Motor apropriado para cidade

kult

New member
Boa noite,

qual seria o motor mais apropriado para percursos maioritariamente de cidade (com algumas escapadinhas esporádicas à autoestrada), o 1.0 TSI 110cv ou o 1.5 TSI 150cv?

Obrigado.

Boas depende muito do que esperas se gostas de puxar e andar rápido diria o 1.5, se queres poupar uns trocos e tens uma condução “normal” o 1.0 é mais que suficiente é bastante agradável até de conduzir.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

110cv serve perfeitamente para casa-trabalho, mas 150cv dão imenso jeito para ultrapassagens, cruzamentos, etc.

Eu escolheria sempre o mais potente possível, até porque os consumos deverão ser relativamente semelhantes.

Desde já agradeço a todos a ajuda.
A minha dúvida prende-se à volta desse facto, serão os consumos idênticos em cidade nas 2 motorizações?

O 1.0 é suficiente para cidade, mas o 1.5 é muito mais versátil em ultrapassagens e mesmo viagens que faças em férias também vais preferir o 1.5
Se tiveres hipótese seria a minha escolha o 1.5, caso os €€ façam bastante diferença o 1.0 também não te vai deixar mal

No 1.0, penso que não haja problemas crónicos conhecidos. Tenho esse motor numa Leon (115cvs) e até agora com 71000 não deu qualquer problema. Tendo em conta prestações / consumo, é económico. O 1.5 não conheço.

Apenas para cidade não vejo qualquer vantagem no 1.5. Para usar de uma forma mais ampla, e se o orçamento permitir, 1.5 all-the-way.

Convém saber qual é o carro...

O meu pai teve um Leon com esse motor e aquilo cumpre, mas nao dá para esquecer que é um 1.0 de 3 cilindros que é naturalmente turbo-dependente. Eu, pessoalmente, nao gostava nada do carro, mas é o meu gosto pessoal.
Gasta muito pouco, isso sim.

Apenas para cidade não vejo qualquer vantagem no 1.5. Para usar de uma forma mais ampla, e se o orçamento permitir, 1.5 all-the-way.

Na cidade tens tudo, necessidade de arrancar rápido para mudar de faixa, subidas muito ingremes onde precisas de fazer ponto de embraiagem, etc. quanto mais potente e principalmente disponível for o carro melhor (sem perder de vista os consumos).

Por alguma razão o pessoal que actualmente se rendeu aos VE está deslumbrado com a facilidade com que se movem.

Na verdade se fizeres um Lisboa-Algarve e fores como vai a maioria o 1,5 pouco acrescenta, porque ambos vão a 140/150 sem grandes dramas, mas para andar nas zonas urbanas algo potente, não muito baixo e fávil de manobrar é fantástico.

Era bom sabermos a que carro estão associados esses motores. Se o 1.0 está associado a um Polo, a um T-Cross, a um Arona e se tiver a caixa DSG de 7 velocidades, então é mesmo o mais adequado. Agora se falamos de carros maiores e mais pesados como um Leon, um T-Roc já não sei bem se não iria para o 1.5.

Não sei qual a viatura em questão.

Mas já tive um Scala com o motor 1.0TSI 110cv, se é para fazer cidade esquece, é péssimo.

Antes das 2000rpm não tens motor, ou melhor, tens um motor 1.0 de tres cilindros sem turbo e sem qualquer força, na pratica o carro não tem força nenhum a arrancar e os pontos de embriaguem em qualquer declive ou mesmo sem ele são complicados, vai a baixo com uma facilidade tremenda, a minha esposa tinha um dificuldade imensa em fazer o ponto de embriaguem e nem queria andar no carro por isso, e a viatura diária dela é um fiesta 1.2 80cv.
O motor até tinha aquele assistente que subia o relanti até as 1300rpm enquanto usava apenas a embriaguem, o problema é que assim que tocava no acelerador caiam para as 800/900rpm, e muita vez ia a baixo do nada de forma parva.

Os pontos de embriaguem acabavam por ser sempre em esforço a dar rotação de forma parva, coisa que nunca me agradou, nem nunca precisei fazer em carro algum.

Cheguei a experimentar outro no stand e era igualzinho, é mesmo feitio do motor 1.0TSi como me disse o vendedor, até com caixa DSG dava barraca, caso nas subidas se não trancasse a caixa na 1 velocidade até ganhar rotação, ele metia logo a 2 e ficava a moer a embriaguem da DSG sem força para arrancar.

Ao contrario do que disseram aqui para uso em nacional ou auto estrada o motor 1.0TSI era excelente não era preciso mais, muito vigoroso e cheio de força, bastava andar acima das 2000rpm que o carro andava muito bem, alias sempre me surpreendeu pela positiva neste ponto, em sexta fazia na boa autoestrada a 140-160 km/h a baixa rotação era um ponto forte. A somar a isto vinham os consumos, fazia entre 5 a 6 litros, sem preocupações, era mesmos muito bons, nunca tinha tido um carro a gasolina que consumia tão pouco, parecia um diesel.
O único problema mesmo era a falta de força ao arranque, todo o resto era espetacular.

Também experimentei o 1.5TSI e não tinha nada destes problemas, tinha sempre força, parecia um diesel a arrancar.

Por isso aconselho o 1.5TSI para cidade, se não for para cidade e for sempre para circular em estrada e autoestrada o 1.0TSI é mais que suficiente e a escolha acertada.
Poderá parecer incongruente para alguns mas é a experiencia que tenho real dos motores, não basta olhar para os cavalos e tira conclusões.

