Morar na Ajuda, Lisboa

Zar

Well-known member
Boas.

Propuseram-me um negócio interessante para a compra de uma casa no bairro do Alto da Ajuda, em Lisboa.
Como não conheço bem a zona, queria saber se algém a conheçe bem e qual é a opinião geral. É um sítio aceitável para uma família morar, dando máxima importância ao sossego, escolas, e segurança?
A ideia que tenho é que é uma zona um bocado manhosa e com problemas de segurança (pelo menos parece ter alguma vizinhança muito pouco recomendável), mas também já ouvi opiniões em contrário. Alguém confirma?

Desde já agradeço as opiniões.
Zar

Se não te importares de levar com umas rusgas de vez em quando... até é porreiro pra quebrar a monotonia [:D]

Eu morei 2 anos em casa alugada na Rua do Cruzeiro, tinha uns quantos vizinhos ciganos e NUNCA tive problemas, sociáveis e educados, como é óbvio, como em qualquer etnia, há de tudo. Nunca fui assaltado, nunca roubaram nada, ia ao café onde estava a malta "pesada", bom dia, boa tarde, sempre sem stresses, a cena mais castiça que me aconteceu foi um dia (fim de semana) ter chegado a casa e deixei as luzes da carrinha ligadas, na rua havia mais duas iguais (Opel Astra), tocaram à campaínha, fui ver e era um cigano (na casa dos 50anos) a dizer que eu tinha deixado as luzes ligadas, nunca tinha visto aquele homem na minha vida, como raio sabia que a carrinha era minha, que morava ali e naquele andar? Desci, desliguei as luzes, fui ter com ele a agradecer, 5*

A escola primária é que é capaz de ser "mais pesada" pras crianças, é maioritariamente ciganos...

Depende da zona. O bairro do alto da ajuda é uma zona só de moradias geminadas que tem tido muita procura nos últimos tempos.
O que falas é o Bairro do Caramão da Ajuda, isso sim é muito bom, as vivendas são muito porreiras, tudo pros 200.000eur.

Alto da Ajuda é na zona das universidades ;)

Se não te importares de levar com umas rusgas de vez em quando... até é porreiro pra quebrar a monotonia [:D]

Eu morei 2 anos em casa alugada na Rua do Cruzeiro, tinha uns quantos vizinhos ciganos e NUNCA tive problemas, sociáveis e educados, como é óbvio, como em qualquer etnia, há de tudo. Nunca fui assaltado, nunca roubaram nada, ia ao café onde estava a malta "pesada", bom dia, boa tarde, sempre sem stresses, a cena mais castiça que me aconteceu foi um dia (fim de semana) ter chegado a casa e deixei as luzes da carrinha ligadas, na rua havia mais duas iguais (Opel Astra), tocaram à campaínha, fui ver e era um cigano (na casa dos 50anos) a dizer que eu tinha deixado as luzes ligadas, nunca tinha visto aquele homem na minha vida, como raio sabia que a carrinha era minha, que morava ali e naquele andar? Desci, desliguei as luzes, fui ter com ele a agradecer, 5*

A escola primária é que é capaz de ser "mais pesada" pras crianças, é maioritariamente ciganos...

O que falas é o Bairro do Caramão da Ajuda, isso sim é muito bom, as vivendas são muito porreiras, tudo pros 200.000eur.

O bairro do caramão conheço bem.

Estava a falar do bairro acima do palácio da ajuda. Tinha ideia que esse não era do caramão.

Se l alto da ajuda for só a zona da faculdade, então é para esquecer....

Como já disseram depende do "Alto da Ajuda" que se está a referir.
Se for perto do Casalinho da Ajuda, algumas casas são tipo bairro social e, não terá a melhor vizinhança ou mesmo a encosta que vai dar à rua do Cruzeiro (salvo erro, já referida).

Se é para o lado da calçada da Ajuda já é diferente. Presumindo que não é a zona das moradias.

