Motor à vida???

vpascoal

New member
Boa tarde!

Sou novato por aqui e pouco percebo de mecânica e preciso da vossa opinião.
O meu carro é um SEAT Cordoba 1.4 de 95 e a oficina onde fui é representante da SEAT.

Na semana passada fui à oficina trocar a panela porque estava a fazer um barulho esquisito (parecia um carro shunning). Eles colocaram uma panela de outra marca que não SEAT pois ficava muito mais barato.

Passado uns dias, ao passar nas lombas, a panela fazia barulho. Pensei logo que a panela estava solta.
Fui à oficina este Sábado para eles verem o que se passava. Colocaram o carro no elevador com ele ligado e começaram a ver do que era. (Depois o mecânico disse que tinha sido um apoio que se tinha soltado porque como a panela n era de marca a curvatura era diferente blablabla).
Reparei que o carro começou a bufar(ventoinha a trabalhar) e, apesar de nao perceber nada de carros, achei estranho visto estar parado e nao estar calor.
Entretanto eles lá conseguiram apertar o apoio e voltei ao carro. Quando entrei reparei no ponteiro água estava no topo. Chamei o mecânico e ele mandou-me desligar o carro. Ele abriu o capô e começou a desenroscar a tampa. Ora mais uma vez, até eu que não percebo nada de mecania, sempre soube que aquilo que ele estava a fazer não se deve fazer... Começou a desenroscar um pouco e aquela porcaria rebentou e era só liquido castanho e vapor a sair do deposito... (o gajo queimou o braço todo...). Entretanto ele meteu a mão nuns tubos e disse que estavam frios. Disse que já não podia andar mais com o carro ate verem se era da bomba de agua ou do termostato... Ontem telefonaram-me a dizer que iam trocar o termostato e limpar uns tubos...
Hoje telefonaram-me a dizer que o carro foi à vida porque o carro não tinha anti-congelante.

Ora o carro foi há menos de um mês à inspecção, troquei o óleo na mesma oficina há exactamente 1 ano antes da inspecção, troquei o kit de embraiagem em Setembro do ano passado na mesma oficina.
Sei que o nível do anti-congelante estava bom porque o homem antes de começar a abrir a tampa verificou o nível e não disse nada.

Acham que o gajo ao abrir a tampa fez borrada e agora quem se lixa sou eu?

Obrigado e desculpem o testamento...

Boa tarde!

O meu carro é um SEAT Cordoba 1.4 de 95 e a oficina onde fui é representante da SEAT.

Na semana passada fui à oficina trocar a panela porque estava a fazer um barulho esquisito (parecia um carro shunning). Eles colocaram uma panela de outra marca que não SEAT pois ficava muito mais barato.

Passado uns dias, ao passar nas lombas, a panela fazia barulho. Pensei logo que a panela estava solta.
Fui à oficina este Sábado para eles verem o que se passava. Colocaram o carro no elevador com ele ligado e começaram a ver do que era. (Depois o mecânico disse que tinha sido um apoio que se tinha soltado porque como a panela n era de marca a curvatura era diferente blablabla).
Reparei que o carro começou a bufar(ventoinha a trabalhar) e, apesar de nao perceber nada de carros, achei estranho visto estar parado e nao estar calor.
Entretanto eles lá conseguiram apertar o apoio e voltei ao carro. Quando entrei reparei no ponteiro água estava no topo. Chamei o mecânico e ele mandou-me desligar o carro. Ele abriu o capô e começou a desenroscar a tampa. Ora mais uma vez, até eu que não percebo nada de mecania, sempre soube que aquilo que ele estava a fazer não se deve fazer... Começou a desenroscar um pouco e aquela porcaria rebentou e era só liquido castanho e vapor a sair do deposito... (o gajo queimou o braço todo...). Entretanto ele meteu a mão nuns tubos e disse que estavam frios. Disse que já não podia andar mais com o carro ate verem se era da bomba de agua ou do termostato... Ontem telefonaram-me a dizer que iam trocar o termostato e limpar uns tubos...
Hoje telefonaram-me a dizer que o carro foi à vida porque o carro não tinha anti-congelante.

Ora o carro foi há menos de um mês à inspecção, troquei o óleo na mesma oficina há exactamente 1 ano antes da inspecção, troquei o kit de embraiagem em Setembro do ano passado na mesma oficina.
Sei que o nível do anti-congelante estava bom porque o homem antes de começar a abrir a tampa verificou o nível e não disse nada.

Abriu a tampa com o carro quente, é bom mecânico, sim senhor[:)]

Apesar de ele ter aberto a tampa com o motor quente não é isso que fez com que o motor tivesse problemas. No máximo poderia ter-se queimado.

Dizes que o líquido era castanho, agora pensa lá, que líquido de refrigeração é castanho? Nenhum. Ou seja o teu já tinha ferrugem, certamente nunca foi trocado.

Se ganhou pressão no vaso de expansão e o motor aqueceu então das duas uma, ou o termostato colou fechado (a ventoinha não disparou?) ou a colassa deixou passar água para o óleo e o motor colou.

