Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
No meu mal muda de cor eu troco, a diferença? Bem do dia para a noite, travagem muito melhor e com menos fadiga []
Existem em algumas oficinas uns aparelhos que testam o óleo de travões.
Ou precisas de mudar ou não[]. É um teste bastante simples até.
Assim numa procura rápida para ver quanto custaria descobri istoIsso é aparelho que se compre facilmente em alguma loja ou não?
Mudas de quanto em quanto tempo para notares essa diferença toda???
Não me leves a mal, mas ou fazes "um milhão" de km entre mudanças, ou algo está bastante errado!
Respondendo directamente à pergunta do tópico, o problema do óleo dos travões é que absorve humidade. Essa absorção de humidade vai fazendo com que exista uma percentagem crescente de água misturada no óleo, e isto provoca que a temperatura de ebulição vá reduzindo.
Se o óleo baixar demasiado esse ponto, acontece que numa sucessão de travagens fortes e/ou prolongadas (como a descer uma serra) podemos ficar literalmente sem travões, devido ao óleo "ferver" e com isso deixar de fazer a necessária função de pressão no circuito hidráulico.
Eu já vi isto a acontecer a descer a Serra da Estrela (por exemplo).
Outro problema (e que também já vi acontecer) é que um óleo de travões demasiado contaminado com humidade provoca a corrosão no circuito de travões, podendo ocasionar diversos problemas (e alguns de resolução chata).
Devo dizer que do mesmo modo que já vi os problemas e falhas causados por não trocar o óleo, também tenho na família o exemplo de um Toyota Celica de 1991 (160.000 km) com o óleo original, onde nada disto se verificou.
Tem as atenuantes de sempre ter sido um carro de garagem e de ter uma condução muito pacata, que não sacrifica (ou exige) grande coisa dos travões.
Mas se me perguntarem se eu ia descer a serra da estrela em modo de ataque com um óleo de travões com 20 anos...
...é que nem pensar!!!
Como resumo, esses 2 anos são um intervalo de "worst case scenario" e parecem-me claramente excessivos.
Mas nem tanto ao mar nem tanto à terra, sendo certo que o óleo de travões não é algo vitalício.[]
Isso é aparelho que se compre facilmente em alguma loja ou não?