Mocidade Portuguesa

CLIOthoris

New member
Não vou tecer qualquer comentário á Mocidade Portuguesa, e agradeço que tambem não o façam, ou se o fizerem, peço o favor de o fazerem civilizadamente pois é um assunto que ainda mexe com muitas memórias.

Abri este tópico para falar do hino.

(Hino) MARCHA DA MOCIDADE PORTUGUESA

Nota: Após o 25 de Abril de 1974, a Mocidade Portuguesa, foi extinta por ser considerada «fascista».

1.
Lá vamos, cantando e rindo
Levados, levados, sim
Pela voz de som tremendo
Das tubas, --- clamor sem fim.

2.
Lá vamos, que o sonho é lindo!
Torres e torres erguendo.
Rasgões, clareiras, abrindo!

3.
--- Alva da Luz imortal,
Roxas névoas despedaça
Doira o céu de Portugal!

4.
Querer! Querer! E lá vamos!
--- Tronco em flor, estende os ramos
À Mocidade que passa.

5.
Cale-se a voz que, turbada,
De si mesma se espanta,
Cesse dos ventos a insânia,
Ante a clara madrugada,
Em nossas almas nascida.
E, por nós, oh! Lusitânia,
-- Corpo de Amor, terra santa --
Pátria! Serás celebrada,
E por nós serás erguida,
Erguida ao alto da Vida!

(Repete: 1 a 4)

6.
Querer é a nossa divisa.
Querer, -- palavra que vem
Das mais profundas raízes.
Deslumbra a sombra indecisa
Transcende as nuvens de além...
Querer, --- palavra da Graça
Grito das almas felizes

7.
Querer! Querer!! E lá vamos
Tronco em flor estende os ramos
À Mocidade que passa.

(Repete: 1 a 4)

Este hino foi cantado desde a criação da Mocidade Portuguesa Masculina. Mais tarde, surgiu a Mocidade Portuguesa Feminina e o compositor Frederico de Freitas escreveu um hino, para esta ala, designado Mocidade Lusitana com letra de Branca da Silveira e Silva "Giesta", em 1939.

É curioso notar que na Marcha da Mocidade Portuguesa (organização acusada de propagandear o «fascismo» Salazarista) não existe nada de cariz político, mas apenas de exaltação do orgulho patriótico!

Não será que hoje em dia o nosso orgulho patriótico anda pelas ruas da amargura??</u>

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Os meus irmão frequentaram isso.

Diziam haver muita camaradagem, e ensinamentos civicos que vão faltando hoje.

Eram um excelente ATL no verão.

Eu falei do nosso orgulho patriótico, tu apontas outras vertentes que para mim tambem são bastante importantes

citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris

Eu falei do nosso orgulho patriótico, tu apontas outras vertentes que para mim tambem são bastante importantes

Tal como na Portuguesa - Hino Nacional - que enaltece as glórias nacionais, era esse o objectivo dos hinos e cantigas de trautear que se cantavam nas Mocidades Portuguesas.

Podia ser vir outros objectivos encobertos, mas pelo menos havia lições e conceitos bem válidos que se perderam.
;)

O meu pai diz que ainda tinha sorte, porque era dos que não vivia pior e por isso ia calçado, mas a maioria do pessoal que andava com ele nas actividades da Mocidade Portuguesa iam descalços marchar por essas estradas, na altura de terra batida ou mesmo em calçada à portuguesa e isto quando não iam marchar para cima do tojo..

Isto tudo acompanhado pro xaropadas constantes de nacionalismo balofo e que pouco ou nada diziam a miúdos de 6 e 7 anos.. E é claro que se algum não estava com a postura exactamente como indicado, ainda tinham direito a levar uns carolos...

São estas as recordações que o meu pai me conta desse excelente ATL..

Olha, eu por mim, preferia ficar a jogar playstation...

citação:Originalmente colocada por mundano

Nem Spectrum, quanto mais playstation[}:)]

spectru2.jpg

Outros tempos....que vivemos agora, eu sempre preferia jogar à bola na rua.....do que pertecer à Portuguesa.
Gracas a deus que nasci no limite e quando tive idade alguem a meu ver bem acabou com ela.