O bairro do caramão conheço bem.

Estava a falar do bairro acima do palácio da ajuda. Tinha ideia que esse não era do caramão.

Se l alto da ajuda for só a zona da faculdade, então é para esquecer....
Vou lá muita vez a esse bairro, já namorei lá umas quantas casitas, mas não me sai o 2º premio do euromilhoes, nada feito [:p] O meu mecânico tem oficina lá [;)]

Alto da Ajuda tenho ideia que seja essa zona que falas mais a zona das universidades, mas tambem não tenho a certeza.

Se for uma vivenda nessa zona, eu não me importava nada, se for na zona do Casalinho já é mais complicado como refere o Valium.

Última edição:
Já agora qual é a tipologia da casa e valor pedido (por curosidade)

Edit: Se gostas daquela zona tens o Alto de Santo Amaro, Ajuda em si (mais cara) e outras zonas de Alcantara.
Não esquecer que apesar de mais "largo", não deixam de ser barros típicos, com o que tem de bom e maus em termos de vizinhos.

Edit2: dependendo da altura, fomos praticamente vizinhos, 3pelos.

Última edição:
Só para clarificar, o bairro é este: Rua marcos, ajuda, lisboa - Google Maps
Passo por aí muita vez, mesmo à noite quando atravesso o Monsanto e nunca vi nada de mal. Vê lá que o posto da Galp que tá aí ao pé deve ser dos poucos de Lisboa que não foi assaltado [:D] De dia idem, é bom a nivel de transportes, tens uma escola logo acima que penso que seja primária, a zona é bastante patrulhada tanto por PSP como GNR a cavalo.

Monsanto ao pé pra passear e desporto, pra chegar ao rio são 15 minutos, a unica coisa que ali falta (na minha opinião) é um supermercado grande. Pingo Doce mais perto tens o do Restelo (quase Algés) ou então o da Boa-Hora (Ajuda).

2005 - 2007 [;)]

Última edição:

Pois, é mesmo esse género de coisas que queria evitar. Eu neste momento moro numa zona que até é simpática, mas dada a proximidade de uns bairros duvidosos, de vez em quando passam-se algumas coisas estranhas. Desde a ocasional rusga ou mega-operação stop, roubos de carros, polícias de shot-gun na rua ao meio da tarde, bandos de 10 mânfios a fugir à polícia, etc.

Como já disseram depende do "Alto da Ajuda" que se está a referir.
Se for perto do Casalinho da Ajuda, algumas casas são tipo bairro social e, não terá a melhor vizinhança ou mesmo a encosta que vai dar à rua do Cruzeiro (salvo erro, já referida).

Se é para o lado da calçada da Ajuda já é diferente. Presumindo que não é a zona das moradias.

O casalinho da Ajuda é a zona entre o bairro que indiquei atrás e a Universidade?

Já agora qual é a tipologia da casa e valor pedido (por curosidade)

Edit: Se gostas daquela zona tens o Alto de Santo Amaro, Ajuda em si (mais cara) e outras zonas de Alcantara.
Não esquecer que apesar de mais "largo", não deixam de ser barros típicos, com o que tem de bom e maus em termos de vizinhos.

Como deves entender, prefiro não entrar em muitos detalhes. Seja como for, a casa está anunciada no site de uma das grandes imobiliárias...
Nós não estávamos sequer a pensar comprar casa aqui nesta zona. Estávamos mais inclinados para os subúrbios ocidentais de Lisboa (que conhecemos melhor), mas após ter entrado em contacto com um mediador sobre outro imóvel, ele veio então propor esta casa.
Mas já agora, dado que nunca morei num sítio desse género, quais são as vantagens e desvantagesn dum bairro destes em termos de vizinhos?

Última edição:
Compreendo-te, então na altura que faziam as corridas em Monsanto, ia eu descansadinho pra casa e mandavam-me parar a ver se vinha do picanço... sim de Astra 1.7td SW, papei-os todos na recta [:D] Outras vezes era as rusgas.

