Boas, tenho um peugeot 205 de 92. estava pensar mudar o filtro de oleo visto já não saber à quantos anos estará lá aquele :| , já estive a ver e parece me uma coisa relativamente simples, no entanto algumas dicas pa não fazer asneira são sempre bem vindas!
->Que filtro devo comprar?
O filtro indicado para o teu carro.
Ou seja, ou vais à marca comprar, ou em qualquer casa de peças auto têm de certeza.
->Tenho orbigatoriamente de mudar o oleo se mudar o filtro?
A questão é esta: Para tirares o filtro tens sempre de tirar o óleo todo do motor, senão ele iria sair todo pelo local onde o filtro está.
Não faz sentido tirares o óleo todo do motor e depois voltares a metê-lo lá dentro.
Também atendendo a que o óleo para esse carro é baratíssimo não faz sentido não o trocar.
->não devo mexer no filtro ?
Os filtros têm uma determinada duração. Se não sabes quanto tempo esse filtro tem, é uma excelente ideia trocares o filtro.
->ha perigo de criar algum problema maior se o fizer? se houver o que devo fazer para evitá-lo
Só com muito mau jeito.
Tens de comprar uma chave para desapertar o filtro. Há à venda nos hipers.
O que tens de fazer é colocar a chave em torno do filtro, apertar para fazer pressão sobre o filtro e desapertar o filtro.
Depois colocas o filtro novo, e apertas o máximo à mão. Podes dar
um toque com a chave, mas só um toque, porque senão depois para o tirar é um castigo.
Já que vais tirar o óleo, é uma boa ideia comprares uma anilha do bujão nova.
Mas é um procedimento muito simples.