Última edição:
Na cidade tens tudo, necessidade de arrancar rápido para mudar de faixa, subidas muito ingremes onde precisas de fazer ponto de embraiagem, etc. quanto mais potente e principalmente disponível for o carro melhor (sem perder de vista os consumos).

Por alguma razão o pessoal que actualmente se rendeu aos VE está deslumbrado com a facilidade com que se movem.

Na verdade se fizeres um Lisboa-Algarve e fores como vai a maioria o 1,5 pouco acrescenta, porque ambos vão a 140/150 sem grandes dramas, mas para andar nas zonas urbanas algo potente, não muito baixo e fávil de manobrar é fantástico.

Eu não sinto necessidade de ter mais do que um bloco 1.0 turbinado com 110cv mesmo que montado num segmento C para fazer cidade. Provavelmente esta opinião vem de que andou 7 anos por Lisboa com um segmento B 1.0 de 55cv. Honestamente, acho que o que se poderá ganhar em arranques mais rápidos ou melhor abordagem em subidas, em meio urbano, não justifica de todo o maior investimento e o maior consumo, especialmente porque essas situações serão a minoria.

Já em AE e nacionais, a tendência é solicitar mais o motor, seja pelo maior peso (carregado em viagens de família), seja pela maior velocidade envolvida ou até pelas ultrapassagens que se querem o mais rápidas possível. Por isso mesmo, para mim, aqui o 1.5 é rei e arrisco dizer que a diferença de consumo é menor neste exercício do que em cidade.

Como te disse, tive como primeiro carro o segmento B 1.0 e depois um segmento C com 101cv. Ambos a gasolina e ambos atmosféricos. O C ainda fez 1 ano em cidade, o que me fez ter um termo de comparação exacto. Como só tinha esse carro, o B chegou a fazer várias viagens e conheci bem as suas limitações neste registo. O C já o fazia sem stress. É baseado nisto que a minha opinião é contrária à tua.

Agora, eu não conheço de experiência vivida com nenhum dos motores em causa, falo apenas de uma forma genérica (motor mais pequeno para cidade e maior para fora dela).

Última edição:
PauloJorge e PSoares chamados à recepção[:D]

DragonH esse relato que o 1.0 é cheio de força em AE em 6ª é, no mínimo, estranho, assim como a dificuldade em arrancar:confused: Não estou a colocar em causa, mas não vai ao encontro do que tenho sabido desses carros (tenho uma amiga com um Leon 1.0 da última geração e temos cá o Paulo com uma Leon SW 1.0 da geração anterior).

Não sei qual a viatura em questão.

Mas já tive um Scala com o motor 1.0TSI 110cv, se é para fazer cidade esquece, é péssimo.

Antes das 2000rpm não tens motor, ou melhor, tens um motor 1.0 de tres cilindros sem turbo e sem qualquer força, na pratica o carro não tem força nenhum a arrancar e os pontos de embriaguem em qualquer declive ou mesmo sem ele são complicados, vai a baixo com uma facilidade tremenda, a minha esposa tinha um dificuldade imensa em fazer o ponto de embriaguem e nem queria andar no carro por isso, e a viatura diária dela é um fiesta 1.2 80cv.
O motor até tinha aquele assistente que subia o relanti até as 1300rpm enquanto usava apenas a embriaguem, o problema é que assim que tocava no acelerador caiam para as 800/900rpm, e muita vez ia a baixo do nada de forma parva.

Os pontos de embriaguem acabavam por ser sempre em esforço a dar rotação de forma parva, coisa que nunca me agradou, nem nunca precisei fazer em carro algum.

Cheguei a experimentar outro no stand e era igualzinho, é mesmo feitio do motor 1.0TSi como me disse o vendedor, até com caixa DSG dava barraca, caso nas subidas se não trancasse a caixa na 1 velocidade até ganhar rotação, ele metia logo a 2 e ficava a moer a embriaguem da DSG sem força para arrancar.

Ao contrario do que disseram aqui para uso em nacional ou auto estrada o motor 1.0TSI era excelente não era preciso mais, muito vigoroso e cheio de força, bastava andar acima das 2000rpm que o carro andava muito bem, alias sempre me surpreendeu pela positiva neste ponto, em sexta fazia na boa autoestrada a 140-160 km/h a baixa rotação era um ponto forte. A somar a isto vinham os consumos, fazia entre 5 a 6 litros, sem preocupações, era mesmos muito bons, nunca tinha tido um carro a gasolina que consumia tão pouco, parecia um diesel.
O único problema mesmo era a falta de força ao arranque, todo o resto era espetacular.

Também experimentei o 1.5TSI e não tinha nada destes problemas, tinha sempre força, parecia um diesel a arrancar.

Por isso aconselho o 1.5TSI para cidade, se não for para cidade e for sempre para circular em estarda e autoestrada o 1.0TSI é mais que suficiente e a escolha acertada.
Poderá parecer incongruente para alguns mas é a experiencia que tenho real dos motores, não basta olhar para os cavalos e tira conclusões.

Andei com um Leon 1.0 TSI 115 cv aqui na Madeira e não achei nada do que descreveste em relação ao arranque mesmo em subidas mesmo íngremes. Era bem despachado até para o motor em questão.

Andei com um Leon 1.0 TSI 115 cv aqui na Madeira e não achei nada do que descreveste em relação ao arranque mesmo em subidas mesmo íngremes. Era bem despachado até para o motor em questão.

É a minha experiencia com um Scala de 2022 1.0tsi de 6 velocidades, nesse leon de 115cv não sei.
O carro era outro, motor tinha mais 5cv e provavelmente a caixa era diferente também...

O 1.0TSI DSG que experimentei foi num kamiq, e o 1.5TSI num Formentor.

Voltar
Superior