Mudanca daquelas que arranham mesmo

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_pipiland
  • Data de início Data de início
I

imported_pipiland

Guest
Boas
Precisava de uma pequena ajuda visto, nao perceber nada de mecaninca, nem da mais elementar, mas o que se passa é que ao engrenar certas mudancas, mesmo com o pedal da embraiagem a fundo, sinto que algumas delas estao a "arranhar". Comecei por notar com a marcha-a-tras, que mesmo pondo 1º e voltando a por marcha-a-tras, aquilo arranhava sempre, agora tenho notado que, a 3º esta a ir pelo mesmo caminho,tal como a 5º, ja para nao falar que sinto que todas elas nao estao tao suaves como deviam. Esta porcaria sera embraiagem? Ou que raio é?
Obrogado

bem, pelo que sei poderia ser as anilhas sincronizadoras gastas,ou falta de valvoline na caixa,poderia ser tambem calibrar ou ajustar o cabo da embraiagem.

Pois eu qd falei em suave passava por ai, em relacao a cabo da embraiagem, eu nao sei é se a minha fiat strada, ainda é de cabo.

algum desgaste nos sincronizadores. quanto à marcha atrás, quase todos os carros fazem isso, incluindo os novos!

citação:Originalmente colocada por pipiland

Boas
Precisava de uma pequena ajuda visto, nao perceber nada de mecaninca, nem da mais elementar, mas o que se passa é que ao engrenar certas mudancas, mesmo com o pedal da embraiagem a fundo, sinto que algumas delas estao a "arranhar". Comecei por notar com a marcha-a-tras, que mesmo pondo 1º e voltando a por marcha-a-tras, aquilo arranhava sempre, agora tenho notado que, a 3º esta a ir pelo mesmo caminho,tal como a 5º, ja para nao falar que sinto que todas elas nao estao tao suaves como deviam. Esta porcaria sera embraiagem? Ou que raio é?
Obrogado

Há várias hipoteses, embriagem poderá ser mas não me parece que seja disso, oleo da caixa que já perdeu grande parte das propriedades ou então algum dos apoios do motor partido ou com desgaste.

Para mim deve ser alguma das 2 ultimas. Mudei à pouco tempo o oleo da caixa (ou valvulina como muita gente diz) e logo aí a caixa ficou muito mais suave. Algum tempo depois mudei tambem um dos apoios, no caso era o da caixa em que a borracha que deveria filtrar as vibrações já quase tinha desaparecido e depois disso voltou ao normal, desapareceram as folgas que já se notavam na alavanca bem como os movimentos que esta fazia quando se acelerava ou desacelerava.

Começa por verificar o nivel de oleo da caixa e se calhar até o substituias, mal não faz. ;)
Não custa nada ao mesmo tempo verificar se tens algum apoio partido ou com desgaste acentuado porque se acontecer alguma destas situações o motor desloca-se e estando fora do sitio um dos primeiros sintomas que se nota é vibrações e barulhos anormais e dificuldade em engrenar mudanças.

Qual é o bólide?
Os perguntadeiros continuam a pensar que se não indicarem a marca os palpites vão ser melhores!
E antes de mais o pedal pega em cima ou em baixo?

citação:Originalmente colocada por telmauto

O meu pega bem em baixo... suponho que está na altura da dolorosa, se é que já não deixei passar muito o prazo e aquilo já fez mossa no volante. [8)]

citação:Originalmente colocada por telmauto

Qual é o bólide?
Os perguntadeiros continuam a pensar que se não indicarem a marca os palpites vão ser melhores!

parece que é uma fiat Strada...

YA é isso mesmo, no meu caso é uam fiat strada 1.9 ds de 01, os apoios ate é possivel pq aquilo ja ta com folga e tenho que ver disso do oleo da caixa.
Assim sendo ate dve ficar em conta

Ainda não sabemos se pega em baixo, mas a minha bola de cristal diz-me que sim, portanto a prensa está gasta ou com molas partidas o que é habitual nos Puntos (idêntico à Strada). Vai precisar dum kit de embraiagem [:0][:0][:0];)

Nesses carros vai primeiro a prensa e depois o disco (este não vai, sai antes do tempo).
Ao asdrubal: Já vejo que tens um clio ou megane que teve o típico problema do apoio da caixa com folga.
Nao é um fiat.
Nos fiat esse apoio não avisa, cai mesmo o motor chão.

É mais fácil espreitar por baixo e se a caixa não estiver babada de valvulina não há necessidade de ver o nível porque ela não fugiu! Mas é boa ideia substitui-la quando for à oficina para mudar o kit de embraiagem, 75w90 lá pra dentro.

A minha embraiagem nao esta a pegar em baixo esta mesmo alinhadinha com o pedal do travao.
Assim que sair do trabalho vou me deitar um bocadinho no chao hhehe

Mas já teria sido afinada, no cabo, por estar a pegar em baixo? Se sim vai continuar a descer aos poucos até precisar da prensa, se não muda a valvulina e em último caso se for mesmo anilhas há que desmontar e desarmar a caixa.

Voltar
Superior