Misturar óleos

DoubleM101

New member
À pouco fui verificar o nível de óleo a frio e o mesmo está perto do mínimo.

O óleo que está lá à partida é um Castrol 5W40. Já falei com o mecânico para confirmar e ele não se lembra ao certo mas foi o que está escrito no papel (diz Castrol, não diz 5w40 mas foi o que combinámos na altura).

Tenho ali um resto de BP 7000 Sport 5w40 da muda anterior, que à partida chegará para colocar a nível. O mecânico disse-me que não deve haver problema nenhum desde que cumpra as normas 502.00 e 505.00, o que cumpre.

Qual a vossa opinião? E caso o Castrol seja 10w40? (que à partida não deve de ser).

Outra questão, o BP já o tenho ali à uns 3 anos na embalagem, será que não se degrada embalado?

Já li várias opiniões. Uns dizem que não há problema desde que não se misture mineral com sintético (acho que até algumas marcas o dizem), outros dizem que pode haver incompatibilidade entre marcas por causa dos aditivos..

Eu não sou nenhum expert mas julgo que não existe problema, deste que respeites a regra de não misturar o sintético com o mineral. Se a opção que tens é andar com o nível mais baixo porque não tens óleo igual, acho preferível pores óleos de diferentes viscosidades, se puderes respeita a normas dos mesmos.

Tenho ideia que o óleo não se estraga quando guardado, a menos que seja um prazo muito grande tipo 10 anos por exemplo. Julgo que existem embalagens de óleo que tem definido a validade.

Última edição:
Amigo o mecanico não lhe explicou muito bem, é verdad
e que a expecificação 505 01 deve ser religiosamente respeitada, se for um carro com injetor bomba, mas o que nunca deve ser alterado é a viscosidade do oleo , ou seja respeitar o que lá está , a marca é pouco relevante.

A Castrol pertence ao grupo BP, á partida se o óleo que tens no motor não for exactamente o mesmo que o BP que tens na embalagem, pouca coisa deverá ser diferente.

Bem, fui para encher hoje e fui fazer nova medição antes e já me deu 3/4 entre o mínimo e o máximo (portanto está quase no máximo). Foi medido no mesmo local e com o motor à mesma temperatura (completamente frio de um dia para o outro).

Alguma coisa que justifique isto ou será que vi mal da primeira vez? Por acaso no outro dia reparei que tinha lá um tudo a passar perto e afastei-o um pouco para o lado. A não ser a vareta não tenha ido completamente abaixo devido a isso da primeira vez, mas tenho algumas dúvidas :sh)

No entanto vou andar atento e verificar o nível estes dias.

Todos óleos com norma API são misturáveis entre si, quer sejam minerais ou com propriedades semi ou 100% sintéticas. É uma das obrigações para poderem ter tal classificação.
O que é importante é respeitar o que o fabricante recomenda, quer a nível de normas quer de viscosidade. Mas claro que ideal é misturar a mesma viscosidade, tipo de base e classe API. De qualquer forma, qualquer tipo de óleo é melhor que andar sem ele!

API Engine Oil Classification
Service Categories

Voltar
Superior