MotoGP

A funny moment from yesterday’s test - Tardozzi invites a curious HRC engineer into the factory Ducati garage to take a closer look at the GP24... 😂

GAFxharXgAAXI7T

Enea Bastianini analisou o desempenho de Marc Márquez: ‘Nenhum piloto faz a Curva 8 como ele, é incrível’

Marc Márquez teve uma estreia impressionante com a equipa Gresini durante os testes de MotoGP em Valência. Adaptou-se rapidamente à Ducati Desmosedici GP23, a moto que recentemente ajudou Francesco Bagnaia a garantir o campeonato mundial, e terminou com o quarto tempo mais rápido. Márquez registrou 1m29,424s, apenas 178 milésimos atrás do melhor tempo estabelecido por Maverick Viñales (Aprilia).

O desempenho de Márquez foi particularmente notável na curva 8, onde a sua abordagem parecia quase como se ele não travasse, demonstrando a sua incrível habilidade de navegar a moto de forma rápida e eficiente. Enea Bastianini, outro piloto da Ducati, comentou sobre o esse momento único de Márquez nessa curva, destacando a sua velocidade e rápida manobra com a moto.

A sessão de testes foi um momento significativo para Márquez, marcando a sua transição para a equipa Ducati e demonstrando a sua adaptabilidade e habilidade a uma nova moto. Seu sucesso inicial na Ducati GP23, foi evidenciado pelos tempos rápidos e pelas reações positivas de outros pilotos, o que sugere um futuro promissor para Márquez com na equipa Gresini.

No resumo pós-teste, Enea Bastianini analisou o desempenho de Marc Márquez, principalmente comparando-o com o dos outros pilotos da Ducati: ‘Em certos pontos, ele é mais rápido do que nós’, disse «Bestia» citado no GPOne.com.

‘Por exemplo, pelos dados, nenhum piloto faz a Curva 8 como ele: parece que ele não trava de tão rápido que vai e consegue virar a moto em pouco tempo, é incrível’.
​

​

In the second part of the season, I have been suffering from Compartment syndrome in my right arm. We solved the problem this morning with Dr. Ignacio Roger de Oña and their team to be ready for 2024!

GAHp9NsWIAAkSt2

Dado o ângulo e velocidade, uma considerável quantidade de borracha é mantida em contacto com o chão/alcatrão.
A saída do piloto de cima da mota ajuda a alterar o centro de gravidade, colocando ainda mais pressão sobre a área de contacto entre pneu e alcatrão.

É incrível de ver sim...respeito outros desportos motorizados, mas em nenhum um piloto se coloca em tamanha posição de risco. Corpos a roçarem o chão, motas a encostar em pilotos, travagens com a toda de trás no ar, etc. Espetacular.

‘Com a moto de 2023 fui um segundo mais rápido em termos de ritmo e consigo atacar mais as curvas’ – Raúl Fernández

​Após os testes, onde chegou a rodar com o primeiro tempo, Fernández disse estar muito feliz com a moto, sentindo desde logo ser mais rápido: ‘Estava a ser perto de 1s mais rápido em termos de ritmo e senti-o desde logo e depois vimo-lo nos dados. Se terei moto de 2024 no próximo ano… Não sei. Se a quero depois de hoje terão de perguntar à Aprilia’.

Sobre qual foi a melhor melhoria da moto face ao modelo que tem pilotada em 2023, o piloto foi rápido na resposta: ‘A parte dianteira. Em termos de aerodinâmica deram um passo em frente, e em termos de feedback para mim senti mais. Não sei bem como especificamente mas vi que podia atacar mais com a dianteira da moto na entrada das curvas, basicamente para mim, foi aí’.
​

Impec.
Terá a Aprilia de 2024?
Seja como for, o salto das restantes não se espera muito significativo, pelo que se aprimorarem a de 2023, já não será mau.
Mas bom bom, era aquele quadro em fibra.

Voltar
Superior