Pessoal, vamos lá meter os "pontos nos i's" em relação a praxes, rally tascas e afins...
Há faculdades onde há abusos? Sim! Há faculdades onde o objectivo único é humilhar, inferiorizar, ofender, menosprezar, gozar? Sim! Há faculdades onde não se tem 2 dedos de testa e se os veteranos vêm alguém bêbado, incitam a beber mais? Sim! Há mortes resultantes de praxes mal calculadas? Infelizmente, Sim!
Mas há que ter 2 dedos de testa para
saber e conseguir reconhecer que também há faculdades em que o oposto se verifica!! Os casos aqui falados, quer por mim, quer pelo Rui34 ou pelo tonyV são exemplos disso mesmo! Praxes onde há respeito, onde todos são iguais, dentro dos limites e do respeito que tem de haver pelos veteranos, precisamente para controlar situações de abuso, onde há abusos, mas ao contrário dos outros sítios, estes
abusos são
punidos (já aqui dei um exemplo e repito-o: no início deste ano lectivo, um veterano ousou tocar uma caloira em zonas menos próprias uma vez apenas, e segundo ele, sem outro intuito; sabem o que aconteceu? Foi humilhado perante a comunidade de veteranos, e só veteranos, e foi proibido de praxar por tempo indeterminado).
Só em relação aos rally tascas e em resposta mais directa ao post do LEMF, conheço N casos de caloiros, todos os anos, que me dizem "eu vou pelo espírito, pelo que se faz, pelo passeio, mas não vou beber porque não costumo beber"; depois há 2-3 engraçados por equipa, que se acham os maiores e põem-se a beber, sem nunca o terem feito... Por lá, há sempre veteranos com carro, que os afastam do ambiente, dão-lhes comida e açúcar, vão andar com eles e depois levam a casa. Se há bebedeiras? Óbvio que sim, não sejamos todos ingénuos... Mas também as há nas saídas à noite que têm com os amigos, portanto, o rally tascas, é só mais uma... Infelizmente, o espírito "beber para se divertir" está muito patente nas gerações de hoje, não me venham com histórias que a culpa é das praxes...
Portanto, eu aceito e admito quem se declara anti-praxes, são opiniões e devem ser respeitadas [

], agora não venham
apenas falar do lado negativo, de casos que acabaram mal e a culpa é só das praxes, que todas as faculdades são horríveis nas praxes, que os rally tascas são sempre negativos e tudo o mais...