metro de Lisboa, avaria

Tambem gostava de andar por lá. Mas com os 750V desligados [:D]

Outra coisa, alguns comboio do metro ainda são aqueles tipo ML-90 ou ML-99 com 20 anos ou mais?

Pergunto isto porque há tempos ouvi falar acerca de renovação da frota. Mas 20 anos para um comboio eléctrico não é muito, diria eu.

Não vejo grande noticia nisto, avarias acontecem.

Há uns anos atrás, ainda o Metro do Porto tinha pouco tempo, também tive de fazer um passeio pelo túnel, pois a composição avariou.

O tempo de vida de uma composição de metro é bastante alto, por essa Europa fora existem sistemas com composições da década de 60 e 70.

Claro que tem de haver uma boa manutenção para reduzir as avarias ao mínimo, que é o que pode estar a falhar em Lisboa.

Só acho que deviam ter tomado a decisão de retirar as pessoas, não deixá-las 40 minutos fechadas...

Também "ouvi dizer" que há pelo menos 50 mortos, 5 ou 6 feridos e algumas dezenas de desaparecidos, mas ainda não são dados oficiais!!!

Santa paciência!

Outra coisa, alguns comboio do metro ainda são aqueles tipo ML-90 ou ML-99 com 20 anos ou mais?

Pergunto isto porque há tempos ouvi falar acerca de renovação da frota. Mas 20 anos para um comboio eléctrico não é muito, diria eu.

Sim, as composições do metro de Lisboa são todas de 1992 ou assim.

Não vejo grande noticia nisto, avarias acontecem.

Há uns anos atrás, ainda o Metro do Porto tinha pouco tempo, também tive de fazer um passeio pelo túnel, pois a composição avariou.

O tempo de vida de uma composição de metro é bastante alto, por essa Europa fora existem sistemas com composições da década de 60 e 70.

Claro que tem de haver uma boa manutenção para reduzir as avarias ao mínimo, que é o que pode estar a falhar em Lisboa.

Só acho que deviam ter tomado a decisão de retirar as pessoas, não deixá-las 40 minutos fechadas...

Há uns anos também tive de sair em S-Bento pelo túnel para atravessar a ponte a pé até ao Jardim do Morro. Se bem me lembro era devido a obras na ponte Luís I.
Mas não deixa de ser um bocado parvo o procedimento, uma vez que podiam obrigar as pessoas a sair da estação e fazer o percurso pelo exterior.

Julgo que as mais antigas estão a chegar a meio do período de vida, altura da manutenção mais profunda. As novas aquisições são para aumento da frota e não para substituição de composições antigas.

PS: A estrutura não tem período de vida estimado, os restante componentes é que sim.

Pois. Sei que no entanto as ML-90 e ML-99 têm muito melhores condições para o maquinista, do que as antigas ML-70 que eram dos finais dos anos 50, as branquinhas.
As 90 e 99 têm AC, são mais silenciosas, etc e imagino que para os passageiros tambem.
A parte boa tambem é que o sistema de tracção não falha nas 90 e 99 ao contrário das ML-70 em que por vezes o maquinista ficava só com freio pneumático disponível, o que para velocidades mais elevadas é um 31 tendo em conta a forma como o sistema está instalado.
Quero com isto dizer que se as de 1959 duraram até ao ano 2000 mesmo com esses stresses, estas têm obrigação de durar até 2032 pelo menos [:D]

Que pena ontem só ter utilizado a linha amarela até às 14h... olha o que eu perdi! Nunca andei por aqueles túneis a pé! Tinha sido tão mais emocionante...

Estas coisas deviam começar a ser programadas e a vender bilhetes especiais para estes passeios turísticos! Até os nossos turistas certamente iriam achar isto o máximo! Uma aventura radical, cheia de adrenalina! Coisa que eles certamente desconhecerão nos países deles! Ia ser o máximo!

Deve ser o que se chama de "Obsolescência programada"... confesso que esta tive que ir ver à net... :sh)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Obsolescência_programada

Última edição:
Voltar
Superior