mudar anti-cogelante

pjpereira

New member
Pessoal , vou estar de ferias , e queria mudar o meu anti-congelante , limpar o deposito , lavar bem o radiador , enfim , colocar o circuito de refrigeração a 100%.
Estava a pensar desapertar o tubo do radiador para fazer sair a agua.
Tenho apenas duas duvidas :

1 esta operação é feita com o carro a trabalhar ?
2 como e aonde sangro o circuito ?

Por uma questão de lógica, nao se deve tirar a aágua com o carro a trabalhar! Se não como é que o carro vai arrefecer..

Quanto ao sangrar o circuito, nao tens nada no Manual? que carro é?

Penso que se encheres aquilo tudo de água e de seguida colocares o carro a trabalhar até a ventoinha trabalhar fica com o circuito sangrado..

citação:Pessoal , vou estar de ferias , e queria mudar o meu anti-congelante , limpar o deposito , lavar bem o radiador , enfim , colocar o circuito de refrigeração a 100%.

antes de mais esta é uma operação que pode por em causa a fiabilidade do motor, se não estiveres 100% familarizado com mecãnica aconselho que mandes fazer em algum sítio...
no entanto a operação é bastante simples, embora varie conforme o veículo!

1ª andar uns 5 minutos com o carro
2º desligar motor e deixar arrefecer!!!!!! IMPORTANTE - o circuito trabalha sobre pressão, que em conjunto com a água quente pode causar sérias queimaduras!!!!!!!![8][8]:(:(
3ª tirar a água toda do sistema, que pode ser através de uma torneira que o radiador possui (como no Civic), ou desligando um tubo INFERIOR de água (como por exemplo no Concerto), aqui depende do veículo
4ª fechar o circuito, sito é, apertar tudo o que se desligou para tirar a água
5ª encher através do radiador com líquido de refrigeração, com anti-congelante, trocar tb o líquido existente no reservatorio por novo líquido
6ª ligar motor
7ª abrir parafuso de purga (existe em todos os carros, a sua localização depende da marca e do modelo)
8ª mal começe a sair água continuamente pelo parafuso de purga, fechar parafuso - pode ser necessário acrescentar líquido - (circuito sangrado)
9ª dar uma volta até o motor atingir a temperatura ideal
10ª deixar arrefecer e confirmar o nível de água do reservatorio, se necessário acrescentar( em principio será necessário)

Mais dificl de escrever do que de fazer!;)

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

citação:Pessoal , vou estar de ferias , e queria mudar o meu anti-congelante , limpar o deposito , lavar bem o radiador , enfim , colocar o circuito de refrigeração a 100%.

antes de mais esta é uma operação que pode por em causa a fiabilidade do motor, se não estiveres 100% familarizado com mecãnica aconselho que mandes fazer em algum sítio...

2º desligar motor e deixar arrefecer!!!!!! IMPORTANTE - o circuito trabalha sobre pressão, que em conjunto com a água quente pode causar sérias queimaduras!!!!!!!![8][8]:(:(
3ª tirar a água toda do sistema, que pode ser através de uma torneira que o radiador possui (como no Civic), ou desligando um tubo INFERIOR de água (como por exemplo no Concerto), aqui depende do veículo
5ª encher através do radiador com líquido de refrigeração, com anti-congelante, trocar tb o líquido existente no reservatorio por novo líquido
6ª ligar motor
7ª abrir parafuso de purga (existe em todos os carros, a sua localização depende da marca e do modelo)
8ª mal começe a sair água continuamente pelo parafuso de purga, fechar parafuso - pode ser necessário acrescentar líquido - (circuito sangrado)
10ª deixar arrefecer e confirmar o nível de água do reservatorio, se necessário acrescentar( em principio será necessário)

Sem dúvida. Ando a adiar a muda do líquido do meu Rover 400 desde Julho de 2005 por causa disso mesmo. O meu maior receio é na etapa de sangramento do sistema, tem apenas um parafuso sangrador e tenho receio de não tirar a totalidade do ar do sistema, (e depois acontece o que se sabe..)

