Misturar óleo, é grave ?

Homer

New member
Boas,

O carro cá de casa aquando a revisão mudou o óleo e levou o recomendado pela marca, salvo erro 10W40. Agora, foi necessário acrescentar um pouco e o meu pai colocou um óleo que o carro já tinha levado antes da revisão, e tudo OK, mas a viscosidade é diferente (5W30). Foi uma pequena quantidade, mas gostava de saber até que ponto isso pode ser prejudicial para o motor ou não ter problema :confused:

Não convem e depende de que carro levou a com a mistura. Se fosse a ti tinha sempre um litro de óleo na mala do carro quando fosse necessário juntava.

Boa noite,

Não têm problema nenhum, era bem pior se deixasses o motor andar com pouco óleo.

A situação ideal é colocar um óleo igual ou equivalente ( quando falo isto falo da norma recomendada pelo fabricante e não da viscosidade), mas se não for igual não têm problemas.

RT

Não se pode misturar o oleo com viscosidade diferente.

Boa noite,

Não têm problema nenhum, era bem pior se deixasses o motor andar com pouco óleo.

A situação ideal é colocar um óleo igual ou equivalente ( quando falo isto falo da norma recomendada pelo fabricante e não da viscosidade), mas se não for igual não têm problemas.

RT

Em que ficamos ?

Eu como não tinha óleo semelhante ao colocado na revisão, considerei que seria prefeível acrescentar um pouco do óleo igual ao que o carro já tinha levado do que andar com falta de óleo.

Já agora, o carro é um peugeot 207 1.4 VTi

Em que ficamos ?

Eu como não tinha óleo semelhante ao colocado na revisão, considerei que seria prefeível acrescentar um pouco do óleo igual ao que o carro já tinha levado do que andar com falta de óleo.

Já agora, o carro é um peugeot 207 1.4 VTi

Quantos km faltam para a próxima revisão?

Quantos km faltam para a próxima revisão?

Ainda falta algum tempo, a revisão é a cada 30.000/2 anos, e como o carro apenas faz 10.000/ano, anda sempre em cidade portanto vai às revisões a cada dois anos.

A última foi em Julho passado, com 20.000 e agora conta com cerca de 27000 kms

Ainda falta algum tempo, a revisão é a cada 30.000/2 anos, e como o carro apenas faz 10.000/ano, anda sempre em cidade portanto vai às revisões a cada dois anos.

A última foi em Julho passado, com 20.000 e agora conta com cerca de 27000 kms

Não estou a perceber. As revisões são a cada 30 mil mas foi feita com 20 mil?

Quantos km tem o carro?

Não estou a perceber. As revisões são a cada 30 mil mas foi feita com 20 mil?

Quantos km tem o carro?

Porque como referiu, as revisões são a cada 30.000km ou 2 anos, o que ocorrer primeiro.

Portanto se foi antes de fazer os 30.000km, é porque atingiu os 2 anos e estava com 20.000km. [;)]

Porque como referiu, as revisões são a cada 30.000km ou 2 anos, o que ocorrer primeiro.

Portanto se foi antes de fazer os 30.000km, é porque atingiu os 2 anos e estava com 20.000km. [;)]

Não tinha percebido. Obrigado!

Eu penso que o importante é ter óleo, o motor só gripa se andar sem óleo ou com um já muito gasto e que entretanto perdeu as suas capacidades lubrificantes.

Portanto acho que podes andar descansado, os óleos apesar de especificações diferentes em princípio não vão reagir quimicamente um com o outro.

Espera por mais opiniões entretanto!

Não tinha percebido. Obrigado!

Eu penso que o importante é ter óleo, o motor só gripa se andar sem óleo ou com um já muito gasto e que entretanto perdeu as suas capacidades lubrificantes.

Portanto acho que podes andar descansado, os óleos apesar de especificações diferentes em princípio não vão reagir quimicamente um com o outro.

Espera por mais opiniões entretanto!

Muito obrigado !

Entretanto, caso seja necessário algum acrescento ate à proxima revisão, o carro já irá levar o óleo correcto

Como já referido, não será por aí que o mal vem ao mundo. Desde que também não passe a ser prática corrente, misturar óleo que não são equivalentes.

É claro que não deve ser feito, mas sempre é preferível ter óleo no motor, do que não ter óleo nenhum.

Greetings!

Pode misturar óleo sem problemas.

Mas nunca na vida ande mais de 10.000km com óleo 10w40.

O seu carro deve levar 5w40 ou 5w30.

Esses sim podem fazer os 20.000km.
Se quer que o carro dure muito mais de 150.000km não ande 30.000km com o mesmo óleo.

Cumprimentos

Boas,

O carro cá de casa aquando a revisão mudou o óleo e levou o recomendado pela marca, salvo erro 10W40. Agora, foi necessário acrescentar um pouco e o meu pai colocou um óleo que o carro já tinha levado antes da revisão, e tudo OK, mas a viscosidade é diferente (5W30). Foi uma pequena quantidade, mas gostava de saber até que ponto isso pode ser prejudicial para o motor ou não ter problema :confused:

se esperasses mais um mês fazi 6 anos certos entre a pergunta e a resposta, assim, só faz 5 anos e 11 meses
Greetings!

Se quer que o carro dure muito mais de 150.000km não ande 30.000km com o mesmo óleo.

Cumprimentos

Greetings!

Cumprimentos

Porque é que o 5w40 pode fazer o dobro dos kms do 10w40?
E se eu disser que tenho um carro que já ultrapassou, há muito, os 400.000km e nos 1ºs 350.000 só gastou 15w40 mineral e com mudas de 20.000 em 20.000kms? O motor, até hoje, nunca teve o mínimo problema e é a gasolina.

Última edição:
E se eu disser que tenho um carro que já ultrapassou, há muito, os 400.000km e nos 1ºs 350.000 só gastou 15w40 mineral e com mudas de 20.000 em 20.000kms? O motor, até hoje, nunca teve o mínimo problema e é a gasolina.

com jeito esticavas até os 25000, tinhas poupado mais algum (em óleo)

com jeito esticavas até os 25000, tinhas poupado mais algum (em óleo)

Nunca o poderei saber, mas talvez tenhas razão[;)]
Já agora acrescento que, quando o comprei (novo), o concessionário me disse que devia mudar o óleo de 10 em 10.000. Como achei pouco, telefonei para a renault e disseram-me que podia mudar de 15 em 15.000.
Durante o 1º ano assim fiz, a partir daí resolvi aumentar para 20.000 e o carro já durou mais do que alguma vez previ que durasse.

Que carro é (marca, modelo, motor, etc)?

Voltar
Superior