Mudar líquido de refrigeração

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos jorgemvo
  • Data de início Data de início
J

jorgemvo

Guest
Boa noite. Queria mudar o liquido de refrigeração do meu carro, e penso que não será uma coisa muito complicada, mas também não queria andar às apalpadelas. Comprei 1 litro de liquido BP ANTIFREEZE, que tem etilenoglicol, e no máximo da para fazer uma solução de +/- 3,3L (a 30%, dá para -15ºC).
O meu carro é um Corsa B 1.5TD, e queria que alguém me explicasse por alto como drenar o liquido que lá está, e talvez fazer uma pequena limpeza do circuito, porque depois é basicamente enfiar o liquido novo la pra dentro com o motor a trabalhar, certo? Julgo que 3,3L não devem chegar para o circuito todo, mas a solução é depois comprar mais.

Isso é insuficiente procura no manual do carro e verifica quanto leva o deposito e terás que comprar mais líquido de refrigerção puro para diluires com água destilada.

Isso é uma coisa barata para te fazerem! Um qualquer Manel GT faz o serviço! Coloca o carro no elevador, localiza o parafuso que faz a drenagem e siga o baile!

Não fazia ideia era que levava 6 litros! É de facto bastante para um bloco tão pequeno!

Veneno on:

E mesmo assim esses motores aquecem que se farta!

Isso é muito simples de fazer e se ninguém te explicou vou tentar eu:

Com o motor frio procuras por baixo do radiador do circuito de refrigeração o bujão e tiras para sair toda a água, depois pegas numa mangueira de água e colocas no vaso de expansão e deixas correr até sair limpa pelo bujão, em seguida deixas escorrer a água, tapas o bujão e colocas anti congelante ( do barato ) até ao nível. Andas normalmente com o carro com atenção ao nível que vai baixar até estabilizar, depois de 1 semana repetes o processo e colocas novamente anti congelante ( do bom )

Não sou mecânico mas já fiz isto a 2 carros de família e correu muito bem[;)]

Já estive a investigar e ainda vou ter que ver bem onde fica esse bujão, até porque em alguns sites fala em retirar as mangueiras... E noutros, fala no perigo de ficar ar no circuito. É assim tão fácil isso acontecer, ou perigoso?

Já estive a investigar e ainda vou ter que ver bem onde fica esse bujão, até porque em alguns sites fala em retirar as mangueiras... E noutros, fala no perigo de ficar ar no circuito. É assim tão fácil isso acontecer, ou perigoso?

Podes ter parafuso de drenagem ou não (sendo necessário tirar a mangueira)
Podes ter um circuito que sangra o circuito automaticamente ou tens de o fazer a mão.

Procuraste as especificações para o liquido que o teu carro usa?

boas se nao sabes como fazer não inventes (conselho de amigo) num dos meus carros sei que é preciso sangrar para tirar o ar tem uma tampinha de rosca no topo do radiador...
vai a uma oficina tipo norauto e pede para fazerem por ti tambem não deve ser muito caro.

Pois, se calhar vou fazer mm isso... vou ter que o levar a um mecânico de qualquer das maneiras porque tá a perder liquido. De mes a mes, +/-, tenho que acrescentar liquido. Vou aproveitar e peço para substituirem o liquido.

Quanto à norma, no manual só diz para usar exclusivamente anticongelante OPEL (óbvio...) com a especificação General Motors GME L 6 368, ou seja, não devo encontrar essa especificação noutro anticongelante qualquer do mercado. Qualquer um serve :)

O da Opel é barato (6eur e qualquer coisa cada litro, precisas de 2) e funciona impecável por mais uns bons anos.

Não vale a pena pagar o mesmo ou mais numa marca qualquer para não ficar bem.

Pois, se calhar vou fazer mm isso... vou ter que o levar a um mecânico de qualquer das maneiras porque tá a perder liquido. De mes a mes, +/-, tenho que acrescentar liquido. Vou aproveitar e peço para substituirem o liquido.

Quanto à norma, no manual só diz para usar exclusivamente anticongelante OPEL (óbvio...) com a especificação General Motors GME L 6 368, ou seja, não devo encontrar essa especificação noutro anticongelante qualquer do mercado. Qualquer um serve :)

Claro que encontras e em mais que um!

ve a tampa que costuma perder por ai...

Boa noite. Queria mudar o liquido de refrigeração do meu carro, e penso que não será uma coisa muito complicada, mas também não queria andar às apalpadelas. Comprei 1 litro de liquido BP ANTIFREEZE, que tem etilenoglicol, e no máximo da para fazer uma solução de +/- 3,3L (a 30%, dá para -15ºC).
O meu carro é um Corsa B 1.5TD, e queria que alguém me explicasse por alto como drenar o liquido que lá está, e talvez fazer uma pequena limpeza do circuito, porque depois é basicamente enfiar o liquido novo la pra dentro com o motor a trabalhar, certo? Julgo que 3,3L não devem chegar para o circuito todo, mas a solução é depois comprar mais.

Caro colega

NÃO drene o liquido com motor quente !

NÃO coloque liquido com motor em funcionamento !

NÃO faça limpeza ao circuito de refrigeração se não souber os preceitos que deve seguir !

Qualquer situação mal feita no sistema de refrigeração pode eventualmente originar o queimar da junta da cabeça do motor ...

Se por vezes perde liquido de refrigeração , primeiro terá de saber o porquê
de perder liquido ...
depois de solucionada a origem da perca de liquido , então sim , pode pensar em substituir o mesmo por outro ...
entretanto é só adicionar para não baixar nível...

Pessoal vou aproveitar o tópico para tirar umas dúvidas que já postei no meu DB.

Amanhã vou fazer este procedimento, pelo que gostava que me esclarecessem se há alguma coisa mal :

- Com o motor frio, retirar a mangueira inferior do radiador e deixar o líquido sair todo para um balde ;

- Voltar a colocar a mangueira inferior e colocar água (não é necessário uma mangueira pois não ? Costuma-se usar apenas por uma questão de rapidez certo ?), novamente até ao nível.

----> DÚVIDA 1 : Para limpar o circuito é preciso ligar o carro para fazer a água circular ou basta colocar e voltar a drenar ?
----> DÚVIDA 2 : É necessário ligar a ventilação no quente agora ou só mais tarde na purga de ar ?

- Repetir as vezes necessárias até a água sair limpa do radiador ;

- Adicionar a mistura de 50 % anti-congelante + 50% água destilada ;

- Sem a tampa do vaso de expansão colocada, deixar o motor aquecer e ligar a ventilação no quente para purgar o circuito de algum ar que tenha entrado ;

- Ajustar o nível ;

Obrigado [;)]

Voltar
Superior