Motor VM em Range Rover

mrgrmarco

New member
Boas...

Tou a pensar adquirir um jipe Range Rover de 91 cujo motor é o 2.5td de origem VM.

Tenho ouvido falar muito bem e ao mesmo tempo muito mal deste motor, daí tambem estar de pé atrás na sua aquisição.

Gostaria de saber a opiniao de quem ja teve ou de quem conhece este motor.

É fiável este motor? Não terei problemas de maior com ele? etc etc

Obrigado

Boas,

Depende do preço e do estado, como em tudo.
Eu já tive um, e era de 91. Já o vendi há quase cinco anos e ainda hoje anda sem problemas.[:D]
Se a mecânica estiver em condições é uma grande máquina tanto na estrada como fora dela. O melhor é, se o dono concordar, levares o RR a uma oficina da marca para fazerem o diagnóstico. O principal problema prende-se com o aquecimento excessivo da ultima cabeça do motor que por vezes pode estalar ( tem quatro cabeças independentes).
O VM é um motor muito rotativo (quando foi lançado bateu vários recordes de velocidade e longevidade) e por isso as pessoas abusam e é sempre "prego a fundo" o que não lhe dá saúde nenhuma.
Bem cuidado dura muito tempo.[:D]

Um abraço

Boas...

Segundo o proprietário a mecanica encontra-se impecável.

Encontra-se a fazer uma revisao geral em que está a ser verificado os retentores e vedantes, a caixa de velocidades , as transmissões, revisão ao alternador , motor de arranque e revisão aos injectores e bomba injectora.

E vao ser substituidos correias de distribuição, de alternador e os óleos de caixa e dos eixos.

Isto tudo segundo dados ditos pelo proprietário...[:blush:]

1abraço[:cool]

bOAS,
O VM não tem correia de distribuição...
De 91 o mais certo é ter já cabeças rachadas... tenha atenção para ver se n apareçem bolhas de ar no deposito de "agua" do radiador...

viva
o faria ja falou num ponto importante..
o meu quando o comprei ja vinha com duas cabeças estaladas.. e não foi por isso que deixou de andar 20000km.. alias so fui trocar porque queria evitar o que ja estava[:D] [8b] ao mudar as juntas pela junta unica é que se viu quantas estavam mal.. por isso quanto ao motor ate que nao deve ser muito mau para aguentar andar assim..

para ver é simples. abrir o deposito de agua do radiador com o RR frio acelarar.. se aparecerem bolhas ta feito.. tem cabeças estragadas, nem vá em conversas. se disserem ahh e tal pode ser do radiador é mentira. com o carro frio a circulaçao da agua nao esta a ser feita pelo radiador pois o termoestado esta a fechar essa parte do circuito. se aparecem bolhas................ cabeças.. ou ate pode ser so junta.... mas.... o mais certo é ser cabeças.

de resto bem tratado é do melhor e como disseram faz as rotações todas.. ate partir..[:D] [:D] [:)] [:)]

em relação a essa pseudo-manutenção.. se realmente esta interessado no carro, no seu caso eu preferia que o vendedor fizesse desconto do valor dessa.. volto a dizer pseudo-manutenção.. pois sabe la se eles realmente mudaram isso tudo que estao a dizer.. é que para mudar isso tudo ainda é uma pipa de €€ e para quem vai vender.. duvido que faça tudo isso...

Cumps

p.s.- tenho um.. tem duas cabeças estaladas.. arranjo? sim senhor.. troco por outro? NÃO...

Última edição:
Poix, essa do desconto eu tb preferia, e aproveite para pedir que lhe desconte tb a correia e tensor da distribuição, que ainda custa uma nota, e como os VM não tem correia de distribuição, é despesa que nunca vai ter, e mete o €€ ao bolso.

Quanto ao resto, é mesmo como diz o C.Simões... Eu já vi muito VM vendido em "estado impecavel de mecânica", mas mais Km menos KM, chega-se á conclusão que tem as juntas ou cabeças rachadas...O mal é que o VM nunca para... o meu comia 2 litros de oleo aos 100Km, e andava, e pegava, e ia ao mato e tudo.... è mau o motor, acho que não...

Poix, essa do desconto eu tb preferia, e aproveite para pedir que lhe desconte tb a correia e tensor da distribuição, que ainda custa uma nota, e como os VM não tem correia de distribuição, é despesa que nunca vai ter, e mete o €€ ao bolso.

Quanto ao resto, é mesmo como diz o C.Simões... Eu já vi muito VM vendido em "estado impecavel de mecânica", mas mais Km menos KM, chega-se á conclusão que tem as juntas ou cabeças rachadas...O mal é que o VM nunca para... o meu comia 2 litros de oleo aos 100Km, e andava, e pegava, e ia ao mato e tudo.... è mau o motor, acho que não...

O meu charuto super fiavel, estalou a cabeça tb com 220.000 kms... N ha carro infaliveis.

E tb fez alguns 10.000 kms assim ou mais, nem sei bem, gastava mais agua ke o dono bjeca mas nem akecia e andava tal e qual. Devem ser genes VM ainda ke pra la andavam.... [:D]

Eu acho ke o motor VM é porreiro, tem uma alma em alta porreira mas acho que so deve comprar carros destes quem é mesmo um amante LR, curioso na materia e goste de fazer as suas mecanicas bricolage, pq quem não for assim vai gastar mto dinheiro e vai-se fartar rapido dele.

My 2 cents.

Boas...

Desde já obrigado pelos comentários e pelos "ensinamentos"..
Quanto ao desconto é complicado, isto seria uma compra particular-particular e trata-se mais propriamente de uma troca...

1abraço

Boas. O VM TEM corrente de distribuição interna! Não tem é em borracha como os motores mais recentes. Daí ser um pouco barulhento. Mas a manutenção é reduzida, oleo, filtros e afinar de 40.000 em 40.000km a folga das válvulas. As cabeças são de facto sensiveis, em particular em carros com muitos anos, onde o circuito de arrefecimento pode ter incrustações, minorando a sua eficiência. Ter em atenção que cada uma cabeça custa cerca de 400€ pelo que ao substitui-las +juntas + montagem, estamos a falar sempre em 1.000€. Penso que com a fobia destes carros, se podem comprar por 3.000/3.500€ carros destes, pelo que sem medos, é sempre de contar depois em colocar o motor em estado seguro. Abraço e boa sorte. PS: Eu tive um VM de 91 durante 7 anos fiz 40.000km e nunca tive problemas, vendi-o com 155.00km ainda (quase)novo.

Não sabendo se já houve negócio, apenas gostaria de referir que, caso interesse, já se arranjam RR's 200 tdi pouco mais caros que os VM... Quanto aos 300 tdi (classic), estão cada vez mais caros!! Pelo menos é o que vou vendo no mercado...

Boas...

Tou a pensar adquirir um jipe Range Rover de 91 cujo motor é o 2.5td de origem VM.

Tenho ouvido falar muito bem e ao mesmo tempo muito mal deste motor, daí tambem estar de pé atrás na sua aquisição.

Gostaria de saber a opiniao de quem ja teve ou de quem conhece este motor.

É fiável este motor? Não terei problemas de maior com ele? etc etc

Obrigado
Foge disso. Quem te avisa amigo é.[;)]

O problema disto tudo é o PÓ [:)] [:)] [:)] .

Nunca mais chove para a malta ir andar no mato, a curtir as máquinas.
Sejam elas quais forem [;)]

Voltar
Superior