Este fim de semana andei pela zona de Rio Mau, atravessei Crestuma-Lever e fui pelo interior.
Boas curvas, muito conforto na mota. A passagem de curva para contra-curva faz-se facilmente, a ciclistica da mota é mesmo excelente, muito rigida. A Pegaso já tinha quadro em dupla trave de liga e não pensei que fosse ser uma diferença tão grande, mas em termos de transferência de massas são motas totalmente diferentes.
Os Bridgestone são pneus com um 90% estradista e muito bons neste tipo de estrada - paralelos e alcatrão "marado" não são problemáticos, mas o piso acaba muito em cima de modo que as minha tentativas de gastar o pneu uniformemente ainda não chegaram ao fim: tenho cerca de 5mm de "chicken strips" que não gosto de ver.
Penso apenas que neste tipo de passeios - com calor e a velocidades moderadas - gostaria de ter o ecrã mais em baixo. A protecção aerodinâmica é realmente muito boa, talvez demasiado boa. E não sou baixote (1,74m). Gostava de levar com mais vento na cara...
Em piso degradado torna-se algo difícil manter a mão regular no punho e passam algumas vibrações ao guiador, parece-me também que os punhos são um bocadinho finos de mais. Isto resolve-se facilmente com uns punhos de gel da Acerbis e a barra de guiador da SW Motech que já encomendei (
http://www.mo-tech.de/produktbilder/lst_00_244_100_b_1_s.jpg ) até porque quero um local para fixar o leitor do road-book.
Preciso ainda de afinar a embraiagem que fica solta no fim do curso onde parece que a mola exerce pouca força, e pega muito junto ao punho.
O motor é realmente muito bom e muito linear, mas ainda não estou totalmente adaptado a ele. É quase eléctrico e com uma linha de potência muito certinha, ao contrário do monocilindrico da Pegaso que era bruto em baixas. Por outro lado permite-me ir em 6ª a 70 km/h a rondar as 2.0000 rpm... e se colar gas, ele anda sem bater, primeiro com o tal som "abadalhocado" tipico do V2, depois com um barulho mais "fechado". Com a Pegaso era mais difícil andar devagar.
Penso também que estará um pouco preso, é certo que ao mete-las raramente passo as 6.000 rpms e 7.000 em 6ª, mas parece-me que ainda não encontrei os 18cv que tem a mais do que a Pegaso (50cv).
Enfim, também estou ainda muito adaptado à Pegaso, sempre foram 2 anos a andar quase diariamente.
Glpssário
Chicken Strips -
http://en.wikipedia.org/wiki/Chicken_strips