Como de costume em Portugal, uma cópia barata da Juventude Hitleriana

Outros tempos se vivem agora.....

Isso era um ATL tão bom quanto os campos de terroristas são um ATL maravilhoso para os miúdos palestinianos. A única diferença é que lá não aprendiam a fazer bombas. A tentativa de fanatizar os miúdos está presente em ambos, num por patriotismos baratos, no outro por uso da religião e das frustações sexuais deles (só um gajo muito frustrado é que se mata para ter sexo no paraíso com as virgens todas, com o Alá todo pervertido a olhar).

"Isto tudo acompanhado pro xaropadas constantes de nacionalismo balofo e que pouco ou nada diziam a miúdos de 6 e 7 anos.. E é claro que se algum não estava com a postura exactamente como indicado, ainda tinham direito a levar uns carolos..."

Mas é através desta forma que os recém-nascidos aprendem a falar, ouvindo sons estranhos que nada lhes diz, para mais tarde poderem estar, por exemplo, neste fórum a trocar ideias e a gozar com os basofes, produto das "mocidades portuguesas" modernas [xx(]

citação:Originalmente colocada por blouro

"Isto tudo acompanhado pro xaropadas constantes de nacionalismo balofo e que pouco ou nada diziam a miúdos de 6 e 7 anos.. E é claro que se algum não estava com a postura exactamente como indicado, ainda tinham direito a levar uns carolos..."

Mas é através desta forma que os recém-nascidos aprendem a falar, ouvindo sons estranhos que nada lhes diz, para mais tarde poderem estar, por exemplo, neste fórum a trocar ideias e a gozar com os basofes, produto das "mocidades portuguesas" modernas [xx(]

Ainda bem que vivemos numa democracia, se quiseres educar assim os teus filhos, tudo bem..

Eu pessoalmente prefiro que eles por livre escolha decidam ser basofes do que andar a vida toda a dar-lhes lavagens ao cérebro e tirar-lhes a capacidade de raciocinarem e sobretudo decidirem por si...

Mais uma ideia, e não é por, concordar ou não, com formas de educação de há décadas atrás, é assim: o q será preferivel, ter as crianças a crescer e a serem educadas com tais principios ou, cada um q se amanhe, dando-se essa tarefa aos pais para q o façam como preferir?
Sabendo q muitos nem educação têem para si, qt mais para os filhos, não será esse método retrógrado, mas pelo menos incutidor de algum valor? Nunca por lá passei, nem pouco mais ou menos, mas pelo q vejo, temos um país sem valores, fruto do "deixa andar" e "deus dará", q não sei onde irá parar.

Bom, eis uma ideia meio absurda, mega... e que tal serem os pais a educarem os filhos? Em vez de estarem das 21h até à meia-noite a ver telenovelas ou passaram o fim-de-semana sem fazer nada, passam algum tempo com os miúdos. Faria maravilhas e certamente seria melhor que uma educação retrógrada. Sinceramente, não percebo esta mania de deixar a educação dos filhos entregue unicamente a escolas, a canais de televisão e a outras instituições... até porque o que se ensina nesses meios muitas vezes é duvidoso.

citação:Originalmente colocada por mundano

O meu pai diz que ainda tinha sorte, porque era dos que não vivia pior e por isso ia calçado, mas a maioria do pessoal que andava com ele nas actividades da Mocidade Portuguesa iam descalços marchar por essas estradas, na altura de terra batida ou mesmo em calçada à portuguesa e isto quando não iam marchar para cima do tojo..

Isto tudo acompanhado pro xaropadas constantes de nacionalismo balofo e que pouco ou nada diziam a miúdos de 6 e 7 anos.. E é claro que se algum não estava com a postura exactamente como indicado, ainda tinham direito a levar uns carolos...

São estas as recordações que o meu pai me conta desse excelente ATL..

Eu também disse isto no post posterior

citação: " Podia ser vir outros objectivos encobertos, "

que eram precisamente esses que pretendiam alcançar as marchas e o conceito nacionalista balofo.

Mas havia muitas actividades extra curriculares que serviam não só durante o ano lectivo mas também no verão.

