Motor Toyota

costinhapt

New member
Olá a todos,

Depois de ter ficado com o deposito do oleo seco e de descobrir que o meu Toyota Avensis 1.6 vvti de 2003 estava com baixa compressão no 3º cilindro e ter perdido (passaram-se 500 km) e eish que bebeu novamente 4L de oleo (agora 5w-40 Segundo recomendação do mecanico) Segundo este terei que trocar o motor ... já alguém teve um problema semelhante? Falaram-me em usar aditivos para melhorar a compressão ... mas como o carro está a beber tanto oleo valerá a pena? O que me aconselham?

Obrigado

Não me parece que um aditivo vá resolver essa situação.

Os primeiros VVT-i são conhecidos pelos consumos de óleo, no entanto esse parece-me já revelar mesmo desgaste.

Quantos km tem? Sabes se são reais?

É estranho, mas com esse consumo de óleo e desgaste no 3º cilindro só vejo 3 hipóteses:
- Passar a batata quente a outro;
- Reparar esse motor;
- Comprar usado na sucata. (Atenção ao ano escolhido...)

O defeito foi de todos os vvt-i produzidos entre 2000 e 2001 (1.4,1.6,1.8 )

Desconheço essas alterações, por exemplo a nivel de carter eles mantiveram a mesma capacidade em litros.

O defeito era do bloco, e nos casos dos mr2 1.8 também os pré catalizadores ajudavam á festa

O defeito foi de todos os vvt-i produzidos entre 2000 e 2001 (1.4,1.6,1.8 )

Desconheço essas alterações, por exemplo a nivel de carter eles mantiveram a mesma capacidade em litros.

O defeito era do bloco, e nos casos dos mr2 1.8 também os pré catalizadores ajudavam á festa

Havia mais defeitos que foram corrigidos... em tempos li um bom artigo sobre isso.

Em vários fóruns apontam a data de 2005.

Parece que é unânime que os primeiros VVTI nas diversas motorizações foram uma lastima com problemas graves ao nível de segmentos e outras coisa (concepção do motor) é caso para dizer que a nódoa caio efectivamente no melhor pano...

Ainda bem que o Avensis do meu pai é um 1.6 4AFE da velha guarda, só de pensar que fiquei chateado na época quando saíram os VVTI e destes terem corrente em vez de correia e pareciam muito melhores, enfim...

O melhor é mesmo tentar comprar um motor usado dos últimos modelos 1.6VVTi na sucata, porque as primeiras unidades são mesmo para esquecer.

Última edição:
Parece que é unânime que os primeiros VVTI nas diversas motorizações foram uma lastima com problemas graves ao nível de segmentos e outras coisas, ou seja de concepção do motor é caso para dizer que a nódoa caio efectivamente no melhor pano...

Ainda bem que o Avensis do meu pai é um 1.6 4AFE da velha guarda, só de pensar que fiquei chatiado na época quando saíram os VVTI e destes terem corrente em vez de correia e pareciam muito melhores, enfim...

O melhor é mesmo tentar comprar um motor usado dos últimos modelos 1.6VVTi na sucata, porque as primeiras unidades são mesmo para esquecer.

E eu que estava farto de sucata cancerosa e despachei (gripado) um Clio II 1.9D e fui buscar um e11 vvt-i [:D].

Bem... bebe óleo (agora <0,5L/1000km), mas em 2 anos e 33k km só viu o reboque porque tive um furo e a jante não saía.

A minha irmã teve um Yaris 1.0 vvt-i de 2000 sempre assistido na marca, que morreu na traseira de um basculante com 120 mil kms e 12 anos. Este teve fiabilidade à prova de tudo. Nem furos[:D]

Última edição:
A minha teve um Yaris 1.0 vvt-i de 2000 sempre assistido na marca, que morreu na traseira de um basculante com 120 mil kms e 12 anos. Este teve fiabilidade à prova de tudo. Nem furos[:D]

O 1.0 VVTI foi pelos visto o único que não sofreu do problema, é caso para dizer que foi a excepção à regra...

