Motor gripado...o que é?

nyeby

New member
Boas,

Ontem estava a fazer uma limpeza aos interiorer da "lata de sardinhas" e a dar uma lavadela por fora e depois lembrei-me de verificar os níveis de água do limpa vidros e restantes. E vi que o motor está babado de óleo..... eu já nao tenho dado muita atenção ao carro, pois em breve deverá ir para abater ou algo semelhante ( ainda estou a decidir o que irei fazer, pois nao considero correcto vende-lo no estado em que está e com o historial que tem.. ). No entanto terá de durar até fevereiro do próximo ano.
Continuando... o motor está com um aspecto babado do meio para baixo e nos tubos do AC ( que já nai funciona, faz muito tempo) e toda essa zona.

Comentei a sitação do óleo com alguns conhecidos, e já obtive o comentário: " deves ter o motor gripado !!!" .

Mas afinal o que é um motor "gripado"?? QUais são os sintomas??etc,etc..???

Durante esta semana vou ao mecÂnico ver o que ele diz sobre o babar.

Motor gripado não tem sintomas, é que se diz de um motor que está simplesmente estragado, já entregou a alma ao criador. Nada tem a ver com babas de oleo.

Gripado? Um motor gripado é aquele que fica sem óleo ou aquece demais e fica com os cilindros colados. Se tivesses o motor gripado o carro não andava, sequer.

Junta da tampa das valvular, barata e fácil de mudar.
Se fôr da junta da cabeça já dá bastante mais trabalho... a junta nem é cara mas ás vezes há que desmontar bastantes coisas para lá chegar. E aproveita-se para fazer outras coisas, como rodar valvulas, tirar folgas, distribuição, etc.
Isto de chamar de motor gripado a um motor babado... ainda queria ver o que diriam do mesmo se esteve mesmo gripado.

Abraço

Motor gripado,é um motor que colou,agarrou. Eu penso que a palavra gripado vem do inglês Grip, que sigifica agarrar assim trocando por miudos,e adaptou-se para motor gripado...Quando era puto pensava que os motores se constipavam e tal...

Quando se ouve passar um motor com um ruído anormal, por exemplo a correia do alternador a patinar, há quem diga que tem o motor gripado.
É um mito.
O motor gripado (agarrado) não trabalha.
Um mito como o das correias de transmissão que não existem e das correias de distribuição que chiam porque devem estar largas.
Mas há dois casos em que chiam, descubram lá quais são...

As peças do motor perdem a sua forma original e/ou fundem-se umas com as outras, invabilizando o correcto funcionamento do motor. Isto deve-se a um sobreaquecimento do motor causado por uma utilização excessiva ou uma insuficiência de lubrificação. O facto de ele simplesmente babar óleo não quer necessáriamente dizer que esteja gripado, mas muito provavelmente vai ficar.
Atenção que eu não sou engenheiro nem nada parecido, o que quer dizer que a explicação pode não ser muito científica e/ou ter algumas incorrecções ou omissões.

Um motor gripado diz-se quando algum dos constituintes do motor apresenta desgastes fora do normal, podendo mesmo fundir materiais, que tem como consequencia o "colar" do motor. Dois materiais gripam quando a lubrificaçao é deficiente por exemplo, deixa de haver cunha hidraulica e os materiais em movimento contactam, com o atrito aquecem e podem gripar. Material gripado consegue distinguir-se quando apresenta muitos "riscos" caracteristicos de degaste. Sintomas são basicamente ficar a pé! O motor babado n tem nd haver com gripanço, desde que os niveis de oleo sejam mantidos.

Bem...... visto não haver mais nada a dizer.....só queria dizer o seguinte:D

É engraçado ouvir dizer baboseiras desse genero a algumas pessoas, mas o mais desconcertante é eles afirmarem com toda a certeza que estão certos.