Sem ver o motor não é muito fácil fazer diagnósticos. Mas diria que o mecânico não tem culpa do que aconteceu. No máximo tem culpa porque na revisão deveria ter visto o líquido e trocado.

É normal que o carro aqueça quando parado. O que ajuda mais ao arrefecimento do motor é a própria deslocação do ar durante o andamento! Até aqui tudo bem.

O pior é que o teu carro parece que tinha de facto o termóstato da água avariado, cortando a circulação da água. Como a água não circulava aqueceu demais e criou demasiada pressão (daí o "espectáculo" ao abrir o depósito).

Quanto ao anticongelante, se falta é porque o gajo teve a esperteza de o fazer saltar fora...

Apesar de ele ter aberto a tampa com o motor quente não é isso que fez com que o motor tivesse problemas. No máximo poderia ter-se queimado.

Dizes que o líquido era castanho, agora pensa lá, que líquido de refrigeração é castanho? Nenhum. Ou seja o teu já tinha ferrugem, certamente nunca foi trocado.

Se ganhou pressão no vaso de expansão e o motor aqueceu então das duas uma, ou o termostato colou fechado (a ventoinha não disparou?) ou a colassa deixou passar água para o óleo e o motor colou.

Sem ver o motor não é muito fácil fazer diagnósticos. Mas diria que o mecânico não tem culpa do que aconteceu. No máximo tem culpa porque na revisão deveria ter visto o líquido e trocado.

É normal que o carro aqueça quando parado. O que ajuda mais ao arrefecimento do motor é a própria deslocação do ar durante o andamento! Até aqui tudo bem.

O pior é que o teu carro parece que tinha de facto o termóstato da água avariado, cortando a circulação da água. Como a água não circulava aqueceu demais e criou demasiada pressão (daí o "espectáculo" ao abrir o depósito).

Quanto ao anticongelante, se falta é porque o gajo teve a esperteza de o fazer saltar fora...

Tens a resposta nestes dois post's.

O mais certo, terá sido de facto o termostato que avariou fechado.

Quanto ao líquido, se é castanho algo de mal estava com o mesmo.

Já agora, a bomba de água alguam vez foi mudada...

ena pah !! como é p+ossivel que um " mecanico " abra a tampa com o carro sobre-aquecido ?? eu não sou mecanico, mas sei perfeitamente que não se pode fazer com o carro quente, frio ainda pode, mas quente é que não. o que dize maraki esta muito acertado.

Bem ele não é mecânico, basicamente é o homem que me atende e que, ao que parece, tem a mania que percebe...
Ele disse que estava a tentar abrir para ver se saía algum vapor só que a pressão deveria ser tanta que aquilo rebentou...
Pelo que vocês dizem foi o termostato que avariou... Mas eles trocaram-no e dizem que o carro morreu... O que aconteceu ao motor?

O motor aqueceu e colou ou empenou.

O mecânico não teve culpa nenhuma, quanto muito foi negligente e queimou-se. Nunca isso causava a avaria do teu carro.

O que eu acho menos correcto foi nunca terem alertado que o sistema de refrigeração precisava de ser revisto dado que estava cheio de ferrugem e possivelmente na altura já não funcionaria a 100%. Isso sim, foi uma falha.

Cumprimentos.

àgua? Até podia lá ter vinho que eu nem dava conta. eheheh. Mas nunca lhe meti nada. Quem mete são sempre os mecânicos.
Pequeno update: O gajo da oficina disse-me que após terem limpo a ferrugem da tubagem e terem trocado o termostato o carro esteve a trabalhar.
Só que depois desligaram-no para colocar um pouco mais de óleo e não voltou a pegar.
Disseram-me que tinha de pagar para abrirem o motor para verem n sei o que... tou à espera que me digam algo.

Sim, o gajo diz que trabalhou só que após desligarem nao pegou mais... Diz que têm agora de mexer no motor mas que para verem tinha de pagar a MO...
Tou é a ver que vou pagar alta despesa e ficar sem carro à mesma...

Primeiro muda de mecanico, depois junta dinheiro para uma junta nova e retificação da colassa.

O liquido estar castanho também não é muito bom sinal desde já te digo...

Boa sorte com a reparação!

Boa tarde!

Então em que ficamos ? Era o mecânico ou era o "homem que te atende" ?

desculpem o gajo que abriu a tampa é um dos gerentes mas deve perceber alguma coisa de carros...

Novo update: O gajo disse-me que quando colocou o motor a trabalhar aquilo fazia um barulho de qualquer coisa solta dentro do motor...
Disse que para abrir depois tinha de mudar a distribuição, trocar a junta mais não sei o que e que no final poderia não ficar em condições.
Propôs-me colocar um motor usado 300€. Já com a troca do termostato, MO e troca de motor o total fica perto de 800€.
Para além deste valor ainda tenho de alterar o nr do motor no livrete. Alguém sabe quanto custa esta alteração?

Última edição:
Voltar
Superior