Já agora, antes de efectuar essa operação, aconselhas a passagem de algum produto de limpeza de radiador / tubagens para soltar possíveis sujidades ou calcário que haja?

citação:Já agora, antes de efectuar essa operação, aconselhas a passagem de algum produto de limpeza de radiador / tubagens para soltar possíveis sujidades ou calcário que haja?

depende da idade que o teu radiador tem, se for o de origem não aconselho, pode-lhe apararecer algum pequeno furo, porque esses produtos são normalmente bastante abrassivos e com o tempo o interior do radiador vai-se desgastando...

em relação ao sangramento, mas o líquido saia de forma continua pelo parafuso podes fechar, quer dizer que está sangrado!

de qq das formas, sempre atento á temperatura e ao nível do líquido na 1ª semana!;)

Obrigado.:)

O radiador é o original, tem a idade do carro (Janeiro de 2000 / faz 7 anos) e 101mil kms.
Vou fazer apenas uma passagem com água corrente então, antes de deitar o líquido novo.;)

citação:Originalmente colocada por JeTBoy

Vou fazer apenas uma passagem com água corrente então, antes de deitar o líquido novo.;)

Não metas muita pressão na água pois isso pode danificar o radiador. Também não deves precisar dos aditivos anti-ferrugem e anti-calcário porque o teu sistema deve estar imaculado uma vez que andas sempre com os anticongelantes recomendados.

Não há crise nenhuma com a purga, ainda por cima nesse motor só há um parafuso de purga, tens é que deitar o líquido (água no 1º enchimento para lavar e OAT no enchimento definitivo) muito devagarinho pelo vaso de expansão para não criar grandes bolsas de ar (deita o líquido "em fio").

Procura aí um tópico sobre "anticongelante" porque está lá isso bem descrito para o 111 que tem mais umas nuances face aos 400-45. Não deves ficar com dúvidas mas, se for preciso, é só dizer qq coisa.

Entretanto este "novo" 111 ainda anda com a 1ª água destilada, ainda não lhe mudei o radiador e parte da tubagem (metálica e de borracha). A ver se é agora nos próximos dias... Não perde água e "apenas" aquece até uns 3/4 (porque depois a ventoínha liga) nas filas prolongadas do pára-arranca. O radiador está todo podre... coitadinho :D, até se desfaz com o passar de um dedo... [:0]

Obrigado CL.;)

Não devo enfiar a mangueira no bocal do radiador ou numa das tubagens do sistema para lavar aquilo com alguma pressão, portanto?

Vou encher apenas o sistema com água, sangrar, deixar o carro trabalhar durante uns minutos, esvaziar e atestar finalmente com líquido.

citação:Originalmente colocada por JeTBoy

Não devo enfiar a mangueira no bocal do radiador ou numa das tubagens do sistema para lavar aquilo com alguma pressão, portanto?

Deves sim, mas não com demasiada pressão no radiador.

A lavagem mais ou menos profunda depende se vais utilizar o mesmo tipo de anticongelante ou se vais manter o mesmo. Se agora não usas OAT e vais passar a usar, então isso tem de ser escrupulosamente lavado para retirar todos os restícios do anterior anticongelante à base de soluções inorgânicas, que foi o que eu fiz no 111 branco quando passei do anticongelante verde para o OAT (ambos da Rover).

O processo basicamente é como descreveu já o Filipe Dias e que eu tentei explicar da melhor forma que me foi possível para o 111 neste tópico: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=73941

Nesta vez para o 111 verde fiz semelhante mas com duas ou três diferençazitas menores:

- para já, ainda só lhe pus água destilada para ir lavando o circuito até eu ter cá o radiador (novo do J. Deus ou usado mas bom, ainda não sei), nessa altura é que então levará com o aditivo para retirar a ferrugem e o calcário que para lá ande dentro (é pôr o motor a funcionar 30 minutos com aquela mistela + água destilada e depois retirar tudo antes de fazer 24 horas e lavar novamente, senão pode furar qualquer coisa...)

- desta vez deixei estar o vaso de expansão aberto até que o nível comece a subir, devido ao aquecimento (o que ainda demora uns bons 10-15 minutos). Isto para visualizar melhor a saída de eventuais bolhas de ar e para ver melhor o nível do líquido e acrescentar algum se fosse necessário (não foi).

- nos série 100 o 2º purgador (no tubo que vai para a chaufagem) está a um nível ligeiramente superior à marca de Máximo inscrita no vaso de expansão, pelo que é necessário atestar o depósito até quase ao bocal para que comece a aparecer a água/anticongelante lá pelo dito purgador.