No local que falas, nunca vi nada disso, gajos a roubar, queixas de assaltos, etc e como referi, passo lá muita vez e à noite. Mas podes sempre assim de vez em quando passar na zona pra veres o ambiente a diferentes horas por ex. até vais ver muito carro na rua dos donos das casas e bons carros [;)] No cimo da rua um tipo costuma ter à porta um HF turbo [br:)]

O casalinho da Ajuda é a zona entre o bairro que indiquei atrás e a Universidade?
O casalinho da ajuda é aqui:
https://maps.google.com/?ll=38.709366,-9.193926&spn=0.003407,0.006899&t=h&z=17

Última edição:
Boas.

Propuseram-me um negócio interessante para a compra de uma casa no bairro do Alto da Ajuda, em Lisboa.
Como não conheço bem a zona, queria saber se algém a conheçe bem e qual é a opinião geral. É um sítio aceitável para uma família morar, dando máxima importância ao sossego, escolas, e segurança?
A ideia que tenho é que é uma zona um bocado manhosa e com problemas de segurança (pelo menos parece ter alguma vizinhança muito pouco recomendável), mas também já ouvi opiniões em contrário. Alguém confirma?

Desde já agradeço as opiniões.
Zar

Sim, tens sossego, apesar de teres um bairro social mais para baixo que vai desde a esquina à saida da Calçada da Ajuda até às tais bombas de gasolina da Galp (pessoas de etnia cigana, tal como referiram). Aparentemente não criam problemas no bairro. Embora às vezes possa lá haver uma ou outra confusão, mas isso acontece em qualquer local.

Quanto ao resto:
- escolas - esquece, só o polo universitário
- supermercados - esquece
- polícia - esquece (tens alia GNR perto, e já vais com sorte)
- metro perto - esquece
- padaria perto - esquece
- espaços verdes - alguns
- estradas perto - sim... a A5

Basicamente........... sempre que quiseres fazer alguma coisa, prepara-te para pegar no carro ou ir de electrico ou autocarro. Isto de ser um bairro onde não há nada, tem a sua piada enquanto és novo e não te importas de pegar no carro, etc. O pior é quando tiveres os teus 65 anos...

Eu aconselho a quem gosta de viver em vivendas, numa zona pacata. Mas para quem não vive só em casa e gosta de ir às compras, ir a um centro comercial, ter tudo a uma distância de 2 passos, e às vezes descansar do carro... secalhar é um bocado chato.

Ps: o tóto do João Manzarra morou nesse bairro durante um ano e meio mais coisa menos coisa, foi-se embora à pouco tempo. Talvez porque a renda de casa eram 1800 euros...

Última edição:
Creio que essa zona será relativamente pacata. Ao cima da rua, salvo erro, há uns anos era normal haver alguma prostituição (já fica perto do polo universitário) e como disseram, creio que tem menos facilidades. Terias que ir à Calçada.

Quanto à curiosidade da tipologia/valor, na boa. [;)]

Só para clarificar, o bairro é este: Rua marcos, ajuda, lisboa - Google Maps

É exactamente o que pensava.

É uma zona que tem tido alguma procura, não é a melhor zona da Ajuda, mas para moradias é calmo.

Como já disseram, fica "longe" de tudo, não podes ir a pé a quase lado nenhum.
Se queres uma moradia na zona procura também no Bairro do Caramão. Já estão um pouco mais baratas e a zona é ainda mais calma.
Mas as casas são mais pequenas.

O Casalinho é o que se vê do lado direito da imagem que mandas.

Já à muito tempo que não vejo nenhuma "menina" por lá, onde não falta é no Restelo, na zona das Embaixadas...