Boas! Ora bem: como sou dono de um E12, com esse bloco, já "cusquei" em tudo o que era sitio, relativamente ao consumo de óleo! Ou seja, os problemas desses blocos só foram debelados a partir de junho de 2005. A marca deu "ordens" para que se fizessem testes de consumo de óleo aos carros em questão. Se o mesmo existisse, então impunha-se a muda de: cárter (passa de 3.7 para 4.2 litros de óleo); mudança de segmentos e pistões. Pelo que descobri o consumo de óleo advém do fato de nos pistões "faltarem" literalmente buracos por onde o óleo pudesse passar! Aliás: existe um video no Youtube, onde um proprietário de um Corolla desmontou o bloco e fez buracos nos ditos!!! Outra coisa (e fica o agradecimento a todos mas em particular ao DRAPER) o consumo do óleo aumenta com o uso de famoso 10W40!!!!! Por isso no meu agora leva com 5W30. Antes, por volta dos 1000 kms já notava um consumo mínimo de óleo. Agora não!

Havia mais defeitos que foram corrigidos... em tempos li um bom artigo sobre isso.

Em vários fóruns apontam a data de 2005.

vou averiguar isso, quem trata dos meus carros trabalha na toyota e tem inclusive um e12 1.4 vvt-i

Uma das coisas veio com defeito no e12 foi o colector de admissão, levou um em garantia (500€) e as versões depois de 2003 ja trazem um colector diferente

Li isto no site da cepsa para um avensis com o 1.6 vvt-i (que surgiu depois do que no corolla)

[h=4]Motor[/h] Capacidad (del lubricante) 3,7 litro (Llenado tras el mantenimiento)
Capacidad (del lubricante) 4,2 litro (Primer llenado)
Capacidad filtro 0,2 litro

vou averiguar isso, quem trata dos meus carros trabalha na toyota e tem inclusive um e12 1.4 vvt-i

Uma das coisas veio com defeito no e12 foi o colector de admissão, levou um em garantia (500€) e as versões depois de 2003 ja trazem um colector diferente

Li isto no site da cepsa para um avensis com o 1.6 vvt-i (que surgiu depois do que no corolla)

Motor

Capacidad (del lubricante) 3,7 litro (Llenado tras el mantenimiento)
Capacidad (del lubricante) 4,2 litro (Primer llenado)
Capacidad filtro 0,2 litro

No meu a vareta fica no máximo com os 3.7 litros. Mas é curioso que no livros da Haynes também menciona os 4.2 litros.... No site da Castrol consta isto:

MAKE: Toyota (EU) MODEL: Corolla, E12 (2002 - 2007) TYPE: Corolla 1.6 16V VVT-i (2002 - 2007)
YOUR ENGINE OIL RECOMMENDATION
Use: Normal (Change 15000 km / 12 months)

EDGE 0W-30
Filter: 0,2 litre , Capacity: 3,7 litre

Para o Avensis consta:
MAKE: Toyota (EU) MODEL: Avensis, T25 (2003 - 2009) TYPE: Avensis 1.6 16V VVT-i (2003 - 2009)

YOUR ENGINE OIL RECOMMENDATION
Use:
Normal (Change 15000 km / 12 months) Severe (Change 7500 km / 6 months) Normal (Change 15000 km / 12 months)

EDGE 0W-30
Filter: 0,2 litre , Capacity: 3,7 litre Service fill, Capacity: 4,2 litre Initial fill

carter

made in UK
12101-22024 -> corolla 1.6 vvt-i de 2002

12101-22024 -> corolla 1.6 vvt-i de 2006

made in japan
12101-0D020 -> corolla 1.6 vvt-i de 2002

12101-0D020 -> corolla 1.6 vvt-i de 2006

Voltar
Superior