Assim, pus-lhe uma anilha grossita por baixo dos 2 suportes traseiros do reservatório e duas anilhas no suporte da frente, porque os série 100 têm tendência para andar com a frente mais baixa que a traseira, o que quer dizer que o nível não fica muito bem nivelado no depósito de expansão. Com estas 4 anilhas a coisa fica mais perto da perfeição. :)

Nos séries 200-400-25-45-etc. não há 2º purgador, portanto aquilo é só retirar o tubo inferior do radiador para soltar a "água", desfazer mais algumas ligações para se lavar bem toda a tubagem e circuito (se se quiser), retirar a ligação entre o vaso de expansão e o colector de admissão para soprar a válvula de purga que lá está escondida no colector (e que irá expulsar muita água do motor, daí a vantagem de já se ter desligado toda a tubagem de borracha, especialmente aquela no cotovelo que tem os sensores de temperatura) e lavar tudo à mangueirada (chaufagem sempre no máximo para a água também circular nesse radiadorzito).

Depois é só fazer o inverso, ligar toda a tubagem, mudar umas abraçadeiras que já estejam assim-assim, abrir o parafuso de purga, fazer a mistura anticongelante, deitar devagar pelo depósito, fechar a purga quando apenas sair líquido já sem bolhas de ar, continuar a encher até à marca Max, pôr o motor a trabalhar, ver se há fugas, ver o indicador de temperatura no tablier, pôr nova tampa no reservatório de expansão se essa oferecer dúvidas, controlar o nível, ver se o motor aquece e a ventoínha liga na zona habitual (3/4 salvo erro), ver se a temperatura desce para o ponto habitual (pouco menos de metade do indicador) e tá feito.

Com o arrefecimento e libertação de algumas pequenas bolsas de ar que lá ficaram dentro, é muito natural que no dia seguinte seja necessário repôr o nível do anticongelante que poderá ter descido para perto do mínimo. Como comprámos um pouco de anticongelante a mais, é só atestar aquilo na proporção de 50/50.

Eventualmente no 3º dia ainda poderá precisar de mais "umas gotas" para o nível ficar no máximo, depois deverá estabilizar durante os próximos 4-5 anos.

Pah, queres ver como está o bogas? :D

Ele veio assim:

novembro2006017ip6.jpg

Entretanto já lhe fiz isto:

dezembro2006022th8.jpg

Pelo que ele passou uns dias a dormir assim ao relento:

dezembro2006011jm4.jpg

Mas não gostei do resultado, estava muito aldrabado para o meu gosto. De maneira que decapei e lixei tudo (lixei com lixa!) e voltei a pintar do zero:

dezembro2006037yl0.jpg

dezembro2006083bc2.jpg

E agora já está assim:

dezembro2006126dn0.jpg

Isso parece água mas é parafina. Tá lindo! :)

dezembro2006138bg2.jpg

A bufadeira já hoje andou a i70 e está a gastar 7 lit/100 km, claro que não é em simultâneo! :D

E ainda não tirei o carburador para fora, só levou uns ajustes nos parafusos exteriores. Aquilo ainda há-de ser um carro! [:p]

citação:A lavagem mais ou menos profunda depende se vais utilizar o mesmo tipo de anticongelante ou se vais manter o mesmo. Se agora não usas OAT e vais passar a usar, então isso tem de ser escrupulosamente lavado para retirar todos os restícios do anterior anticongelante à base de soluções inorgânicas, que foi o que eu fiz no 111 branco quando passei do anticongelante verde para o OAT (ambos da Rover).

Exactamente! O que tenho usado é o original da Rover, o verde. No entanto andou sempre com esse anticongelante, nunca levou mixórdias dos hipers e muito menos água.
O depósito de expansão continua com aspecto límpido e transparente apesar dos 7 anos e mais de 100mil kms e o líquido idem, parece novo.

O que vou colocar agora é o OAT c/etilenoglicol, o líquido laranja que vem nas garrafinhas da Rover, concentrado a 100%. Vou então ter de lavar aquilo bem.[8D]

citação:Nos séries 200-400-25-45-etc. não há 2º purgador, portanto aquilo é só retirar o tubo inferior do radiador para soltar a "água", desfazer mais algumas ligações para se lavar bem toda a tubagem e circuito (se se quiser), retirar a ligação entre o vaso de expansão e o colector de admissão para soprar a válvula de purga que lá está escondida no colector (e que irá expulsar muita água do motor, daí a vantagem de já se ter desligado toda a tubagem de borracha, especialmente aquela no cotovelo que tem os sensores de temperatura) e lavar tudo à mangueirada (chaufagem sempre no máximo para a água também circular nesse radiadorzito).

