcta. A única coisa que penso que está mal é ser considerada contra-ordenação grave, 120€ e possibilidade de carta apreendida, não justifica tanto na minha opinião, uma C.O. leve seria mais adequada.

Devias ler o C.E., artigo 77, nº1 , contra-ordenação leve .

Já li e só se refere aos corredores do BUS e não às ilhas de que se falam aqui, como também não diz que é leve, diz que a multa vai de 120 a 600€.

Eu sei que no C.E. normal, aquele que é publicado no Diário da República, não vem lá mencionado após cada artigo qual é a gravidade da contra-ordenação mas podes verificar nos artigos 146º ( contra-ordenações graves) e 147º( contra-ordenações muito graves) e ver se esta contra-ordenação lá está descrita.
Outra maneira de saber se a contra-ordenação é leve, grave ou muito grave, é ver o espaço a seguir á descrição sumária da situação, tens uns quadradinhos destinados ao código de infracção que são :

leve- 1.xx.xxx.xx.xx

grave- 2.xx.xxx.xx.xx

muito grave- 3.xx.xxx.xx.xx

Estes códigos são utilizados para descriminar qual a gravidade de qualquer contra-ordenação prevista na demais legislação rodoviária.

Mas ainda mais grave do que isto é que aparentemente muita mais gente concorda com este tipo de actuação. É tudo muito perfeitinho.[:D]

Por isso mesmo é que já nem digo nada..concordem ou não o que é certo é que muitas vezes a polícia coloca-se em locais estratégicos onde sabem que a probabilidade de um erro é bastante elevada para depois irem para casa com a sensação de que cumpriram com as suas obrigações. Claro que existem agentes mais competentes e menos competentes, mais compreeensivos e menos compreensivos. Depois também existemos seres humanos que erram e outros que nunca erram e, por isso, nunca se preocupam com as "armadilhas".

Última edição:
Voltar
Superior