Tipo um gajo que conheço e que depois de ter ido dar uma volta comigo e ter conduzido um accord type r (que não é meu) afirmar com toda a certeza que o carro é uma maquina (nisso concordo plenamente) e que anda pa caraças por causa do turbo.
Bem eu corrigi-o dizendo que não tem turbo, é um carro atmosférico com 2150cc e 16 valvulas. Mas o gajo não acreditou, insistiu que o carro tinha turbo e disse que eu n percebia nada de carros:D
Dassse, esquece....:D

citação:Originalmente colocada por xicos perto

Bem...... visto não haver mais nada a dizer.....só queria dizer o seguinte:D

É engraçado ouvir dizer baboseiras desse genero a algumas pessoas, mas o mais desconcertante é eles afirmarem com toda a certeza que estão certos.

Tipo um gajo que conheço e que depois de ter ido dar uma volta comigo e ter conduzido um accord type r (que não é meu) afirmar com toda a certeza que o carro é uma maquina (nisso concordo plenamente) e que anda pa caraças por causa do turbo.
Bem eu corrigi-o dizendo que não tem turbo, é um carro atmosférico com 2150cc e 16 valvulas. Mas o gajo não acreditou, insistiu que o carro tinha turbo e disse que eu n percebia nada de carros:D
Dassse, esquece....:D

Eh pah

Esse gajo tem de ser promovido a Eng[}:)][}:)]

É deixar correr a babuje, que óleo por fora do motor, bem untadinho até conserva. Logo que não faça falta lá dentro...
Já fechava... num bem o aluquete????[8][:X][:0][^][^][^]

Citroen Pluriel

Citroen Pluriel

Encontrei este tópico sobre motores gripados para colocar uma questão relativa a uma situação qua aconteceu a uma pessoa conhecida.

Resumindo:

Foi levantar um Pluriel novo ao stand.

Chegou a casa e achou que cheirava a queimado.

Verificou o nível de óleo e não tinha nenhum.

Ligou para o stand e alguém lhe disse para colocar óleo e levar lá o carro.

Assim fez e o carro deu o berro ainda a caminho.

Ponto de situação:

O carro está reparado e querem que ela pague 8000€ de reparação. Dizem que o carro gripou por excesso de óleo.

O carro tem 20 km.

Ora, eu sempre pensei que um motor gripasse por falta de óleo, não por excesso. :confused:

De facto um motor pode estragar-se por ter óleo a mais.

8000 euros pelo motor ???

Isso é um C3 ou um C6 ?

Em todo o caso não faz sentido cobrarem-lhe, porque em 20 kms um motor não perde o óleo a menos que tivesse um belo buraco !

na minha humilde opinião, um motor não pode gripar com excesso de óleo, o que acontece é que dá cabo dos segmentos rapidamente e o óleo começa a queimar e é necessário fazer uma reparação do motor, mas nunca acontece por exemplo partir uma biela ou fazer um buraco no bloco!

isso são eles a quererem atribuir culpas...é que muito pior fez os 20 kms sem óleo do que nemq ue fosse 1000 com excesso de óleo[;)]

Encontrei este tópico sobre motores gripados para colocar uma questão relativa a uma situação qua aconteceu a uma pessoa conhecida.

Resumindo:

Foi levantar um Pluriel novo ao stand.

Chegou a casa e achou que cheirava a queimado.

Verificou o nível de óleo e não tinha nenhum.

Ligou para o stand e alguém lhe disse para colocar óleo e levar lá o carro.

Assim fez e o carro deu o berro ainda a caminho.

Ponto de situação:

O carro está reparado e querem que ela pague 8000€ de reparação. Dizem que o carro gripou por excesso de óleo.

O carro tem 20 km.

Ora, eu sempre pensei que um motor gripasse por falta de óleo, não por excesso. :confused:

garantia????

O stand está a fugir com a responsabilidade à garantia dizendo que como ela colocou óleo, o carro ficou com excesso de óleo e por isso é que gripou. Ou seja, está a atribuir a culpa à pessoa minha conhecida.

Convém referir que isto não se passou em Portugal.

Voltar
Superior