Mas no caso de desligar apenas o tubo inferior do radiador para despejar o líquido, não vai haver líquido antigo que vai permanecer no sistema? Essa sempre foi das minhas maiores dúvidas...

Excelente trabalho aí no 111, o motor ficou com aspecto de novo. Quem o viu e quem o vê...;)

Ainda hoje mudei novamente a água ao bicho (saíu semi-vermelha... está a melhorar) e já lhe pus o aditivo anti-ferrugem (amanhã de manhã, sem falta nenhuma, tenho que tirar aquilo e lavar tudo muito bem por dentro).

Hoje de manhã foi para aí uma horita a hora e meia para desmontar tudo (o tubo de admissão de ar para a caixa do filtro tem de sair para se conseguir ter algum espacinho para lá chegar abaixo ao tubo de saída do radiador, e mesmo assim... [:I]), lavar tudo, retirar TODA a água de dentro do motor e começar a instalar. Depois de tarde terá sido mais uma horita para acabar de montar 2 tubitos do vaso de expansão que não tinha terminado de manhã, meter água destilada, purgar, meter aditivo, mais água destilada, purgar no 2º purgador, retirar excesso de água, pôr a trabalhar 10-15 minutos, ir dar uma volta de outros 10-15 minutos, voltar, deixá-lo estar a funcionar mais um pouco ao ralenti (uns 10 minutos, talvez).

Entretanto descobri que a ventoínha daquilo não funciona... ouve-se o clique do elemento termostático montado na lateral do radiador mas a ventoínha não bule. Mais uma cena para me moer o juízo nas próximas semanas... tenho que ver se lá chegam os 12V e é do motor da ventoínha ou se há algum cabo partido ali pelo meio (não sei se haverá algum relé ou se é apenas o sinal do térmico a ligar aquilo... tenho que investigar).

Pah... eu tiro o tubo inferior do radiador, por onde sairá muita "água" mas não sai toda! Portanto tiro também a outra ligação desse tubo de borracha (ficas com o tubo todo na mão). É aqui que ele liga (logo a seguir há o parafuso de purga, que nos 400-45-etc. será o único ponto de purga):

dezembro20065iu0.jpg

Retiro o outro tubo grosso (já tens 2 cá fora, até se lavam melhor e tudo), este aqui do lado de baixo que irá ligar à entrada do radiador (o tubo de cima vai para a chaufagem e não vale a pena mexer mais nele):

dezembro2006002mq6.jpg

Tiro o vaso de expansão para o lavar cá fora (neste caso é mesmo necessário já que vais passar do anticongelante verde para o OAT) ou apenas porque me dá jeito ter aquele espaço desocupado para aceder melhor à tubagem de borracha, deves ter que tirar também a caixa do filtro de ar ou o tubo para ter acesso ao parafuso de purga (no 45 nem sequer há parafuso! Pouparam 25 cêntimos :D, tem que se purgar pelo próprio tubo de borracha na junção com o metálico).

Fica portanto com este aspecto:

dezembro2006006ex9.jpg

Depois é meter a mangueira por tudo quanto seja buraco (de onde desligámos todos os tubos anteriores) e deixar correr a água até que ela saia límpida pelo lado oposto (seja lá ele qual for, mas se entra vai ter que sair algures), não esquecendo de fazer passar água pelo radiador da chaufagem e tê-la sempre regulada para a temperatura máxima (embora com o ventilador desligado, obviamente).

Apenas no tubo superior do radiador há que ter alguma cautela em não abrir demasiado a torneira ou o regulador do caudal de água para não se criar demasiada pressão dentro do radiador, mas também não é uma coisa assim tão crítica! Apenas não meter tanta pressão como nos outros locais.

Isso inclui também fazer circular a água pelos tubos A, B e C representados aí com setas amarelas na foto anterior da zona do vaso de expansão. O tubo A é o que vai dar à válvula de purga de ar existente dentro do colector de admissão e que temos de soprar (como já lhe metemos tanta água da rede, é de prever que o tubo já não estará sujo de anticongelante pelo que é razoavelmente seguro lá meter os lábios para lhe dar uma boa sopradela) para ter a certeza que a válvula (uma esfera) não está colada na sua sede. Se sair água no cotovelo de saída do motor então é porque ela está a funcionar (está livre).

