Mudar oleo da direcção assistida..

xterra

New member
Pois é!
É coisa que nunca fiz, e antes de por mão na massa e fazer asneira
se qlguem me desse as dicas para o fazer era nice!..
O carro é um alfa romeo 156 1.8 tspark.

Desde já um gande obrigado a quem possa ajudar.

Abraço

Deixa estar isso quieto se não tem fugas. Quando/se for preciso mexer no sistema então "eles" logo mudarão o óleo.

citação:Originalmente colocada por CL

Deixa estar isso quieto se não tem fugas. Quando/se for preciso mexer no sistema então "eles" logo mudarão o óleo.

Eles quem?!! :(

Se não for eu não sei sem será! Só no mecanico, e se não for complicado poupo na mão de obra...

É que o meu precisa mesmo de ser mudado, está com a cor a fugir
para o oxido de ferro, "ferrugenm", deve de ter absorvido humidade
com o tempo..

Entao verifica se existe alguma fuga ké para nao vires a ter problemas no futuro mesmo com oleo novo...
Ja tive um corolla star van, e veio novo em folha aqui pra casa e de 1994... Tive durante 10 anos e nunca mexi na direção... Era assistida...

Claro que tambem nao temos todos o mesmo problema nos carros...

Como se tira o oleo de la nao sei, sei que existe perto do vidro (em geral nos carros) um compartimento destina-do a meter oleo pa direção... (parecido com os da agua do radiador)...

citação:Originalmente colocada por xterra

Eles quem?!! :(

Numa oficina onde saibam o que fazer.

Mas se queres mesmo ir com isso avante, provavelmente tens que levantar o carro para aceder à bomba da direcção. Arranja um recipiente para recolher o óleo (sabes qual o óleo a utilizar nessa direcção?), retira uma das ligações da bomba e deixa drenar o óleo velho.

Arranja alguém que vá deitando o óleo novo pelo reservatório, NUNCA deixar o nível descer muito do mínimo. Quando vires óleo limpo a sair em baixo, fecha então essa ligação à bomba enquanto a outra pessoa continua a tentar manter o nível na zona visível do reservatório.

Nos Rover, o procedimento para sangrar o sistema é assim (do lado esquerdo da página):

da013yd.jpg

Suponho que nesse carro não será muito diferente.

citação:Originalmente colocada por jcc

está com a cor a fugir
para o oxido de ferro, "ferrugenm", deve de ter absorvido humidade
com o tempo..

[:I] Atenção que o óleo de DA é vermelho!

Hummm!! Vermelho?!! Bem amanha já vou ver melhor.. A ver se tiro foto
com a cam. digi e posto a ver..

Tks pela ajuda.

Precisa mesmo de ser mudado!! E vai ter de ir ao elevador, não vejo nada mas para o nivel estar no minimo algo se está a perder, por onde ainda não sei.

tks pela ajuda.

o dito oleo para a direcção vermelho chama-se ATF ou ATF2.
e isso não tem nada que saber, arranjas uma seringa e sugas o oleo que se encontra no deposito do oleo da direcção.
mas não ponhas logo oleo definitivo é que ainda fica muito oleo na caixa da direcção, portanto tens que por algum oleo ATF de preferencia até ao nivel minimo, tapas o deposito metes o carro a trabalhar e fazes com que a bomba da direcção trabalhe ou seja virando a direcção de um lado para o outro durante algum tempo, deve-se repetir a operação pelo menos 3 vezes que devem chegar sempre que fores retirar o oleo do deposito é sempre de motor desligado é que trabalha ali pressões que nem imaginam.e depois poes o oleo definitivo a nivel.
áh e verificar se existe algum filtro para o oleo da direcção , ou então procura no manual pelo seguro perguntas numa casa de peças auto se esse carro leva filtro no deposito no oleo da direcção.
e sempre que tiveres que tirar a tampa do deposito é sempre de motor desligado.
e preparate para abrir os cordões á bolsa que esse oleo é caro mas é do melhor que há, ao ponto dos mercedes usarem desse oleo nas caixas de velocidades.;)

citação:Originalmente colocada por terminator

o dito oleo para a direcção vermelho chama-se ATF ou ATF2.
e isso não tem nada que saber, arranjas uma seringa e sugas o oleo que se encontra no deposito do oleo da direcção.
mas não ponhas logo oleo definitivo é que ainda fica muito oleo na caixa da direcção, portanto tens que por algum oleo ATF de preferencia até ao nivel minimo, tapas o deposito metes o carro a trabalhar e fazes com que a bomba da direcção trabalhe ou seja virando a direcção de um lado para o outro durante algum tempo, deve-se repetir a operação pelo menos 3 vezes que devem chegar sempre que fores retirar o oleo do deposito é sempre de motor desligado é que trabalha ali pressões que nem imaginam.e depois poes o oleo definitivo a nivel.
áh e verificar se existe algum filtro para o oleo da direcção , ou então procura no manual pelo seguro perguntas numa casa de peças auto se esse carro leva filtro no deposito no oleo da direcção.
e sempre que tiveres que tirar a tampa do deposito é sempre de motor desligado.
e preparate para abrir os cordões á bolsa que esse oleo é caro mas é do melhor que há, ao ponto dos mercedes usarem desse oleo nas caixas de velocidades.;)

Se o oleo é mesmo mto caro acho que vou mandar mudar na oficina que deve de ficar mais barato e não sujo as mãos!![:X]
O oleo do circuito da direcção assistida está no deposito asism a tanta preção?!! ~Mas o meu deposito tem um respiro e por lá nunca saiu oleo!! [:o)]

sim trabalha com uma certa pressão.
e pores numa oficina sim tem a vantagem de não te sujares,
mas agora mais barato tenho as minhas duvidas.
acho que anda á volta dos 7euros litro.

Boa tarde

eu tenho um MGF, e tento conservá-lo ao máximo está a maior parte na garagem e quando o o bom tempo regressa então aí andamos nós, e estive há popuco tempo a pensar se o oleo da direcção assistida não deve ser mudado ou acrescentado, mais já agora, conhecem alguém em Lisboa ou arredores que conheça bem estes carros?

VBernardino

Voltar
Superior