Metro do Porto

Numa empresa que paga, só de juros da sua dívida colossal, atentem bem, mais do dobro do que realiza em receitas, é uma vergonha ter andado anos sem torniquetes. Aliás, não é só uma vergonha, é um crime de lesa pátria.[8b]

Entretanto o metro do Porto registou receitas 39.685 M€ e gastos operacionais de 43.685 €, ou seja 90,8% das despesas de funcionamento são cobertas pela bilheteira.
A título de exemplo o metro de Lisboa registou receitas de 78.546 e gastos operacionais de 161.033, o que representa 48,77%. É claro que o metro de Lisboa teve direito a uma indemnização compensatória de 44.000 M€ porque é de Lisboa...

Entretanto o metro do Porto registou receitas 39.685 M€ e gastos operacionais de 43.685 €, ou seja 90,8% das despesas de funcionamento são cobertas pela bilheteira.
A título de exemplo o metro de Lisboa registou receitas de 78.546 e gastos operacionais de 161.033, o que representa 48,77%. É claro que o metro de Lisboa teve direito a uma indemnização compensatória de 44.000 M€ porque é de Lisboa...

Então e o Metro do Porto não recebe indemnizações compensatórias, não querem lá ver? Claro que recebe. Esse argumento de Lisboa contra o Porto aqui não pega. Têm sido cerca de 11,5 milhões por ano, o que por acaso até é um pouco mais em termos relativos que o que recebe o Metro de Lisboa.
Seja como for entre uma e outra venha o diabo e escolha. Eu não queria gerir nenhuma!

Ou seja, com torniquetes era bem capaz de dar lucro!

A ideia de não terem torniquetes era boa, partida do principio do bom pagador e de que as pessoas cumprem os seus deveres, além de que esteticamente é melhor assim, do que estar a fazer gaiolas ou sistemas de restrição, pois é muito complicado controlar as entradas no metro à superfície. Contudo o projectista esquece que está em Portugal, eu costumo andar de metro ao fim-de-semana e arrisco dizer que a maioria da malta não paga, especialmente a malta nova e agora em tempo de praias ou festas populares.
Já estou aguardar por protestos populares de quem usava e abusava sem pagar e achar-se com razão, pior será os presidentes da Câmara apoiar esses protestos ridículos.

Então e o Metro do Porto não recebe indemnizações compensatórias, não querem lá ver? Claro que recebe. Esse argumento de Lisboa contra o Porto aqui não pega. Têm sido cerca de 11,5 milhões por ano, o que por acaso até é um pouco mais em termos relativos que o que recebe o Metro de Lisboa.
Seja como for entre uma e outra venha o diabo e escolha. Eu não queria gerir nenhuma!

8 milhões em 2014

Depende da perspectiva, para mim pega, para ti compreendo que não pegue se fores do sul.

Os torniquetes são uma ilusão na maior parte das estações. É impossível usar torniquetes nas estações a superfície. Imaginam torniquetes nas estações em gaia, matosinhos, Gondomar, etc?

Só é possível em algumas estações, como Campanha, Bolhão, Estadio do Dragão, Trindade, etc. Mas a maior parte é impossível.

O problema de torniquetes é que em algumas estações é "impossível" de implementar face à lei europeia que define tempo limite para evacuação de estações em casos de emergência sendo noutras exequível.

Como entrada, o torniquete só pode ser implementado em algumas estações (as que não são de superfície), mas ao ser necessário validar para sair, já vai 'obrigar' muita gente a validar à entrada, nas estações exteriores.

Fogo, da ultima vez que fui ao porto de avião, houve 2 coisas épicas:

1 - ficar que tempos à espera do avião na Portela em LX....tivemos que ficar cá fora as 7 e tal da manhã ao frio ali numa especie de impasse...:sh)
2- Chegar ao porto e demorar 20 min pa combrar bilhetes e 40 min à espera do metro :sh):sh)

1 - ficar que tempos à espera do avião na Portela em LX....tivemos que ficar cá fora as 7 e tal da manhã ao frio ali numa especie de impasse...:sh)
2- Chegar ao porto e demorar 20 min pa combrar bilhetes e 40 min à espera do metro :sh):sh)

Vinhas confortavelmente no Alfa, saias no centro do Porto e demoravas quase o mesmo tempo.

Por isso é que eu nunca faço essa viagem de avião, a não ser que seja uma ligação para outro voo.
Definitivamente, faz-se muito mais rápido de carro.

Voltar
Superior