Já agora, há uma escola mesmo ao cimo da rua:
https://maps.google.com/?ll=38.712246,-9.201125&spn=0.001704,0.003449&t=h&z=18

Comércio, como referido, só na Calçada da Ajuda, aí, não falta nada desde correios, bancos, lojas variadas, mercearias, farmacias, a bela da Churrasqueira do Marquês ( pra mim do melhor frango assado dos arredores [br:)] ) mais ao lado há o mercado e mais abaixo o Pingo Doce, para estacionar é que não é muito facil, mas tambem, com uma bicicleta desenrascava-me muito bem, não era por isso que deixava de comprar.

Creio que essa zona será relativamente pacata. Ao cima da rua, salvo erro, há uns anos era normal haver alguma prostituição (já fica perto do polo universitário) e como disseram, creio que tem menos facilidades. Terias que ir à Calçada.

Quanto à curiosidade da tipologia/valor, na boa. [;)]

Já não paso aí há muito tempo. O Santana Lopes não tinha corrido com elas ?

Passo por aí muita vez, mesmo à noite quando atravesso o Monsanto e nunca vi nada de mal. Vê lá que o posto da Galp que tá aí ao pé deve ser dos poucos de Lisboa que não foi assaltado [:D] De dia idem, é bom a nivel de transportes, tens uma escola logo acima que penso que seja primária, a zona é bastante patrulhada tanto por PSP como GNR a cavalo.

Monsanto ao pé pra passear e desporto, pra chegar ao rio são 15 minutos, a unica coisa que ali falta (na minha opinião) é um supermercado grande. Pingo Doce mais perto tens o do Restelo (quase Algés) ou então o da Boa-Hora (Ajuda).

O Pingo Doce da Boa-Hora tem um agente da PSP em permanência à porta...
Conheço várias pessoas que moram nessa zona, mas tudo malta nova, estudantes ou jovens trabalhadores.
Aliás, como tem ali a Lusíada (mais abaixo) e o Pólo da Ajuda (mais lá em cima), é normal que tenha muitos estudantes.
Em termos de transportes, que são bem necessários, parece-me uma zona relativamente bem servida.
Ainda por cima passa o autocarro gratuito para o Alegro Alfragide...
Como não é uma zona nada nova, em que as rendas não são tão altas como noutras zonas da cidade, é normal que tenha alguma mistura de gentes, mas nunca ouvi grandes queixas de insegurança. E tudo isso contribui para atrair também malta que trabalha/estuda noutras zonas.
A zona que mostraram, das ruas "numeradas", parece calma...

O Pingo Doce da Boa-Hora tem um agente da PSP em permanência à porta...
Conheço várias pessoas que moram nessa zona, mas tudo malta nova, estudantes ou jovens trabalhadores.
Aliás, como tem ali a Lusíada (mais abaixo) e o Pólo da Ajuda (mais lá em cima), é normal que tenha muitos estudantes.
Em termos de transportes, que são bem necessários, parece-me uma zona relativamente bem servida.
Ainda por cima passa o autocarro gratuito para o Alegro Alfragide...
Como não é uma zona nada nova, em que as rendas não são tão altas como noutras zonas da cidade, é normal que tenha alguma mistura de gentes, mas nunca ouvi grandes queixas de insegurança. E tudo isso contribui para atrair também malta que trabalha/estuda noutras zonas.
A zona que mostraram, das ruas "numeradas", parece calma...
Um agente e um vigilante [;)]

Mais abaixo tambem há policia permanente 24h/dia pois tem a residência do embaixador ingles o que ajuda na pacatez alem de que tirando a malta estudante, é uma zona maioritariamente habitada por reformados, mas essa zona já é um bocado mais abaixo do Alto da Ajuda, é tudo prédios.

Hoje em dia toda a gente tem carro, a caminho de casa passa-se no supermercado se necessario, numa urgência, o H. Francisco Xavier está a 5 minutos, se necessario farmacia, está a 2 minutos de carros, portante quem me dera...

Voltar
Superior