Se isso não é servir de ATL ... também não sei o que será, atendendo á epoca que vivias.

citação:Originalmente colocada por pamaro

Isso era um ATL tão bom quanto os campos de terroristas são um ATL maravilhoso para os miúdos palestinianos. A única diferença é que lá não aprendiam a fazer bombas. A tentativa de fanatizar os miúdos está presente em ambos, num por patriotismos baratos, no outro por uso da religião e das frustações sexuais deles (só um gajo muito frustrado é que se mata para ter sexo no paraíso com as virgens todas, com o Alá todo pervertido a olhar).

Tal como o extremismo de avaliação proporcionado por este post.

citação:Bom, eis uma ideia meio absurda, mega... e que tal serem os pais a educarem os filhos? Em vez de estarem das 21h até à meia-noite a ver telenovelas ou passaram o fim-de-semana sem fazer nada, passam algum tempo com os miúdos. Faria maravilhas e certamente seria melhor que uma educação retrógrada. Sinceramente, não percebo esta mania de deixar a educação dos filhos entregue unicamente a escolas, a canais de televisão e a outras instituições... até porque o que se ensina nesses meios muitas vezes é duvidoso.

Pois pamaro, eu sei q é absurda, mas o problema é q tal como está não me parece q esteja a funcionar, o problema já nem é só as telenovelas. Qtas crianças não vão para os cafés e para as tascas assistirem às bubas dos pais ( e das mães), e aos belos dos palavreados dos outros frequentadores. E qts papás e mamãs não deixam os filhinhos fazer o q lhes dá na real gana com a desculpa "Ah, ele é assim...". Qts crianças não passam os dias sozinhas completamente "à balda", a crescerem sem qq rumo...
Qd escrevi aquilo era apenas a manifestar-me contra a balbúrdia a q chegámos. É q os pais não ligam e o Estado lava as mãos.

citação:Originalmente colocada por MegaBreakDCI

citação:Bom, eis uma ideia meio absurda, mega... e que tal serem os pais a educarem os filhos? Em vez de estarem das 21h até à meia-noite a ver telenovelas ou passaram o fim-de-semana sem fazer nada, passam algum tempo com os miúdos. Faria maravilhas e certamente seria melhor que uma educação retrógrada. Sinceramente, não percebo esta mania de deixar a educação dos filhos entregue unicamente a escolas, a canais de televisão e a outras instituições... até porque o que se ensina nesses meios muitas vezes é duvidoso.

Pois pamaro, eu sei q é absurda, mas o problema é q tal como está não me parece q esteja a funcionar, o problema já nem é só as telenovelas. Qtas crianças não vão para os cafés e para as tascas assistirem às bubas dos pais ( e das mães), e aos belos dos palavreados dos outros frequentadores. E qts papás e mamãs não deixam os filhinhos fazer o q lhes dá na real gana com a desculpa "Ah, ele é assim...". Qts crianças não passam os dias sozinhas completamente "à balda", a crescerem sem qq rumo...
Qd escrevi aquilo era apenas a manifestar-me contra a balbúrdia a q chegámos. É q os pais não ligam e o Estado lava as mãos.

Tentando complementar o que o MegaBreakDCI transmite, eu digo que a sociedade tem de complementar a formação dos seus componentes ( cidadãos ) e a educação quando a isso há lugar

Quem parecia gostar muito da Mocidades era o António Calvário...

E de certeza se conseguia retirar alguma coisa de bom nos encontros, agora estar sempre a ver o lado mau da coisa, tudo porque se vivia num regime...

Por essa ordem de ideias, porque é que um gajo se tem de sujeitar a ser enxovalhado (que não foi o meu caso mas houve quem assim se tenha sentido) nas inspecções para a Tropa ou mesmo a ter de ir para a tropa [?]

Conheci uma senhora actualmente já tem idade avançada que estudou e cresceu na mocidade portuguesa no tempo do Salazar...e conta as regras rigidas e o ensinamento catolico.

Conta que as meninas tinha de dormir com os pijamas do avesso e nunca soube porque disso... mais tarde já com 12 anos veio a saber que era para as raparigas não se excitarem com as costuras do pijama[:I]:D:D:D

taradonas as freiras do internatos da mocidade portuguesa...vai lá vai[}:)]

Voltar
Superior