citação:A minha namorada anda agora todos os dias com o ML 270 CDI do pai e aquilo de Mercedes tem pouco : muitos ruídos aerodinâmicos, qualidade de interior e exterior bem abaixo de qualquer outro veículo Mercedes, etc. No entanto o carro leva 76 000 Kms e muitas vezes é mal tratado e nunca teve 1 único problema que seja!!
Quanto a consumos, o ML em questão é automático e numa viagem que fiz com ele à Serra da Estrela gastou-me mais de 15 l/100 Km, embora nunca tenha baixado dos 160 Km/h em AE. Mas comparado com o X5 3.0d manual cá de casa, posso dizer que o BMW anda muito mais (o ML anda bem menos que o meu E 220 CDI em tudo, dando em ponta algo como 190 Km/h em vez dos 200 Km/h do X5 com pneus 265 à frente e 295 atrás pois aqueles sem kit desportivo passam os 200 Km/h com facilidade devido aos pneus mais pequenos) e gasta muito menos : nos ritmos referidos o X5 não passa dos 9,5 L/100 Km e isto confirmado pelo CB. O BMW acelera muito mais rápido, recupera muito melhor e ganha em tudo o que diga respeito a qualidade e insonorização. São incomparáveis nesses parâmetros, embora os X5 venham dos EUA. Os ML 270 CDI modelo antigo vinham de uma fábrica na Austria. Eu até costumo dizer muitas vezes que é o único carro onde a BMW ganha (e de forma clara) à Mercedes.
Onde são muito diferentes também é no comportamento : o X5 parece um Kart com a sua suspensão muito dura (e desconfortável) e os seus pneus de baixo perfil a darem-lhe um comportamneto em curva de outro mundo para um SUV, uma estabilidade impressionante em recta e uma travagem de alto nível. A direcção é muitissimo pesada mas muito directa e precisa (volante pequeno igual ao do M3) e numa estrada de montanha deixa facilmente para trás o 730d cá de casa (mesmo com o iDrive no modo Sport) e só mesmo com muito empenho do condutor o meu E consegue ir atrás. Já o ML é o contrário : pedal de travão muito esponjoso (parece que só trava no fundo depois de muito carregar no travão), direcção muito vaga e imprecisa, suspensão muito mole (mas muito confortável) que torna qualquer curva abordada com mais confiança num susto para os menos avisados (em AE apanhei vários sustos em curvas mais apertadas onde o X5 nem inclina... e o ML parecia ir a fugir). Felizmente é mais a sensação que dá do que a realidade, mas a dinâmica não é com ele.
Depois deste relato podem pensar que não gosto de Mercedes e que prefiro os BMW, mas sou fanático por Mercedes, tenho 1 mas apenas neste caso tenho que dizer que o BMW X5 é MUITISSIMO MELHOR que o ML. Já com o novo ML, a coisa muda e muito!