Morar na Ajuda, Lisboa

Sim, tens sossego, apesar de teres um bairro social mais para baixo que vai desde a esquina à saida da Calçada da Ajuda até às tais bombas de gasolina da Galp (pessoas de etnia cigana, tal como referiram). Aparentemente não criam problemas no bairro. Embora às vezes possa lá haver uma ou outra confusão, mas isso acontece em qualquer local.

Quanto ao resto:
- escolas - esquece, só o polo universitário
- supermercados - esquece
- polícia - esquece (tens alia GNR perto, e já vais com sorte)
- metro perto - esquece
- padaria perto - esquece
- espaços verdes - alguns
- estradas perto - sim... a A5

Basicamente........... sempre que quiseres fazer alguma coisa, prepara-te para pegar no carro ou ir de electrico ou autocarro. Isto de ser um bairro onde não há nada, tem a sua piada enquanto és novo e não te importas de pegar no carro, etc. O pior é quando tiveres os teus 65 anos...

Eu aconselho a quem gosta de viver em vivendas, numa zona pacata. Mas para quem não vive só em casa e gosta de ir às compras, ir a um centro comercial, ter tudo a uma distância de 2 passos, e às vezes descansar do carro... secalhar é um bocado chato.

Ps: o tóto do João Manzarra morou nesse bairro durante um ano e meio mais coisa menos coisa, foi-se embora à pouco tempo. Talvez porque a renda de casa eram 1800 euros...

O facto de não haver nada ao pé é algo inconveniente, mas também não é grande transtorno. Neste momento estamos a morar numa zona onde também há pouca coisa (uma mercearia e uma farmácia), pelo que também estamos dependentes do carro para practicamente tudo.
Ter transportes públicos também poderia ser conveniente, mas também não é critério de exclusão pois neste momento já usamos o carro para as deslocações diárias para o trabalho.
Já as escolas, isso sim será um problema...

Tem uma cena fixe que é proximidade do Parque monsanto para actividades ao Ar livre. Actualmente é bem frequentada e vê-se muita gente "normal" a correr.
Desvantagem são os transportes que não valem nada e a inclinação elevada( é sempre a subir ou a descer.)[:D]

Que zonas alternativas tens?

Eu não gosto da zona e dizem que é muito humida ( pessoas que conheço que lá moram)...

Que zonas alternativas tens?

As zonas nominais (esta é que era alternativa) serão os suburbios ocidentais de Lisboa (Algés, Carnaxide, Linda-a-Velha, etc), ou então as freguesias de São Francisco Xavier ou Santa Maria de Belém.
Aquele bairro de moradias no Restelo era bem fixe[kiss], mas existe muito pouca oferta e está muito fora do orçamento...:( Já vi pedirem um mínimo de 400k por uma moradia a precisar de obras estruturais...:sh)
Já em Caselas, parece-me que o grande problema será encontrar algo com áreas decentes.
Enfim, às vezes penso que o melhor mesmo seria comprar um apartamento recente e poupar 50-100k, dado que encontrar uma casa que gostamos, num sítio decente, e a um preço aceitável parece tarefa impossível...

Eu não gosto da zona e dizem que é muito humida ( pessoas que conheço que lá moram)...

Já agora, algum motivo em especial para não gostares da zona?

Última edição:
Já agora, algum motivo em especial para não gostares da zona?

Não gosto da geografia do terreno e da falta de espaços comerciais.
Prefiro a zona de de Belém, mas os preços são mais elevados e as casas mais pequenas e piores... É que dá muito que pensar quando se investe um valor dessa ordem numa casa, não se podem cometer erros de avaliação subjectiva.

Eu andei a ver moradias dessa ordem de preço mas desisti e mudei de planos. Ou porque são caras ou porque são mal localizadas ou porque isto ou porque aquilo. Em princípio vou comprar uma moradia decente na periferia externa (Linha de Cascais, Torres Vedras, Mafra etc) e manter um cubículo T3 em LX para o dia-a-dia e depois logo se vê... Não há pressas.

Adoro moradias mas tb não sou parvo nem entro em negócios da treta só porque é no concelho de Lisboa.

Faz bem as contas e equaciona a possibilidade de ter um moradia decente nem que seja um pouco mais afastada de Lisboa ou mesmo só para passar fins de semana.

O facto de não haver nada ao pé é algo inconveniente, mas também não é grande transtorno. Neste momento estamos a morar numa zona onde também há pouca coisa (uma mercearia e uma farmácia), pelo que também estamos dependentes do carro para practicamente tudo.
Ter transportes públicos também poderia ser conveniente, mas também não é critério de exclusão pois neste momento já usamos o carro para as deslocações diárias para o trabalho.
Já as escolas, isso sim será um problema...

Não sei se tens ali a do Restelo.... tenho ideia que há ali uma escola qualquer.

Mas sim, se estás habituado a ter tudo deslocado e não te importas, é um bom local.
Humidade? Talvez um pouco mais por ter o Monsanto ao lado, é perfeitamente natural. Mas não prejudica nada, está descansado.

Não gosto da geografia do terreno e da falta de espaços comerciais.
Prefiro a zona de de Belém, mas os preços são mais elevados e as casas mais pequenas e piores... É que dá muito que pensar quando se investe um valor dessa ordem numa casa, não se podem cometer erros de avaliação subjectiva.

Eu andei a ver moradias dessa ordem de preço mas desisti e mudei de planos. Ou porque são caras ou porque são mal localizadas ou porque isto ou porque aquilo.
Em princípio vou comprar uma moradia decente na periferia externa (Linha de Cascais, Torres Vedras, Mafra etc) e manter um cubículo T3 em LX para o dia-a-dia e depois logo se vê... Não há pressas.

Adoro moradias mas tb não sou parvo nem entro em negócios da treta só porque é no concelho de Lisboa.

Faz bem as contas e equaciona a possibilidade de ter um moradia decente nem que seja um pouco mais afastada de Lisboa ou mesmo só para passar fins de semana.

Pois... nós andamos a sondar o mercado com calma desde já há alguns meses, e é realmente muito complicado. Se tens 500k para investir tens bastante oferta e podes fazer uma decisão segura. Caso contrário... :sh)
Mesmo na zona de Linda-a-Velha e Carnaxide, onde existem uns bairros de moradias simpáticos, é muito complicado encontrar algo por menos de 300-350k, e mesmo assim estão a precisar de obras.

É bem verdade. Por pouco mais de €200.000 do que me pediram por uma moradia geminada (ainda que grande) em Alvalade comprei uma em Cascais que até elevador tem.

Voltar
Superior