Muito Fumo saindo pelo escape

mocho1975

New member
Olá,

peço desculpa se este não é o local apropriado para este tópico:

Conduzo uma Renault Megane 1.5 dci.
Há algum tempo que sai muito fumo quando acelero. O fumo por vezes é branco outras vezes é mesmo negro.
O fumo preto aparece quando vou aí pelas 1500-2000 rpm, calminho...
O fumo mais branco que sai do escape é imenso (em aceleração)e noto muito isto à noite quando tenho as luzes do carros imediatamente atrás de mim e olho pelo retrovisor.
Já fiz limpeza do turbo e o mecânico deu-me um produto para limpar o sistema de combustível, mas está tudo igual.

Na Renault dizem que os injectores estão ok, mas o mecânico acha que não devem estar bem.
O computador de bordo por vezes dá mensagem de "Verificar injecção" e nesta situação noto que o carro perde força. Tenho que desacelerar e aguardar que a mensagem desapareça.

Alguém me pode ajudar e dar-me umas dicas sobre o possível problema?

Olá,

atendendo a que tenho cumprido escrupulosamente os intervalos das revisões, julgo que isso está assegurado.
O mecânico que me tem tratado disso é pessoa competente.

Primeiro passo o que disse o Alpiger.
O fumo branco pode ser água a desaparecer... mas não vejas pelo "retrovisor".
Até parado podes dar umas acelaredelas e ver a cor do fumo, por norma até no chão fica [:D] (convém estar a temperatura normal, quente). [;)]

Não pode ser da Egr?

Estou com um problema similar, com o desaparecimento de água misterioso. :sh)

Até parado podes dar umas acelaredelas e ver a cor do fumo, por norma até no chão fica [:D] (convém estar a temperatura normal, quente). [;)]

Não pode ser da Egr?

Tive muito recentemente dois casos desses nos meus carros e era o radiador de gases de escape roto. [;)]

Não pode ser da Egr?

Posso sempre ver essa questão do nível da água... assim que souber onde ver, porque mecânica não é mesmo a minha área. Onde vejo isso?

O fumo que sai durante as viagens é mesmo imenso. Se à noite dou uma aceleração grande para uma ultrapassagem quando olho pelo retrovisor e tenho "iluminação" dos carros que estão atrás parece que está um nevoeiro cerrado...

Problemas derivados do turbo
Não sei a versão do 1.5 dci que te referes, mas esse problema de fumo e a mensagem de erro ocorrem nestas bases.
versão de 100cv- Geometria do turbo que fica presa, manda rectificar turbo e ajustar valores de carga/descarga
80cv- a vara da válvula de descarga fica bloqueada, logo o turbo fica a fazer mais pressão.
A mensagem de erro seguida de falta de potencia, tem relação directa com excesso de pressão do turbo.

Problemas derivados do turbo
Não sei a versão do 1.5 dci que te referes, mas esse problema de fumo e a mensagem de erro ocorrem nestas bases.
versão de 100cv- Geometria do turbo que fica presa, manda rectificar turbo e ajustar valores de carga/descarga
80cv- a vara da válvula de descarga fica bloqueada, logo o turbo fica a fazer mais pressão.
A mensagem de erro seguida de falta de potencia, tem relação directa com excesso de pressão do turbo.

A carrinha é 1.5dci de 100cv.
Quando fiz a limpeza do turbo na factura tenho indicação "Limpeza/ Rectificação geometria".
Julgo que essa questão foi feita. O que é certo é que o fumo continua e a indicação no computador de bordo também continua a aparecer...

Tive muito recentemente dois casos desses nos meus carros e era o radiador de gases de escape roto. [;)]

No meu caso espero que seja radiador entupido, problema comum no modelom está em investigação. [;)]

Posso sempre ver essa questão do nível da água... assim que souber onde ver, porque mecânica não é mesmo a minha área. Onde vejo isso?
...

Abres o capot e tens dois reservatórios um de água do limpa-vidros outro de água do radiador, no Meg. não sei a localização.

No entanto já deram mais uma boa informação.

Soa-me a problema grave de injectores. O carro ainda está dentro da garantia? Se estiver, é normal que a Renault diga que está tudo bem. Mas não está.

Claro que compensa, diz-me uma coisa, notas perda de óleo? perda de agua?
notas perda de potencia? ralenti irregular? o turbo assobia muito?

Perdas de óleo ou de água nunca notei. Os indicadores parecem-me todos ok.
Perca de potência noto quando aparece a tal mensagem "Verificar injecção".
O ralenti parece-me ok e o assobio do turbo não me parece diferente do que sempre foi...

usa aquele produto de limpeza de injectores que é adicionado ao combustivel.

existem mais de 40 paginas de códigos de erro que possa haver, algum mecanico decente que ja tenha ligado o cabo de diagnostico e tenha visto o erro que a centralina está a dar?

Assim estás a tentar resolver o problema às escuras ...

edit: para teres uma ideia do que estou a falar:

http://i537.photobucket.com/albums/ff337/k_pt/ae.jpg

Última edição:
usa aquele produto de limpeza de injectores que é adicionado ao combustivel.

existem mais de 40 paginas de códigos de erro que possa haver, algum mecanico decente que ja tenha ligado o cabo de diagnostico e tenha visto o erro que a centralina está a dar?

Assim estás a tentar resolver o problema às escuras ...

edit: para teres uma ideia do que estou a falar:

http://i537.photobucket.com/albums/ff337/k_pt/ae.jpg

O primeiro mecânico a quem fui (o habitual) disse-me que levou "o carro à máquina" e que lá não se detectou nada de anormal nos injectores

Produto de limpeza: o mecânico que me fez a limpeza do turbo (outro, porque o meu habitual não faz esse serviço) deu-me um produto chamado Stanadin. Este mecânico diz que desconfia que o problema seja dos injectores.

O que é certo é que já paguei 200€ e nada de problema resolvido. Agora não queria andar aqui a pagar indefinidamente dinheiro sem ver resultados.

Então mas no post inicial dizes que foste à Renault. O que te disseram lá?

Experimenta um depósito de gasóleo do mais caro, experimenta também limpar o filtro de gasóleo.

Isto são tudo reparações mais baratas...se nada disto resultar o problema pode mesmo ser dos injectores.

sim ... como está o filtro de gasóleo? há muita gente que se esquece de mudar isso, conheci um 320d, com 120.000kms nunca tinha mudado o filtro [:D][:D]

Se aparece um erro no painel de instrumentos é porque a centralina detectou, está-te a avisar do erro, apenas sem detalhes, os detalhes são obtidos na leitura do cabo.

Vai a outra ofinica, tenta por exemplo, a bosch car service, até agora não tenho nada a apontar deles, detectaram um erro no imobilizador do meu ibiza, erro que nem aparecia no painel de instrumentos

não gastes mais dinheiro, procura o sitio certo

boa sorte com isso [;)]

edit: atencao, não é publicidade lol

Então mas no post inicial dizes que foste à Renault. O que te disseram lá?

Experimenta um depósito de gasóleo do mais caro, experimenta também limpar o filtro de gasóleo.

Isto são tudo reparações mais baratas...se nada disto resultar o problema pode mesmo ser dos injectores.

O mecânico levou-me o "carro à máquina" na Renault.

Voltar
Superior