O tubo B vai lá para baixo algures para o meio do tubo metálico (aquele que dá a volta pela parte de trás do motor, que vai desde o purgador quase até ao termostato) e também há-de levar a sua bela mangueirada, tal como o tubo C que é o retorno do radiador para o vaso de expansão.

Tudo já bem lavado de um lado e outro, resta agora tirar a água de dentro do motor (mesmo com a saída inferior do radiador aberta ainda há "muita" água dentro do motor, talvez aí um litrito?). Solução: soprar pelos tubos A (sai pelo cotovelo), B (sai pelo tubo que tem o purgador) e C (sai pelo radiador).

Montar agora os 2 tubos grossos que temos cá fora (e que já lavámos com a mangueira) e falta apenas ligar o vaso de expansão. Voltar a soprar pelos tubos A, B e C e sairá ainda mais alguma água. Soprando no C vai sair pelo B (atenção para não levar um banho em cheio na cara) e soprando pelo B poderá ainda sair alguma coisa pelo C.

Está o motor lavado e praticamente sem água nenhuma. Resta agora montar o reservatório de expansão, abrir o parafuso de purga e começar a deitar a solução anticongelante, seja ela qual for isso já não interessa porque o motor está devidamente lavado e pronto a receber qualquer tipo de fluido.

Já retirei a água com o aditivo e saíu um bocado amarelada (quase tipo urina não muito escura). Foi tudo muito bem lavado e limpo (soprado), já levou nova água destilada e nota-se uma temperatura de funcionamento mais baixa do que antes.

Felizmente o termostato está a funcionar bem e a compensar a ausência da ventoínha, isto em 30 minutos de ralenti, que foram mais que suficientes para a temperatura subir até mais de meio e voltar a descer para depois estabilizar abaixo de meio. Parece ter resultado em pleno esta aplicação do aditivo de limpeza (acho que foi um Restore - embalagem cinzenta que se vende nos hipers por uns 3€).

A ver se ele não me rói a corda esta noite, porque vai ser ele a levar-me à passagem de ano. :D

6ª ligar motor

Assim ariscas o motor a trabalhar sem agua e a partires a junta da cabeça.

Eu levanto o deposito de expanção e faço a purga com o motor desligado e só depois ligo qdo sei que o sistema está todo cheio de liquido.

citação:Assim ariscas o motor a trabalhar sem agua e a partires a junta da cabeça.

Eu levanto o deposito de expanção e faço a purga com o motor desligado e só depois ligo qdo sei que o sistema está todo cheio de liquido.

acho que tas equivocado...

1º - a junta de cabeça mão parte, no máximo queima-se
2º qq motor trabalha sem água durante uns segundos, efectivamente só percisa dela para arrefecer a partir de uma determinada temperatura
3º sem ligares o motor, não vais conseguir tirar todo o ar do sistema já que a água irá estar parada, tens que ligar o motor para o sistema funcionar, para que todo o ar que exista possa sair pelo parafuso da purga...!;)

citação:Assim ariscas o motor a trabalhar sem agua e a partires a junta da cabeça.

acho que tas equivocado...

1º - a junta de cabeça mão parte, no máximo queima-se
2º qq motor trabalha sem água durante uns segundos, efectivamente só percisa dela para arrefecer a partir de uma determinada temperatura
3º sem ligares o motor, não vais conseguir tirar todo o ar do sistema já que a água irá estar parada, tens que ligar o motor para o sistema funcionar, para que todo o ar que exista possa sair pelo parafuso da purga...!;)

Um motor tem de ter agua por isso é que se faz a purga, para isso ás vezes levanta-se o deposito de expansão para a agua entrar no circuito todo e depois é que se liga o motor.

citação:Um motor tem de ter agua por isso é que se faz a purga, para isso ás vezes levanta-se o deposito de expansão para a agua entrar no circuito todo e depois é que se liga o motor.

ok, tb podes fazer isso, apenas quis dizer que não por aquels instantes que o motor trabalha sem água que algo irá acontecer à junta ou ao motor!;)

Voltar
Superior