Mudar o óleo da caixa automática!

Speaker

Well-known member
Boas
Tenho um Peugeot 406 de 2002 com a caixa automática Al4.
Uma vez que o comprei usado e claro que não sei ao certo a manutenção que lhe andaram a fazer ao longo dos anos, pretendo mudar o óleo da caixa.
A caixa embora nada de muito frequente, já me deu erros em que após desligar o carro e voltar a ligar fica tudo bem, fiz uma pesquisa sobre estas caixas, em que vi que pode ser derivado á má condição do óleo. E se não for mudado provavelmente irá ter alguns problemas mais tarde.
Pretendo ser eu a fazê-lo uma vez que na Peugeot os óleos são carissimos, e penso que será dificil numa outra oficina seguirem os procedimentos todos, tal como é indicado no manual Haynes, coisa que nós em casa, com o nosso tempo e paciência podemos seguir religiosamente... Só por exemplo uma das coisas que o manual recomenda é fazer isto após o carro ter circulado pelo menos 30 minutos, para que consigamos sangrar «mais» óleo velho, derivado á temperatura que este atinge a circular.

Agora a minha questão é a seguinte: Segundo o manual Haynes, o «bujão» para sangrar o óleo, depois ao ser posto de novo, tem um binário de aperto, e em minha casa até tenho alguma ferramenta mas não para isto, lol
Será que é assim tão importante o valor de binário de aperto do bujão? ou será que posso simplesmente pô-lo de volta á mão e apertá-lo bem, tal como fazemos quando mudamos o óleo do motor?

Agradeço a vossa ajuda, se possivel!

O valor de aperto é sempre importante!
Um aperto "mais forte" arriscas-te, a da próxima vêz, não conseguires tirar o bujão, como podes fazer com que a rosca do carter/bujão fique moída, e depois tenhas que tirar o carter e fazer uma nova!

Um pouco acima, não existe muito problemas, agora depende do "apertá-lo bem"!

O melhor que tinhas a fazer era comprar uma chave dinamométrica. Não são caras e valem bem o preço! [;)]

Tens é de olha é para a escala que pretendes usar e escolher uma que tenha um intervado de, exemplo:

O bujão necessita de um aperto de 25 Nm, escolhes uma chave que tem um intervalo de 10Nm a 100Nm.
Mas se necessita apenas de 5Nm, esta chave já não serve, tens que ir uma que tenha esse valor!

Outro exemplo: Rodas dos carros. Normalmente o pessoal aqui estica-se e depois a tirar vê-se à rasca!
No manual diz que a força de aperto é de 120Nm e aqui é usar uma chave que tenha esse valor! Outros podem pedir 90Nm, etc...

Aqui o óleo pra caixa AL-4(Odiada por 9 entre 10 donos de Peugeot aqui no Brasil)

MOBIL_ATF_LT__56895_zoom.jpg

Tem esse, da Pentosin, que cumpre a norma Peugeot Oil Z000169756

s_MLB_v_O_f_177460761_9067__28631_zoom.jpg

Como ela se comporta ai? Dá muito defeito(não a sua) o modelo ai na Europa?

Aqui, ela foi(e ainda é) motivo de reclamação dos proprietários
Até a maior revista daqui testou um 307 com esse câmbio. Foi o que mais deu dor de cabeça

QUATRO RODAS - Peugeot 307

A caixa AL4 leva 6 litros de óleo[;)]

O Binário de aperto é extremamente importante! Eu tenho duas chaves dinamométricas, uma que vai de 40-250 e outra 13-100. Dão um jeitão e confiança na altura de apertar.

Um pouco acima, não existe muito problemas, agora depende do "apertá-lo bem"!
Pois, é o que eu pensava, então se apertar á mão só até sentir que «está bem» não deve haver problemas...
Mas deste-me uma ideia, e após uma pesquisa pelas ditas chaves, nunca imaginei que existissem tão baratas, pensei que fosse algo mais caro, como não tenho pressa, vou comprar o óleo, e se vir no intermarchê ou algo assim, uma chave que me sirva, compro, até porque já fica para outras coisas...

Como ela se comporta ai? Dá muito defeito(não a sua) o modelo ai na Europa?

A caixa AL4 leva 6 litros de óleo[;)]
Em principio será mesmo esse óleo que irei comprar, pois existe vendedor mobil, aqui bem perto de mim, obrigado pela dica![;)]

Quanto ao comportamento da caixa aqui na Europa, penso que não há muito a apontar, até agora só acho que devia mudar o óleo, mas ao pesquisar sobre ela, também fiquei surpreendido com os relatos aí no Brasil, mas também li em algum sitio, que isso se deve ao vosso clima!?:sh)Em todo o caso não posso falar muito, pois quanto a mim, tenho este carro há menos de dois anos, e não há muitos carros com esta caixa cá em Portugal, para serem abundantes os relatos negativos...
Pelo que li no manual, ela leva 6 litros, mas só precisamos de 4.5L para fazer a muda certo?

Em principio será mesmo esse óleo que irei comprar, pois existe vendedor mobil, aqui bem perto de mim, obrigado pela dica![;)]

Quanto ao comportamento da caixa aqui na Europa, penso que não há muito a apontar, até agora só acho que devia mudar o óleo, mas ao pesquisar sobre ela, também fiquei surpreendido com os relatos aí no Brasil, mas também li em algum sitio, que isso se deve ao vosso clima!?:sh)Em todo o caso não posso falar muito, pois quanto a mim, tenho este carro há menos de dois anos, e não há muitos carros com esta caixa cá em Portugal, para serem abundantes os relatos negativos...
Pelo que li no manual, ela leva 6 litros, mas só precisamos de 4.5L para fazer a muda certo?

Quanto a defeitos da caixa, acho que o clima não influencia

Se o manual recomenda 6 litros, coloque 6 litros.

com 4,5 l, ele trabalha em SAFE MODE.

Voltar
Superior