Ainda hoje mudei novamente a água ao bicho (saíu semi-vermelha... está a melhorar) e já lhe pus o aditivo anti-ferrugem (amanhã de manhã, sem falta nenhuma, tenho que tirar aquilo e lavar tudo muito bem por dentro).
Hoje de manhã foi para aí uma horita a hora e meia para desmontar tudo (o tubo de admissão de ar para a caixa do filtro tem de sair para se conseguir ter algum espacinho para lá chegar abaixo ao tubo de saída do radiador, e mesmo assim... [:I]), lavar tudo, retirar TODA a água de dentro do motor e começar a instalar. Depois de tarde terá sido mais uma horita para acabar de montar 2 tubitos do vaso de expansão que não tinha terminado de manhã, meter água destilada, purgar, meter aditivo, mais água destilada, purgar no 2º purgador, retirar excesso de água, pôr a trabalhar 10-15 minutos, ir dar uma volta de outros 10-15 minutos, voltar, deixá-lo estar a funcionar mais um pouco ao ralenti (uns 10 minutos, talvez).
Entretanto descobri que a ventoínha daquilo não funciona... ouve-se o clique do elemento termostático montado na lateral do radiador mas a ventoínha não bule. Mais uma cena para me moer o juízo nas próximas semanas... tenho que ver se lá chegam os 12V e é do motor da ventoínha ou se há algum cabo partido ali pelo meio (não sei se haverá algum relé ou se é apenas o sinal do térmico a ligar aquilo... tenho que investigar).
Pah... eu tiro o tubo inferior do radiador, por onde sairá muita "água" mas não sai toda! Portanto tiro também a outra ligação desse tubo de borracha (ficas com o tubo todo na mão). É aqui que ele liga (logo a seguir há o parafuso de purga, que nos 400-45-etc. será o único ponto de purga):
Retiro o outro tubo grosso (já tens 2 cá fora, até se lavam melhor e tudo), este aqui do lado de baixo que irá ligar à entrada do radiador (o tubo de cima vai para a chaufagem e não vale a pena mexer mais nele):
Tiro o vaso de expansão para o lavar cá fora (neste caso é mesmo necessário já que vais passar do anticongelante verde para o OAT) ou apenas porque me dá jeito ter aquele espaço desocupado para aceder melhor à tubagem de borracha, deves ter que tirar também a caixa do filtro de ar ou o tubo para ter acesso ao parafuso de purga (no 45 nem sequer há parafuso! Pouparam 25 cêntimos

, tem que se purgar pelo próprio tubo de borracha na junção com o metálico).
Fica portanto com este aspecto:
Depois é meter a mangueira por tudo quanto seja buraco (de onde desligámos todos os tubos anteriores) e deixar correr a água até que ela saia límpida pelo lado oposto (seja lá ele qual for, mas se entra vai ter que sair algures), não esquecendo de fazer passar água pelo radiador da chaufagem e tê-la sempre regulada para a temperatura máxima (embora com o ventilador desligado, obviamente).
Apenas no tubo superior do radiador há que ter alguma cautela em não abrir demasiado a torneira ou o regulador do caudal de água para não se criar demasiada pressão dentro do radiador, mas também não é uma coisa assim tão crítica! Apenas não meter tanta pressão como nos outros locais.
Isso inclui também fazer circular a água pelos tubos A, B e C representados aí com setas amarelas na foto anterior da zona do vaso de expansão. O tubo A é o que vai dar à válvula de purga de ar existente dentro do colector de admissão e que temos de soprar (como já lhe metemos tanta água da rede, é de prever que o tubo já não estará sujo de anticongelante pelo que é razoavelmente seguro lá meter os lábios para lhe dar uma boa sopradela) para ter a certeza que a válvula (uma esfera) não está colada na sua sede. Se sair água no cotovelo de saída do motor então é porque ela está a funcionar (está livre).
O tubo B vai lá para baixo algures para o meio do tubo metálico (aquele que dá a volta pela parte de trás do motor, que vai desde o purgador quase até ao termostato) e também há-de levar a sua bela mangueirada, tal como o tubo C que é o retorno do radiador para o vaso de expansão.
Tudo já bem lavado de um lado e outro, resta agora tirar a água de dentro do motor (mesmo com a saída inferior do radiador aberta ainda há "muita" água dentro do motor, talvez aí um litrito?). Solução: soprar pelos tubos A (sai pelo cotovelo), B (sai pelo tubo que tem o purgador) e C (sai pelo radiador).
Montar agora os 2 tubos grossos que temos cá fora (e que já lavámos com a mangueira) e falta apenas ligar o vaso de expansão. Voltar a soprar pelos tubos A, B e C e sairá ainda mais alguma água. Soprando no C vai sair pelo B (atenção para não levar um banho em cheio na cara) e soprando pelo B poderá ainda sair alguma coisa pelo C.
Está o motor lavado e praticamente sem água nenhuma. Resta agora montar o reservatório de expansão, abrir o parafuso de purga e começar a deitar a solução anticongelante, seja ela qual for isso já não interessa porque o motor está devidamente lavado e pronto a receber qualquer tipo de fluido.
Já retirei a água com o aditivo e saíu um bocado amarelada (quase tipo urina não muito escura). Foi tudo muito bem lavado e limpo (soprado), já levou nova água destilada e nota-se uma temperatura de funcionamento mais baixa do que antes.
Felizmente o termostato está a funcionar bem e a compensar a ausência da ventoínha, isto em 30 minutos de ralenti, que foram mais que suficientes para a temperatura subir até mais de meio e voltar a descer para depois estabilizar abaixo de meio. Parece ter resultado em pleno esta aplicação do aditivo de limpeza (acho que foi um Restore - embalagem cinzenta que se vende nos hipers por uns 3€).
A ver se ele não me rói a corda esta noite, porque vai ser ele a levar-me à passagem de ano.